Fernando Santos gostaria de encontrar Portugal na fase final do Mundial de 2014

por Lusa
Legenda da Imagem Reuters

O selecionador de futebol da Grécia, o português Fernando Santos, considerou hoje que o Mundial de 2014 vai acarretar "algumas complicações" às equipas europeias, confessando ainda que gostaria de defrontar Portugal na fase final da prova.

"Há muita expectativa em relação ao mundial. Logisticamente, principalmente para as equipas europeias, vai ter algumas complicações, nomeadamente a mudança de clima e viagens muito longas. Não estamos habituados nestas fases finais a viagens tão longas", disse.

Fernando Santos confessou que gostaria de encontrar Portugal no final da prova, após a fase de grupos, sublinhando que seria "bom sinal" para ambas as seleções.

"Eu adorava que isso acontece. Se me perguntassem se eu tinha algum desejo, eu diria que seria esse. Era muito bom sinal, era sinal que tinham seguido em frente na fase de grupos e que podiam alcançar alguma coisa", declarou.

Fernando Santos falava aos jornalistas na vila da Terrugem, no concelho de Elvas, à margem de um colóquio sobre "Futebol Nacional/distrital", organizado pela Juventude Desportiva da Terrugem, no âmbito do 30.º aniversário daquele clube alentejano.

No que diz respeito às seleções favoritas para vencer o Mundial de 2014, que se realiza no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho, o selecionador grego aponta quatro países, mas não esconde que Portugal poderá "almejar" um "feito histórico" na competição.

"Se tivéssemos que apontar dois ou três favoritos à partida, diríamos que a Alemanha, a Espanha, o Brasil e eventualmente a Argentina seriam os primeiros candidatos, mas depois há um conjunto de outras equipas, entre as quais Portugal, que estão muito perto e podem almejar alcançar um feito histórico", disse.

Sobre a seleção grega, o técnico português considera que a mesma vai competir "como sempre faz" e "procurar dar o seu melhor" dentro das suas características, no sentido de "chegar o mais longe possível".

Dez anos após o Euro 2004, que decorreu em Portugal, Fernando Santos relata que os gregos, que venceram a prova, ainda hoje recordam a conquista, traduzindo-se esse feito numa "página de ouro" para o futebol daquele país

"Para os gregos, é uma página de ouro no futebol, algo que foi escrito e que nunca se apagará. É muito saudado e recordado na Grécia", acrescentou.

Quanto ao seu sentimento e recordações sobre essa prova e sobre o jogo da final, em que a seleção portuguesa perdeu com a Grécia, o técnico confessou que na altura ficou triste" com a derrota.

"Para mim, recordo um jogo em que fiquei muito triste. Por outro lado, disse ao menos foi com Grécia. Era giro que, 10 anos depois, se repetisse qualquer coisa desse tipo", concluiu.

Tópicos
pub