Carvalhal acredita que foi um justo vencedor
O treinador do Sporting afirma que a sua equipa venceu o FC Porto esta noite com justiça. Carlos Carvalhal recusa que a sua continuidade em Alvalade seja uma preocupação.
A vitória desta noite, por 3-0, repete o resultado da passada quinta-feira sobre o Everton para a Liga Europa. Carlos Carvalhal assegura que nunca disse que a equipa tinha dificuldades em fazer vários jogos em poucos dias, e diz que o problema desses casos é não ter tempo suficiente para corrigir os erros.
"Eu não sou treinador do Sporting desde o início. Para se organizar uma equipa e ter bases sólidas a nível táctico e dos princípios de jogo é preciso tempo. Aquilo que eu sempre disse é que quando tivermos um pouco mais de tempo para reforçar alguns dos pilares que formos treinando a equipa vai dar uma resposta boa", começa por explicar.
"Jogando de três em três dias num ciclo de jogos consecutivo há aspectos de organização que se perdem e não podem ser reforçados através do treino porque não há tempo para treinar. Nunca dissemos que temos dificuldade para jogar de três em três dias sob o ponto de vista físico", sublinha.
"Fizemos um bom jogo na quinta-feira e a equipa hoje foi a mesma. Quando estamos num ciclo de muitos jogos e entramos em espiral negativa é uma coisa, e é outra quando estamos num ciclo consecutivo de jogos com espiral positiva, onde a moral é importante em termos de recuperação. Estávamos com a moral e a auto-estima em alta, daí que a equipa tenha respondido bem num curto espaço de tempo", nota.
Em relação à ausência do reforço Sinama-Pongolle na convocatória, Carvalhal refere que o francês não está bem fisicamente.
"Um jogador que custa um cêntimo, quatro milhões ou seis milhões é a mesma coisa. Se não está em condições ainda de dar o seu contributo à equipa, não o vou convocar. Não há uma tabela para se estipular quando é que as pessoas devem regressar. Pongolle treinou quatro dias a 100% com a equipa, lesionou-se, ainda está deficitário na sua forma física", observa.
"A utilizar o jogador nas condições em que ele está vamos dar uma imagem que não é real do valor dele. Sabemos que ele tem muita competência. Só o vamos convocar quando tiver em condições de dar o seu contributo à equipa", avisa.
Questionado sobre a sua continuidade em Alvalade, o treinador desvaloriza o assunto: "Não é uma preocupação para mim. A minha preocupação neste momento é o jogo com o Belenenses. Estou preocupado em preparar a equipa para ganhar ao Belenenses".
O contrato de Carlos Carvalhal termina no final da temporada.