Freamunde deixa escapar liderança para Oliveirense e Tondela

por RTP
Legenda da Imagem

O Freamunde empatou este domingo 1-1 em casa do Atlético, em jogo da 24.ª jornada da II Liga de futebol, e foi ultrapassado na liderança pela Oliveirense.

A liderança da Oliveirense, que sábado venceu o FC Porto B, por 1-0, é repartida com o Tondela, que hoje foi vencer em casa do Sporting de Braga B, por 2-1, somando ambos 43 pontos, mais um do que o Freamunde.

Na Tapadinha, os golos surgiram na segunda parte, com o Atlético a adiantar-se por intermédio do brasileiro Roberto, aos 60 minutos, e com o Freamunde - reduzido a dez jogadores desde os 14 minutos - a empatar com um golo de Rainho num lance com muitas culpas para o guarda-redes do Atlético, aos 77.

Com este resultado o Atlético subiu ao 18.º posto, com 27 pontos, os mesmos do Olhanense (19.º) e Desportivo das Aves (20.º), enquanto o Freamunde desce para o terceiro lugar da tabela.

O Tondela venceu no terreno do Sporting de Braga B, por 2-1, e teve como recompensa a subida à liderança repartida da prova, dado que se encontra em igualdade pontual com a Oliveirense.

A formação beirã já segue invicta há nove partidas, tendo quebrado a série de cinco jogos sem perder dos minhotos, que continuam três pontos acima da zona de despromoção (21), no 21.º lugar.

Na Trofa, com dois golos marcados nos primeiros dez minutos de jogo, o Benfica B venceu o 'lanterna vermelha' Trofense, 'apadrinhando' a estreia aziaga do novo treinador da equipa da casa, Vítor Campelos.

Eduardo Enrique, aos cinco minutos, fez uma grande penalidade infantil com falta evitável sobre Pedro Rebocho, que Rui Fonte não desperdiçou, e Marcos Valente, aos dez minutos, ampliou a vantagem, novamente graças a muitas facilidades dadas pelos centrais da equipa local.

O Desportivo de Chaves, apesar de ter subido um lugar, trocando de posição com o Portimonense, continua a perder terreno para o grupo candidato à subida à I Liga, ao permitir o empate 1-1 na deslocação ao Académico de Viseu, já no período de descontos.

Um golo de Eridson, aos 90+4 minutos, deixou escapar a conquista de três pontos por parte do Desportivo de Chaves, que segue no quinto lugar, com 38 pontos, os mesmos do Portimonense (sexto), e a três do Benfica B (quarto) e a quatro do Freamunde (terceiro).

O Desportivo de Chaves chegou à vantagem por Barry, aos 59 minutos, através de um remate acrobático sem hipóteses de defesa para Ivo, mas o Académico de Viseu acreditou até ao fim e empatou por Eridson, aos 90+4.

O Sporting da Covilhã (nono) atrasou o Portimonense (sexto) na luta pela subida de divisão, ao vencer na receção aos algarvios por 4-0, com dois golos de Zé Tiago e um de Traquina e Erivelto.

Com esta derrota, o Portimonense caiu para o sexto lugar, com 38 pontos - os mesmos do Desportivo de Chaves -, enquanto o Sporting da Covilhã subiu do 10.º para o nono posto, com os mesmos 35 pontos de FC Porto B (oitavo) e União da Madeira (10.º).

Em Santa Maria da Feira, o Vitória de Guimarães B (11.º) venceu o Feirense (sétimo), por 2-1, atrasando os donos do terreno na perseguição ao grupo de candidatos à subida.

Os vimaranenses adiantaram-se no marcador por João Vigário (53), com o Feirense a empatar numa grande penalidade cobrada por Luiz Phellype (61). Reduzido a dez unidades por expulsão de Moreno, o Vitória de Guimarães B chegou à vitória com novo golo de João Vigário (73).

No Funchal, o União da Madeira, que não vence para o campeonato desde 05 de novembro, e o Beira-Mar empataram a zero, numa partida em que os aveirenses surgiram em campo apenas com três suplentes.

O Oriental (14.º) venceu em casa do 'aflito' Santa Clara (22.º), por 1-0, com um golo de Leonel, mantendo os açorianos perto dos lugares de despromoção, com um ponto de vantagem sobre Marítimo B (23.º) e quatro sobre o 'lanterna vermelha' Trofense (24.º).

Em Matosinhos, dois golos do avançado Pedras, nos últimos 10 minutos, valeram hoje uma vitória ao Leixões sobre o Olhanense, respetivamente 15.º e 19.º classificados da II Liga.

A formação algarvia liderou durante grande parte da partida, graças a um golo de Giraldo, aos 13 minutos, mas, na reta final, Pedras bisou no espaço de quatro minutos, assinando a reviravolta, com um golo de cabeça (82) e outro de pontapé de bicicleta (85).

O Sporting B venceu o Farense, por 5-3, e regressou às vitórias três jogos depois do último triunfo e interrompeu a série vitoriosa dos algarvios, que já não perdiam há quatro jogos.

Por último, na luta pela fuga aos lugares de despromoção, o Desportivo das Aves (21.º classificado) quebrou hoje uma série de sete jogos sem ganhar, ao vencer em casa do Marítimo B (23.º e penúltimo), por 2-0.
pub