Fernando Santos: "Na Rússia revelo o objetivo"

por Hugo Gilberto

FOTO: Mário Cruz, Lusa

Fernando Santos, em exclusivo à RTP, conta tudo sobre a seleção.

O treinador, que prolongou o contrato com a FPF até 2020, descreve a continuidade na equipa das quinas como um "processo natural", apesar de ter recebido um convite milionário para treinar na China, com quem nunca chegou a negociar.

Da Federação Portuguesa de Futebol sempre recebeu sinais de confiança. Logo após o jogo com a Áustria, o segundo da fase de grupos do Euro2016, que foi também o segundo empate da seleção, Fernando Gomes foi ter com Fernando Santos e disse-lhe ao ouvido: "não te esqueças que contamos contigo no projeto".

Afirma ter "a certeza absoluta" de que os jogadores da seleção sempre levaram a sério a sua ambição de chegar à final do campeonato da Europa, e vencê-la, porque tinham "o chip no sítio certo". A estratégia começou a ser desenhada logo na fase de qualificação.

"Quem levou Portugal a ser campeão europeu foi a estratégia dos jogos e foram os jogadores, eles essencialmente porque foram brilhantes a cumpri-la".

Sobre a fase de grupos corrida a empates, Fernando Santos não tem dúvidas em classificar um deles como "porreiro": o jogo contra a Hungria "mostrou que eu estava certo", afirma o selecionador, que sempre disse que nenhuma equipa seria capaz de bater Portugal.
"Gostava de ter ficado no grupo dos tubarões"
Descarta a teoria de que a seleção teve sorte ao cair para o lado teoricamente mais fraco do campeonato após a fase de grupos.

"Pessoalmente gostava de ter ficado no grupo dos tubarões", assume. E acredita que o desfecho teria sido o mesmo.

"Sou um homem de fé, mas os milagres somos nós que os fazemos cá em baixo", assinala.

O treinador que levou Portugal à primeira conquista internacional desvaloriza as críticas de que foi alvo durante todo o campeonato, até porque durante todo o estágio em Marcoussis garante ter sido a única pessoa que nunca ligou a televisão.

As críticas à permissividade de Fernando Santos e à forma como lidou com o "treinador Ronaldo", que na final saltou do banco de suplentes para se juntar ao selecionador na linha lateral, são também menorizadas pelo técnico.

"Teria permitido isso a qualquer outro jogador", afirma.
"Tinha de saber o que Renato podia dar"
O selecionador explica porque demorou a colocar Renato Sanches a titular na equipa. "Teria feito tudo igual. Ele não estava preparado para jogar nos primeiros jogos. Ele tinha de perceber o que eu pretendia dele e eu tinha de perceber o que ele tinha para dar".

Fernando Santos lamenta que jogadores, como Tiago, Dani, Bernardo Silva, Miguel Veloso ou Fábio Coentrão não tenham participado no campeonato da Europa. "Se pudesse tinha levado todos".

Fernando Santos não promete o campeonato do Mundo aos portugueses, mas promete jogar todos os jogos para ganhar. "Agora vamos chegar à Rússia, quando lá chegarmos lá estaremos para definir o objetivo, na altura o direi".

Considera que José Mourinho é atualmente o melhor treinador do mundo, mas reconhece mérito a si próprio. "Sei que sou um bom treinador".
pub