Dérbi ultrapassa individualidades, diz Rui Vitória

por Alexandre Albuquerque

Foto: Mguel A. Lopes - Lusa

O treinador do Benfica Rui Vitória vê a equipa preparada para a Supertaça.

Na dança de treinadores nos clubes da Segunda Circular, Rui Vitória foi o técnico escolhido para orientar o clube da Luz. Em entrevista exclusiva à RTP, a apenas três dias de enfrentar a equipa orientada por Jorge Jesus, Vitória desvaloriza a questão dos treinadores e garante que “a grandeza dos dois clubes ultrapassa as individualidades”.
Sem favoritos
Ainda sem poder contar com jogadores importantes como Luisão ou Jardel, Rui Vitória assegura que os restantes jogadores vão entrar em campo com “uma entrega estupenda”

Enquanto equipa detentora do título de campeão nacional, o clube prefere não distinguir favoritos: “Estamos muito focados, mas respeitamos muito o adversário”.

“Condicionantes da pré-epoca”
A digressão do Benfica pela América não correu bem, e foi o próprio treinador que fez saber que não idealizou dessa forma a preparação da equipa. Mas Rui Vitória desvaloriza essa questão e lembra que as decisões sobre a pré-época “são uma comunhão de ideias e não um exclusivo do treinador” e que o esforço do clube ficou a dever-se à “dimensão mundial do Benfica”.

Os resultados não terão qualquer impacto físico ou moral na equipa, e o treinador do Benfica já não olha para trás: “Vamos pensar no futuro, o futuro é que importa”.

Ainda assim, Rui Vitória reconhece que o Benfica ainda não está a 100 por cento, mas que isso “não acontece com nenhuma formação” no arranque de uma temporada.

Na adaptação ao novo clube, o treinador das águias garante um esforço conjunto com a presidência do Benfica: “Eu e o presidente estamos em sintonia perfeita. Não é preciso que ninguém me grite aos ouvidos”, esclarece.
Saídas de peso
Com quase um mês de mercado de transferências ainda pela frente, Rui Vitória admite que as saídas de jogadores como Lima e Maxi Pereira condicionam a equipa, mas que fazem parte do dia-a-dia: “A vida de um treinador é isto. É ir trabalhando em cima de novas condicionantes. Isto para mim é muito normal”.

Vitória assegura que vai trabalhar “o melhor possível” com os jogadores disponíveis, incluindo Mitroglou, o avançado grego que esteve perto de Alvalade mas acabou por ser hoje mesmo confirmado no Benfica.

Supertaça não é decisiva
O primeiro jogo oficial, no próximo domingo, não será pedra angular de toda uma temporada. Pelo menos é assim que pensa Rui Vitória, que assegura que o resultado não deverá condicionar a tomada de decisões.

Na visão do orientador da equipa da Luz, o caminho “está traçado” e “não é a Supertaça que vai mudar o rumo que temos seguido. Nada é feito com apoio num momento qualquer”,

Quanto ao onze inicial e o sistema tático que mais frutos dão à equipa do Benfica, Rui Vitória não dá pormenores e desvaloriza questões de cariz técnico: “Fala-se muito de sistemas táticos como se fossem a base de todo o jogo (…) Ganhar é o nosso primeiro objetivo, seja em que sistema for", conclui o técnico.
pub