Nós Lá Fora

por José Carlos Lopes

Abílio Carvalho Cruz está há cinquenta anos no ténis de mesa. Começou como jogador no Desportivo da Graça, seguiu para o Sporting Clube do Intendente onde foi campeão de Lisboa, e depois jogou no Sporting Clube de Portugal.

Aos 25 anos, o jogador passou a treinador. Chegou a selecionador nacional, fez um curso no estrangeiro e iniciou uma volta ao mundo como treinador profissional de ténis de mesa.

Esteve 22 anos em Espanha. Foi adjunto da seleção espanhola nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e responsável pelo ténis de mesa na Federacion Extremeña.

Como treinador especialista da Federação Internacional esteve quase em todo o lado, cinco continentes, setenta e cinco países. Participou em vinte mundiais.

Há dois anos, a Federação Internacional de Ténis de Mesa reconheceu o trabalho realizado por Abílio Carvalho Cruz com a medalha mérito, o único português com essa distinção.

Hoje em dia, Abílio Carvalho Cruz lamenta que falte profissionalismo no ténis de mesa português, realça a ousadia de Marcos Freitas, João Monteiro e Tiago Apolónia por terem partido para o estrangeiro e que permitiu os recentes sucessos.
 
Atualmente, Abílio Carvalho Cruz continua como treinador especialista da Federação Internacional, viaja pelo mundo a ensinar ténis de mesa, é o responsável pela modalidade na Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo e ainda colabora com a Federação Angolana.
pub