Joseph Blatter e Michel Platini suspensos por 90 dias

por Mário Aleixo - RTP
Blatter e Platini estão suspensos provisoriamente Arnd Wiegmann-Reuters

Os dois dirigentes foram suspensos pelo Comité de Ética da FIFA.

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, e o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, foram esta quinta-feira suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética do organismo que rege o futebol mundial.

Blatter e Platini - que é candidato a suceder ao suíço na presidência da FIFA, nas eleições marcadas para 26 de fevereiro de 2016 - foram suspensos em consequência da sua implicação no escândalo de corrupção que atingiu da instituição.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que também já assumiu a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, foi suspenso por seis anos.

A decisão foi adoptada por Hans-Joachim Eckert, líder do Comité, depois da recomendação que recebeu de Cornel Borbely. Chung Mong-Joon, vice-presidente da FIFA e também candidato às eleições, foi punido com suspensão de seis anos, e Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, também foi suspenso por 90 dias.

Michel Platini, líder da UEFA e candidato às eleições do próximo dia 26 de fevereiro, está envolvido com Blatter na sequência do pagamento suspeito de 1,8 milhões de euros que lhe fez o suíço. A suspensão impede o dirigente francês de apresentar a candidatura à presidência da entidade mundial a 26 deste mês, conforme planeou.

pub