Benfica, Sporting e FC Porto procuram soluções

por Mário Aleixo - RTP
Mitroglou marcou o primeiro golo do Benfica frnte ao Wolfsburgo Epa-José Sena Goulão

Os três grandes do futebol português andam à procura das melhores soluções para a nova época.

A entrar na reta final da pré-época as principais equipas do futebol português ainda procuram as melhores soluções para enfrentarem a temporada 2016/17.

O atual campeão Benfica está na reta final da preparação da nova temporada. Com quatro jogos realizados a equipa encarnada soma duas vitórias, um empate e uma derrota.

A formação da Luz começou por vencer a Algarve Cup, com um empate 0-0 frente ao V. Setúbal e uma vitória perante o Derby County por 4-0.

No estágio de uma semana que decorreu em Inglaterra a equipa comandada por Rui Vitória começou por perder frente ao Sheffield (1-0) e depois venceu o Wolfsburg (2-0).

No horizonte está o mercado de transferências ainda aberto, até 31 de agosto, com a possibilidade de saírem um ou dois médios e um defesa-central.

O médio João Teixeira, o extremo Carcela e o avançado Rui Fonte devem ser emprestados.

Nesta altura, entre os elementos que entraram de novo o destaque vai para os médios André Horta e Cervi e o já "residente" Gonçalo Guedes.

Sobre o médio proveniente do V. Setúbal, o seu treinador da época transata, Quim Machado, condera que se trata de um jogador ponderado que sabe o que quer e como lá chegar.



O Benfica ainda realiza mais dois jogos antes das competições oficiais. A formação da águia defronta o Torino, na próxima quarta-feira para a Eusébio Cup, e o Lyon, no dia 31 de julho.

Dia 7 de agosto, em Aveiro, o Benfica defronta o SC Braga, na Supertaça, primeiro jogo oficial da época.

Sporting ainda em construção

A pré-época não tem sido favorável ao Sporting ao nível de resultados com quatro derrotas e uma vitória nos cinco desafios realizados.

Apesar dos resultados não serem o mais importante nesta altura, os analistas não têm sido indiferentes ao facto da equipa leonina registar até ao momento um "score" negativo entre os golos marcados e sofridos que se cifra em 6-15.

O treinador Jorge Jesus já veio a público minimizar os estragos e dizer que ainda não entraram ao serviço jogadores que são potenciais titulares.

Na cabeça do técnico está o seguinte "onze" titular: Rui Patrício; Schelotto, Coates, Rúben Semedo e Zeegelaar; William Carvalho, Adrien, João Mário e Bryan Ruiz; Alan Ruiz e Slimani.

Nesta altura nas cogitações do treinador continuam quatro reforços: Um guarda-redes alternativo a Patrício, um defesa que pode ser Douglas (Trabzonspor), um médio cuja preferência recai em Meli (Boca Juniors) e um avançado.

FC Porto procura identidade

A equipa dos "dragões" sob o comando de Nuno Espírito Santo anda à procura da identidade perdida nos últimos três anos.

Os resultados da pré-época tem sido "assim-assim" com três vitórias, um empate e uma derrota.

A formção portista tenta alicerçar o seu futebol nas três caras novas Felipe (Corinthians), João Teixeira (Liverpool) e Alex Telles (Galatasaray), para além da recente contratação de Rafa ao Sp. Braga.

A equipa azul e branca ainda realiza mais três jogos: Leverkusen (27 julho), V. Guimarães (31 de julho) e Villarreal (6 de agosto).

O tempo urge o Benfica, Sporting e FC Porto entram na reta final da pré-época com a necessidade de definir os plantéis e as estratégias para a nova época.

 

pub