FC Porto aproxima-se do Benfica no campeonato

por Mário Aleixo - RTP
O FC Porto ganhou ao Moreirense e festejou a aproximação ao Benfica Epa-Estela Silva

O FC Porto ganhou e afastou-se do Benfica no fecho da primeira volta.

O FC Porto venceu o Moreirense e tirou partido dos empates de Benfica e Sporting na 17ª e última jornada do campeonato da I Liga.

Os "dragões" conseguiram hoje uma vitória fácil, por 3-0, na receção ao Moreirense, ganhando assim dois pontos nesta jornada do campeonato a Benfica e Sporting, que não foram além de empates, na véspera.

O Benfica, que empatou na receção ao Boavista, 3-3, fecha a 17ª jornada com 42 pontos e é "campeão de inverno", mas vê o FC Porto encurtar distâncias para quatro pontos, já que passa a ter 38 após o jogo domingo à noite no Dragão.

Um golo do espanhol Oliver Torres, aos 30 minutos, adiantou a formação que veste de azul e branco, atingindo-se o intervalo já com 2-0, após o tento de André Silva, aos 42. Na segunda parte, o espanhol Ivan Marcano, aos 62, fechou o marcador.

Não foi só ao Benfica que o "dragão" ganhou pontos mas também ao Sporting, que em Chaves consentiu um empate mesmo nos últimos minutos do jogo (2-2).

A meio do campeonato e com 34 pontos, o Sporting começa a descolar do segundo lugar e sente a pressão do Sp. Braga, que tem 33 pontos e joga esta segunda-feira, contra o Tondela.

Mesmo o V. Guimarães, quinto com 31 pontos, após um nulo em Santa Maria da Feira, não está afastado na corrida ao terceiro lugar, tanto mais que na próxima ronda defronta o histórico rival minhoto.

O sexto lugar é agora do Marítimo, depois de o Rio Ave perder o seu jogo no Restelo. Os maritimistas chegam aos 26 pontos, após o 3-1 ao Paços de Ferreira, e ficam com mais dois do que Chaves e vila-condenses.

O sexto lugar poderá ainda valer esta época a qualificação para a Liga Europa, nomeadamente se o vencedor da Taça de Portugal for Benfica ou Sporting.

Abaixo da linha de despromoção, no campeonato, continuam Nacional (12) e Tondela (10), com Moreirense (14) e Feirense e Estoril (15) muito perto.

pub