Arouca empata em Paços de Ferreira e perde liderança da I Liga

por Lusa
Legenda da Imagem Estela Silva - Lusa

Paços de Ferreira, Porto, 30 ago (Lusa) -- O Arouca falhou a manutenção da liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar 1-1 no reduto do Paços de Ferreira, em encontro da terceira jornada da prova.

Bruno Moreira adiantou os anfitriões, aos quatro minutos, e, aos 35, Nuno Valente restabeleceu a igualdade, que se manteve até ao final.

O Arouca, única equipa que venceu nas duas primeiras rondas, passou a somar os mesmos sete pontos do agora líder FC Porto, mas perde na diferença de golos (4-1 contra 6-1), enquanto o Paços de Ferreira passou a somar cinco.

Bruno Moreira, aos quatro minutos, adiantou os locais, de cabeça, após canto da esquerda, mas Nuno Valente, um dos melhores em campo, igualou, aos 35, a finalizar uma das melhores jogadas do encontro, e fixou o resultado final.


Bruno Moreira e Diogo Jota, este último de regresso após castigo, foram as novidades no 'onze' do Paços, em substituição de Cícero, que saiu para a Turquia, e de Edson Farias, enquanto, no Arouca, jogou a mesma equipa que venceu o Benfica na última jornada (1-0, em Aveiro).

Os locais entraram muito rápidos e fortes, jogando numa pressão alta que confundiu o líder Arouca, sem capacidade de ter bola ou de sair a jogar, e o golo 'madrugador', apontado por Bruno Moreira, deu uma ideia desfocada do que viria a ser o jogo.

A supremacia do Paços durou cerca de 10 minutos, altura em que o Arouca libertou-se da pressão e começou a ter espaço para jogar, tirando partido da qualidade técnica de David Simão e de passe de Nuno Valente, a meio campo, municiadores dos alas Artur e Ivo Rodrigues, este último um verdadeiro quebra-cabeças, e de Roberto, no meio.

Os alas do Arouca seguravam os laterais contrários e os três elementos do meio campo pacense jogavam distantes uns dos outros, permitindo trocas de bola bem aproveitadas pelos forasteiros, que, aos 35 minutos, numa jogada de envolvimento pela esquerda, chegaram ao merecido empate.

A formação da casa pode queixar-se da infelicidade de duas lesões (Hélder Lopes e Bruno Moreira), condicionando as opções do técnico Jorge Simão, que melhorou a equipa ao intervalo, com a troca do 'apagado' Roniel por Edson Farias.

Mesmo com um jogo mais direto, os locais voltaram a entrar melhor e por duas vezes, aos 47 e 48 minutos, ameaçaram o golo por Edson Farias e Diogo Jota, respetivamente, numa segunda parte em que a condição física dos pacenses começou a fazer-se notar, acabando o jogo com o Arouca encostado à sua área.

Apesar da pressão pacense, o resultado não mais voltou a alterar-se, o que permitiu ao Arouca somar o sétimo ponto e manter-se na liderança do campeonato, agora na companhia do FC Porto (o Sporting joga em Coimbra e, também poderá juntar-se, em caso de vitória), enquanto o Paços de Ferreira somou o quinto ponto.

pub