FC Porto e Boavista defrontam-se em dérbi sem o encanto de outros tempos

por Rui Mendes c/ Lusa
Legenda da Imagem Reuters

FC Porto e Boavista disputam no domingo o dérbi portuense, previsivelmente, sem o equilíbrio e o encanto de outros tempos, numa quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol que promete ser tranquila para as equipas da frente.

Rio Ave, Vitória de Guimarães e Benfica, os outros três clubes que, em conjunto com os “dragões”, se acotovelam na liderança da prova jogam em casa, ao contrário do Sporting, de novo candidato assumido ao título, que joga fora do seu estádio, mas no terreno Gil Vicente, penúltimo classificado.

Apesar de ter tropeçado na jornada anterior, na qual empatou 1-1 em Guimarães, o FC Porto está a assumir-se como a equipa portuguesa em melhor forma neste início de temporada, como o comprova a goleada por 6-0 imposta na quarta-feira ao BATE Borisov, a maior dos portuenses na Liga do Campeões.

O jogo de domingo opõe duas equipas que, num passado não muito longínquo, chegaram a lutar pelo título, mas que hoje têm realidades muito diferentes, muito por força da despromoção dos “axadrezados” aos escalões inferiores, na sequência do processo Apito Dourado.

O Estádio do Dragão – onde o FC Porto venceu os dois jogos já realizados, marcou cinco golos e não sofreu nenhum – não parece ser o local mais indicado para o Boavista conquistar o primeiro ponto fora de portas, após duas derrotas na condição de visitante.

O Benfica efetuou um percurso recente oposto ao do “rival” portuense: goleou em Setúbal por 5-0 na última ronda, o que lhe permitiu juntar-se ao trio de comandantes, mas perdeu em casa na terça-feira por 2-0 frente ao Zenit de São Petersburgo, na estreia na Liga dos Campeões.

Do encontro com a equipa russa, treinada por André Villas-Boas, resultaram mais problemas para o guarda-redes brasileiro Artur, expulso no início da partida, o que reforçou a contestação dos adeptos e reforçou a candidatura à baliza “encarnada” do compatriota Júlio César.

O campeão nacional, que deixou escapar, precisamente, no Estádio da Luz os únicos pontos concedidos nesta época na prova (empate 1-1 com o Sporting), vai defrontar no domingo uma equipa do Moreirense que no fim de semana passado travou o Rio Ave, impedindo os vila-condenses de se isolarem na liderança.

A equipa de Vila do Conde, que hoje faz a estreia absoluta nas competições europeias, ao defrontar o Dínamo de Kiev para a Liga Europa, recebe no mesmo dia o Arouca, que conta por derrotas os dois encontros realizados fora do seu terreno.

Depois de ter empatado com o FC Porto, num jogo marcado pela intervenção policial nas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques, o Vitória de Guimarães volta a atuar em casa, desta vez para receber o Paços de Ferreira, na sexta-feira, no jogo que marca a abertura da quinta jornada.

Com apenas um triunfo em quatro jogos, o Sporting procura aumentar o seu magro pecúlio na deslocação a Barcelos, frente ao Gil Vicente, uma das três equipas que ainda não ganharam esta época, em conjunto com a Académica e o “lanterna vermelha” Penafiel, que vai estrear nesta ronda Rui Quinta, sucessor de Ricardo Chéu.

Os “leões”, que ocupam o oitavo lugar, a quatro pontos do quarteto de líderes, não se apresentarão com o melhor estado de espírito, depois de terem deixado escapar na quarta-feira a vitória no regresso à Liga dos Campeões, ao concederem no último minuto o empate 1-1 na Eslovénia, frente ao Maribor.

O Estoril-Praia, equipa-sensação das duas derradeiras épocas e que hoje também entra em ação na Liga Europa, ao defrontar na Holanda o “colosso” PSV Eindhoven, fecha a ronda na segunda-feira, procurando o primeiro triunfo fora de casa no estádio da Académica, que ainda não festejou qualquer vitória.

Programa da quinta jornada:

Sexta-feira, 19 set:

Vitória de Guimarães - Paços de Ferreira, 20:30 (Sport TV)


Sábado, 20 set:

Penafiel - Vitória de Setúbal, 16:00

Nacional - Sporting de Braga, 20:15 (Sport TV)


Domingo, 21 set:

Belenenses - Marítimo, 16:00

Rio Ave - Arouca, 16:00 (Sport TV)

Benfica - Moreirense, 17:00 (Benfica TV)

Gil Vicente - Sporting, 18:00 (Sport TV)

FC Porto - Boavista, 20:15 (Sport TV)


Segunda-feira, 22 set:

Académica - Estoril-Praia, 20:00 (Sport TV)
pub