Fernando Santos:"Portugal vai atingir a final do Euro2016"

por RTP
Fernando Santos apela ao jogadores lusa

Fernando Santos reforçou hoje a convicção de que Portugal vai atingir a final do Euro2016 de futebol, mesmo levando em consideração que ainda não conquistou qualquer vitória, e escudou-se nas "boas exibições" diante de Islândia e Áustria.

"Acredito nos meus jogadores. Portugal não conseguiu ganhar os dois jogos, mas fez tudo para os ganhar. Por que não hei-de acreditar? Porque passámos de otimistas a pessimistas em tão pouco tempo?", questionou o selecionador português, em conferência de imprensa, realizada no Estádio de Lyon.

O selecionador nacional, que falava na antevisão da partida de quarta-feira com a Hungria, da terceira e última jornada do Grupo F, afirmou mesmo que, frente à Áustria (0-0), a seleção portuguesa fez "um dos melhores jogos deste Europeu".

"Portugal fez um jogo muito bem conseguido, dos melhores deste Europeu, e parece que não fizemos nada. Tenho um grupo de trabalho fantástico em tudo, com empenho total e muita qualidade. Não faria sentido não acreditar [numa presença na final]. Vou continuar a acreditar e vou lá chegar", atirou, de forma convicta.

De resto, o técnico, que teve a seu lado um atento William Carvalho, foi perentório na análise ao desempenho luso nas duas primeiras partidas, considerando que a falta de eficácia foi "a única pecha".

"Portugal fez um jogo razoavelmente bom [com a Islândia] e outro bom [Áustria]. A única pecha foi não termos conseguido concretizar as oportunidades de golo que tivemos. A continuar assim, a evoluir como temos evoluído, todos acreditamos que vamos ter de concretizar algumas oportunidades", adiantou.

Ainda que não acredite em "varinhas mágicas nem em tirar coelhos da cartola", Fernando Santos referiu que "o jogo é o reflexo do treino" e que "não é por tirar o jogador A, B ou C" que a equipa terá maior ou menor eficácia.

O selecionador luso, de 61 anos, voltou a ser questionado, até mais do que uma vez, sobre as exibições de Cristiano Ronaldo, apelidando o capitão de "porta-bandeira do país" e comparando-o à fadista Amália Rodrigues.

"Não conheço ninguém que resolva tudo sozinho. Todos jogam inseridos numa equipa, que os apoia e liberta. Na seleção portuguesa é igual", disse.

Já sobre a aparente tristeza do avançado do Real Madrid nos treinos, Fernando Santos mostrou-se "sereno".

"No dia a seguir ao primeiro jogo disseram que estava muito sorridente e muitos não gostaram. Agora dizem que não está sorridente. De certeza que vai superar essas questões e vai marcar golos, que é o que tem feito em toda a vida. Isso deixa-me sereno", salientou.

Quanto aos possíveis adversários de Portugal nos oitavos de final do Euro2016, a preferência do técnico é apenas uma: estar presente na fase seguinte.

"Não tenho preferência pelo próximo adversário. Vamos disputar este jogo, com a Hungria, com a clara finalidade de o poder vencer. Interessa estar lá com, independentemente do adversário", concluiu.

O Portugal-Hungria está agendado para quarta-feira, às 18:00 (17:00 horas de Lisboa) e terá arbitragem do inglês Martin Atkinson, no Estádio de Lyon.

Tópicos
pub