Francesco Totti: a marca histórica do `Imperador` romano

por Inês Geraldo - RTP
Francesco Totti: uma lenda viva Reuters

Devoto à AS Roma, Francesco Totti alcançou no último domingo uma marca histórica. Frente ao Torino e após 23 anos de alta dedicação ao clube romano, o capitão atingiu os 250 golos na Serie A, uma marca histórica na carreira do ‘Imperador’. Duzentos e cinquenta golos de pura paixão pela AS Roma e pela luta constante do símbolo da capital italiana.

Aconteceu a 25 de setembro de 2016. Francesco Totti está perto dos 40 anos e segue as pisadas das lendas italianas que não sabem deixar de jogar até às quatro dezenas de anos. Maldini, Dino Zoff e Alessandro Costacurta também jogaram para lá dos 40 e seguem-lhe mais lendas como Gianluigi Buffon.

Quarenta anos quase todos eles devotos à equipa de AS Roma (começou como sénior em1992) a fazer lembrar a lealdade italiana ao clube que se representa. Totti já leva 25 épocas como sénior na equipa romana e este número juntam-se ainda cinco anos de formação.


Foto: Reuters

O marco histórico pode elevar ainda mais Francesco Totti a uma lenda na Serie A, já que conseguiu chegar aos 250 golos no campeonato italiano. É o segundo melhor marcador de sempre da Serie A e só tem Silvio Piola pela frente, com 274 golos, divididos entre Lazio, Torino, Juventus e Novara, entre os anos de 1929 e 1954.

Foi de grande penalidade que Totti chegou ao golo simbólico, batendo Joe Hart, uma das novas estrelas do campeonato de Itália. Apesar de todo o simbolismo, o tento averbado não foi suficiente para dar a vitória aos romanos que acabariam derrotados por 3-1.

Francesco Totti já perdeu o estatuto de titular há algum tempo mas não é por isso que deixa de ser tão preponderante como foi nos seus primeiros anos de sénior.

Basta fazer contas ao número de vezes que ‘salta’ do banco para marcar e assistir pelo clube do coração.


Foto: Reuters

Está perto de chegar a uma marca que Paolo Maldini conseguiu com o seu AC Milan. Totti está perto de completar 25 épocas ao mais alto nível pelos romanos, sendo o 10 inequívoco da AS Roma e o capitão mais titulado da história do clube.

Já leva muitos outros recordes. Frente ao mesmo Joe Hart que bateu numa partida contra o Torino, Totti já se havia tornado no marcador mais velho numa edição da Liga dos Campeões ao bater o guardião inglês em partida da fase de grupos da liga milionária, na temporada 2014/2015.

São mais de três centenas de golos ao serviço do clube romano, aquele que diz ser o do coração e “uma família”.

A melhor época aconteceu em 2006/07, quando marcou 32 golos numa só temporada.

Pelo clube romano venceu uma Liga, duas taças de Itália e duas Supertaças.
pub