Rosberg sai na frente do GP da Bélgica

por Mário Aleixo - RTP
Rosberg obteve o primeiro lugar na grelha de partida para o Grande Prémio da Bélgica de F1 Epa-Srdjan Suki

Nico Rosberg, da Mercedes, na "pole position" do GP da Bélgica.

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) vai partir na "pole position" do Grande Prémio da Bélgica em Fórmula 1, em Spa-Francorchamps, depois de ter alcançado este sábado o melhor tempo na qualificação no circuito belga.

Com um tempo de 1.46,744 minutos, Nico Rosberg superiorizou-se ao holandês Max Verstappen (Red Bull-Tag Heuer), que realizou um tempo de 1.46,893 e tornou-se, aos 18 anos, no mais novo piloto de Fórmula 1 a partir das primeiras posições num grande prémio.

Em segundo no campeonato mundial, Nico Rosberg está assim em boa posição para tentar aproximar-se do seu colega da equipa Mercedes Lewis Hamilton, que partirá da 11ª posição nesta 13ª prova do Mundial.

"Estou muito satisfeito, já que os primeiros treinos livres não correram muito bem", comentou o piloto alemão, que conquista a 28ª "pole position" da sua carreira.

Nos treinos livres o piloto mexicano Esteban Gutiérrez (Haas) foi penalizado em cinco lugares para a grelha de partida do Grande Prémio da Bélgica em Fórmula 1, por ter "barrado" o alemão Pascal Wehrlein (Manor).

No final da terceira sessão de treinos livres, Gutiérrez e Wehrlein foram chamados à direção da prova para explicarem o incidente, que motivou posteriormente o castigo ao mexicano.

Esteban Gutiérrez ainda não pontuou neste Mundial e tem como melhores resultados quatro 11ºs lugares (Espanha, Mónaco, Áustria e Alemanha), enquanto Pascal Wehrlein tem um ponto, obtido com o 10º lugar no Grande Prémio da Áustria.

O Mundial de Fórmula 1 é liderado pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes), com 217 pontos, seguido do alemão, e companheiro de equipa, Nico Rosberg, com 198.

pub