João Mário quer aproveitar rotinas com William e Adrien

por Mário Aleixo - RTP
João Mário parte aberto à condição de titular ou suplente na seleção Lusa

O futebolista só pensa num bom desempenho da seleção no Euro2016.

O jogador a propósito da entrada a conta-gotas dos futebolistas no estágio da seleção e a vantagem que os primeiros a chegar podem ter sobre os restantes fez a seguinte análise: "Estamos a criar rotinas mas faltam jogadores importantes. Temos três jogos antes do Europeu e não sei se será uma vantagem. Os jogos de preparação poderão ser importantes. Estarei preparado para todas as decisões. Se tiver de ser titular, serei com todo o gosto e suplente também".

A presença na seleção dos companheiros de clube e de setor (meio-campo) William Carvalho e Adrien é vista com agrado pelo jogador que a entende da seguinte forma: "Existem rotinas, estamos habituados a jogar juntos, se achar (o selecionador) que pode ser bom para a seleção jogarmos os três juntos... Mas temos grandes jogadores para o meio-campo e cabe ao selecionador decidir".



Sobre a receita para o sucesso da seleção em França adiantou: "A primeira vez que joguei em 4x4x2 foi esta época no Sporting. Fui jogando em várias posições e isso deu-me bagagem. Mas mais importante que os números é a dinâmica, o conhecimento dos jogadores e a ideia do treinador".

O jogador assumiu ainda o desejo de disputar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro mas concordou que essa decisão é do clube: "Claro que sempre sonhei participar nos Jogos Olímpicos mas isso não cabe a mim decidir, mas sim ao Sporting".

Motivação de Ronaldo e mais-valia Renato Sanches

O centrocampista nacional, na conferência de imprensa que antecedeu o treino matinal da seleção, ainda se referiu ao capitão Cristiano Ronaldo e ao estreante Renato Sanches.

Sobre Cristiano Ronaldo manifestou um desejo: "Ronaldo é a nossa maior referência, é importante que chegue sem lesões. E se vencer a Champions estará ainda mais motivado. É o que todos desejamos - que esteja na melhor forma para nos ajudar a conseguir os nossos objetivos".



A propósito de Renato Sanches considerou: "O selecionador entendeu convocá-lo e, atendendo ao que fez no Benfica esta temporada, é justo. É um excelente jogador jovem e poderá ser uma mais-valia. Ser titular? Isso cabe ao selecionador decidir mas é um ótimo jogador".

O futuro do jogador

À margem do "dossier seleção" o jogador foi confrontado com múltiplas questões sobre o seu futuro pessoal.

A propósito do interesse do Manchester United e Paris Saint-Germain nos seus serviços o jogador lembrou que, nesta altura, só está concentrado na preparação da equipa nacional.

Sobre o tema concretizou: "Sinto-me tranquilo. Essas questões devem ficar para depois. Nada me tira o sono. Quero focar-me apenas na seleção".



Instado a dirigir-se aos adeptos do Sporting para confirmar ou não a sua continuidade em Alvalade referiu: "Percebo a curiosidade dos adeptos do Sporting mas não ganho nada em falar do meu clube porque estou inserido na seleção. Vou falar sempre da seleção e do futuro de Portugal".

João Mário viu-se obrigado a declarar: "Acima de tudo, não vou querer sobrepor ideias individuais à seleção. Trocaria tudo isso por ver Portugal campeão da Europa e vou ajudar o máximo para que isso possa acontecer".

 

pub