Nós Lá Fora

por José Carlos Lopes

Foto cedida por André Torres

Terminou ontem o mundial de sub-20 de hóquei em patins. Portugal sagrou-se bicampeão, a Colômbia terminou na sétima posição.

As duas equipas defrontaram-se nos quartos de final, um jogo de emoções para André Torres, selecionador colombiano, tinha amigos e antigos jogadores na seleção de Portugal.

André Torres nasceu em Barcelos, uma das cidades do hóquei em patins em Portugal. Aos seis anos já patinava no pavilhão municipal. Esteve até aos 17 anos no Óquei de Barcelos, representou também o Barcelinhos e o Braga.

A vida de treinador começou aos 25 anos na formação, foi campeão nacional e regional, e chegou à 1ª divisão a treinar o Braga.

André Torres recebeu o convite da Colômbia através da Federação de Patinagem de Portugal, visitou o país e aceitou a proposta.

É responsável pelas seleções masculina, de sub-20, e da equipa feminina, num país com características próprias, onde todos os pisos são de cimento, onde apenas se pode treinar muito cedo ou tarde, devido ao calor, e onde as equipas viajam de avião devido às distâncias.

O futuro está em aberto mas deverá passar pelo hóquei em patins colombiano, faltam alguns pormenores que passam por uma conversa entre André Torres e o Presidente da Federação Colombiana de Hóquei em Patins.
pub