Euro2016: Quaresma admite que prova pode ser a sua última oportunidade

por Carlos J Barros - RTP
Ricardo Quaresma quer vencer o Europeu lusa

O extremo Ricardo Quaresma afirmou hoje que o Euro2016 pode ser a sua última hipótese de vencer uma grande competição pela seleção portuguesa de futebol e descartou o papel de 'arma secreta' da equipa.

Em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o jogador do Besiktas garantiu que Portugal tem a "ambição" de conquistar o Europeu, mas afastou o estatuto de favorito.

"Temos uma equipa com ambição e vontade de ganhar. É nisso que estamos a trabalhar. Agora, favoritos não somos. Nós ainda não ganhámos títulos. Espanha, França e Alemanha sim. Não nos podemos comparar a essas equipas", disse Quaresma.

Com 32 anos, o extremo formado no Sporting considerou que a competição, que vai decorrer em França, pode ser o último Campeonato da Europa da sua carreira e expressou o desejo de abandonar a seleção nacional "pela porta grande".

"Nós, jogadores mais velhos, temos na cabeça que esta pode ser a última oportunidade de conquistar algo. Vamos dar tudo para sair da seleção pela 'porta grande' e fazer algo que ainda ninguém conseguiu fazer", referiu.

Durante a fase de qualificação, Ricardo Quaresma foi determinante em alguns triunfos da seleção lusa, com assistências para golo decisivos com a Dinamarca (1-0), Arménia (1-0) e Albânia (1-0), depois de sair do banco, tendo ganho o estatuto de 'arma secreta' do selecionador Fernando Santos.

"Não me sinto 'arma secreta' de nada nem de ninguém. É uma opção do treinador. Fico feliz por me dar a oportunidade de jogar", disse.

Quaresma destacou o ambiente "fantástico" que se vive na comitiva portuguesa e considerou que foi "importante" Fernando Santos ter dado alguns dias de descanso aos jogadores antes de integrarem os trabalhos da seleção nacional.

"A partir do momento que entramos na equipa ficamos confiantes e estamos de cabeça limpa", referiu.

Para Quaresma, o particular com a Noruega, agendado para domingo, no Estádio do Dragão, vai ser muito importante para a preparação de Portugal e, sobretudo, para a condição física dos jogadores.

O jogador do Besiktas, que esta temporada foi campeão com a formação turca, confessou que se sente bem em Istambul, apesar do "amor eterno" que tem pelo FC Porto, e adiantou que vai estar a torcer por Cristiano Ronaldo e Pepe na final Liga dos Campeões do próximo sábado, que vai opor Real Madrid a Atlético Madrid, em Milão.

"Se vencerem ainda vão chegar à seleção com mais vontade de ganhar. São jogadores e pessoas fantásticas e fazem falta à nossa equipa", concluiu.

A seleção nacional volta hoje a treinar no campo número um da Cidade do Futebol, já com a presença da Danilo e com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.

A primeira semana de preparação de Portugal para o Euro2016 está a ser feita em regime livre, em que os jogadores terão apenas a obrigação de se apresentar durante os treinos, tendo total independência antes e depois dos trabalhos da seleção nacional.

Na fase final do Euro2016, que arranca a 10 de junho em França, Portugal vai disputar o Grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.
pub