Rui Rangel reparte elogios mas recusa festejos

por Mário Aleixo - RTP
Rui Rangel aplaude o momento benfiquista mas recusa entrar em euforias antecipadas Lusa

O ex-candidato à presidência do Benfica acredita na conquista do tricampeonato mas pede contenção à família benfiquista para que evite festejos precoces porque não há vitórias antecipadas, como revelou em declarações à Antena 1.

O candidato derrotado à presidência do Benfica nas eleições de 26 de outubro de 2012 admitiu, ao jornalista Nuno Matos, que "estamos (benfiquistas) com uma dose de contentamento grande mas como disse o presidente (Filipe Vieira) e, eu revejo-me nas suas palavras, não entremos em euforias. É preciso ter respeito pelo adversário (Nacional) do próximo domingo. É verdade que estão reunidas as condições para festejar o tricampeonato mas não há vitórias antecipadas".



Perante factos não há argumentos e Rui Rangel dirige-se ao seu adversário eleitoral não lhe poupando elogios e enaltecendo a diplomacia de Luís Filipe Vieira, que soube falar quando tinha que o fazer e estar calado quando devia manter o silêncio, em contraste com a postura de presidentes de outros clubes.

Na hora de piscar o olho ao título de campeão o carismático benfiquista não esqueceu o papel dos adeptos: "Eles (adeptos) têm tido um papel decisivo. O Benfica quando está à frente do campeonato do ponto de vista de galvanização da sua massa associativa é único a nível europeu e mundial".



Na hora de olhar para o passado recente Rui Rangel não teve dúvidas em dar a mão à palmatória e reconhecer: "Eu tinha desconfiança em relação ao Rui Vitória porque é sempre difícil entrar num clube bicampeão, sem ter passado em equipas grandes e daí o olhar de dúvida que tinha sobre o que ele poderia fazer".

E sem deixar o tema Rui Vitória o ex-candidato à presidência do Benfica revelou: "Primeiro surpreendeu-me a mudança de treinador. Depois não era expectável que Rui Vitória criasse o seu modelo de jogo, conseguisse galvanizar os adeptos, organizar a equipa, apostar em jovens portugueses e unir toda a gente".



O assunto da atualidade é a transferência de Renato Sanches para o Bayern de Munique que classificou como um ato de gestão compreensível, do qual não se pode dissociar Rui Vitória porque pegou num jovem cheio de talento e pô-lo a jogar.

Rui Rangel não deixou de admitir que o entristece ver partir um jovem com 18 anos mas "35 milhões de euros são 35 milhões e é preciso ter noção do país que somos, do nosso futebol e da nossa dimensão. Era uma proposta irrecusável", frisou a terminar.



À entrada para a última jornada do campeonato da I Liga, de futebol, o Benfica lidera a competição com dois pontos de vantagem sobre o Sporting e defronta o Nacional, domingo, a partir das 17h00, no estádio da Luz.

pub