Benfica guardou goleada sobre o Tondela para a segunda parte

por Lusa
O líder Benfica goleou este domingo em casa o Tondela por 4-0 Mário Cruz - Lusa

O líder Benfica goleou este domingo em casa o Tondela por 4-0, em encontro da 18.ª jornada da I Liga de futebol, e repôs em quatro pontos a vantagem sobre o FC Porto, na luta pelo título.

Depois do ‘susto' vivido na jornada anterior, com o empate frente ao Boavista (3-3), os tricampeões nacionais voltaram a sentir dificuldades e só garantiram o triunfo no segundo tempo, com os golos de Pizzi (59 e 76 minutos), que assim passou a ser o melhor marcador dos ‘encarnados' no campeonato, com oito tentos, Rafa (84) e Jonas (90+3, de penálti).

Desta feita, Rui Vitória deixou de fora Gonçalo Guedes - reforçando o cenário de uma possível saída do jovem neste mercado de transferências de janeiro - Rafa e Salvio, apostando em Cervi, Mitroglou e Zivkovic, com o sérvio a estrear-se como titular na I Liga.

Já o técnico Pepa lançou também três novidades em relação ao jogo anterior: Pica, Murilo Freitas e Bruno Monteiro.
Primeira parte
Com um arranque intenso e pressionante, o Benfica tentou resolver desde cedo o encontro de extremos: entre primeiro e último estavam 32 pontos de distância. Porém, a acutilância dos anfitriões colidiu com uma organização defensiva muito coesa do Tondela, que unia a linha do meio campo ao quarteto defensivo e anulava quaisquer espaços.

Sem a inspiração de outros desafios, o Benfica praticamente não conseguia criar ocasiões de golo, contando-se pelos dedos de uma mão os lances de perigo, como os remates de Samaris (oito minutos) e Jonas (10 e 33).

Por sua vez, o Tondela até chegou a assustar, quando colocou a bola dentro na baliza de Ederson, aos 38 minutos, por Wagner, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

Assim, o ‘nulo’ resistiu até ao apito do árbitro Bruno Esteves para o intervalo, semeando a dúvida nas bancadas da Luz.
Segunda parte
Contudo, o ‘Benfica de segunda' foi claramente superior ao que atuou no primeiro tempo, aliando inteligência e mobilidade ao esforço. Consequentemente, com a bola a rondar cada vez mais a baliza de Cláudio Ramos, o golo tornou-se uma questão de tempo. Dito e feito, graças a Pizzi, aos 59 minutos.

O médio português, que tem sido um dos esteios dos tricampeões, provou uma vez mais a sua influência e no espaço de 17 minutos assinou um ‘bis' decisivo para afastar as incertezas em torno do marcador. Primeiro, na sequência de uma jogada de insistência, aos 59, para, aos 76, finalizar uma assistência de Nélson Semedo.

Pepa ainda mexeu na equipa, ao fazer entrar Dylan e Osório, mas o Tondela revelava enormes debilidades para se aproximar da baliza de Ederson nesta fase. Sem conseguir criar perigo, os beirões foram sendo progressivamente empurrados para junto da sua baliza, onde ainda iriam consentir mais dois golos.

Rafa, que saltara entretanto do banco, assinou o terceiro golo, com um chapéu vistoso a Cláudio Ramos, aos 84 minutos, na sequência de um excelente passe de Jonas. O internacional português estreou-se a marcar pelos ‘encarnados'.

Todavia, o marcador não estava fechado, uma vez que Jonas ainda converteu uma grande penalidade já nos descontos, a punir a falta de Pica (expulso por acumulação de cartões amarelos) sobre André Almeida, assinando o 4-0 para o líder.
pub