FC Porto e Sporting na rota europeia

por RTP

A elite dos clubes de futebol do "velho continente", com FC Porto e Sporting incluídos, retoma terça e quarta-feira a actividade europeia, na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.  

De entre os candidatos, contam-se o tricampeão português FC Porto, que terá como adversário na cimeira ibérica o Atlético de Madrid, e o Sporting, cujo sorteio ditou como adversário o colosso alemão Bayer Munique. 
 
A eliminatória ibérica entre o FC Porto e o Atlético de Madrid promove terça-feira o reencontro de "velhos amigos", já que no conjunto espanhol alinham Simão Sabrosa e os ex-dragões Maniche, Paulo Assunção e Seitaridis.
 
As equipas defrontam-se com diferentes estímulos, uma vez que o tricampeão nacional segue para a Madrid após ter consolidado a liderança da Liga, enquanto o Atlético perdeu por 1-0 na deslocação a Sevilha. 
 
Além da derrota em Sevilha, o Atlético de Madrid perdeu também o defesa colombiano Luis Perea, que vai falhar os dois jogos com o FC Porto por ter sofrido uma fractura na face durante o jogo. 
 
Na equipa portista, a recuperação do defesa uruguaio Jorge Fucile constitui a principal novidade para a deslocação a Madrid. O colombiano Guarin e o argentino Benitez ficaram no Porto, por lesão.  
 
De quase em risco de ser eliminado, o FC Porto terminou em primeiro do Grupo G, com 12 pontos, mais um do que o Arsenal (11), e os mesmos que o Atlético conquistou e que lhe valeu o segundo lugar do Grupo D, atrás do Liverpool. 
 
O Sporting, moralizado pelo triunfo frente ao Benfica (3-2), recebe quarta-feira um Bayern Munique afundado numa crise real de resultados, e que ainda no sábado sofreu novo golpe com a derrota caseira com o Colónia (2-1).    
 
Os "leões", segundos classificados do Grupo C, a um ponto do Barcelona, vão procurar tirar partido da crise dos alemães para ganhar vantagem na eliminatória.  
 
Hélder Postiga está lesionado e em dúvida para o jogo com o Bayern Munique, que já deverá contar com o avançado italiano Luca Toni, ausente do jogo com o Colónia devido a dores musculares.  
 
O reinício da Liga dos Campeões tem o pontapé de saída marcado para as 19:45 de terça-feira, com os jogos Atlético de Madrid-FC Porto, Lyon-Barcelona, Arsenal-Roma e Inter de Milão-Manchester United. 
 
Na quarta-feira decorre a segunda parte da primeira mão dos oitavos-de-final da "milionária" prova com os encontros Real Madrid-Liverpool, Chelsea-Juventus, Villareal-Panathinaikos e Sporting-Bayern Munique. 
 
O encontro entre o Inter de Milão, de José Mourinho e Figo, e o campeão europeu em titulo Manchester United, de sir Alex Ferguson, Ronaldo e Nani, lideres dos campeonatos de Itália e Inglaterra, é um dos mais aguardados dos "oitavos". 
 
O Inter de Milão, segundo do Grupo B, atrás dos gregos do Panathinaikos, vem de somar três pontos na deslocação a Bolonha (1-0), que lhe permitiu segurar nove pontos de vantagem na liderança do campeonato transalpino, mas recebe os "red devils" sem poder contar com o central Samuel, lesionado.
 
O Manchester United também venceu na jornada anterior a retomar a defesa do título europeu, ao derrotar em casa o Blackbun, por 2-1, num triunfo selado com um golo de Cristiano Ronaldo, que já leva 12 na Premier League.
  
 
O Chelsea-Juventus é outro dos jogos grandes dos "oitavos" e que tem a particularidade de poder contar com vários jogadores lusos. Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bosingwa e Deco pelos ingleses e Tiago pelos italianos.
 
O antigo clube de José Mourinho e Luiz Felipe Scolari, presentemente orientado pelo holandês Guus Hiddink, terminou a fase de grupos no segundo lugar do Grupo A, atrás da formação italiana da Roma. 
 
O Chelsea sofreu já quatro derrotas na Premier League, que o afastam de Manchester (1) e Liverpool (2), um cenário em tudo idêntico ao da Juventus,segunda classificada em Itália, com cinco desaires, a nove pontos do Inter.
 
O clube inglês carimbou no sábado a estreia no banco do treinador holandês Guus Hiddink com um triunfo no recinto do rival Aston Villa, que lhe permitiu ascender ao terceiro lugar da Premier League. 
 
A Juventus, primeira classificada do Grupo H com os mesmos 12 pontos dos espanhóis do Real Madrid, também venceu na jornada anterior ao reinício da Liga dos Campeões, em Palermo (2-0), com golos de Sissoko e Trezeguet.
 
O Real Madrid-Liverpool, entre o segundo classificado do Grupo H e o primeiro do Grupo D, curiosamente segundos classificados dos campeonatos espanhol e inglês, é outro dos jogos grandes dos oitavos da Liga dos Campeões.
 
 
Os madrilenos "esmagaram" sábado o Bétis, por 6-1, com o internacional português Ricardo na baliza sevilhana, enquanto o Liverpool não foi além de um empate com o City (1-1) e perdeu terreno para o Manchester United, sem o capitão Steven Gerrard, ainda em dúvida para o jogo da Champions.
 
O Arsenal, quinto classificado da Premier League já a 17 pontos do Manchester United, recebe a Roma, também já a 16 pontos do líder Inter de Milão, depois de sábado ter empatado a 0-0 com o modesto Sunderland.  
 
Os italianos partem para Inglaterra com os serviços mínimos garantidos na recepção ao Siena, que terminou com o triunfo da Roma por 1-0, golo de Taddel. 
 
Os franceses do Lyon, segundos do Grupo F, recebem os espanhóis do Barcelona, primeiros do Grupo C, num embate de forças desnivelado mas também entre os dois actuais lideres dos respectivos campeonatos. 
 
O Lyon comanda em França com uma vantagem de seis pontos para o Paris SG e no sábado somou nova vitória na deslocação a Nancy (2-0), enquanto o Barcelona sofreu a sua segunda derrota na Liga frente ao Espanhol (2-1).
 
O embate entre os espanhóis do Villareal e os gregos do Panathinaikos é, comparativamente aos restantes, o que envolve dois outsiders, mas que garantirá a uma das equipas a presença nos quartos-de-final. 
 
O Villareal, segundo classificado do Grupo E, a um ponto do Manchester United, segue na quarta posição a 19 pontos do líder Barcelona, recebe os gregos após ter recebido e vencido o Gijon, por 2-1. 
 
O Panathinaikos, surpreendente vencedor do Grupo B, à frente do Inter, segue para Espanha após vencer o Panionios, por 2-1, e ter mantido o segundo lugar do campeonato grego, embora a 11 pontos do líder Olympiakos. 

c/Lusa
 
pub