Benfica, FC Porto e Sporting na roda da sorte

por Mário Aleixo - RTP
O sorteio vai determinar quais os adversários dos três "grandes" de Portugal na "Champions" Epa-Martial Trezzini

Benfica, FC Porto e Sporting conhecem os adversários na fase de grupos da Liga dos Campeões, no sorteio a realizar, esta quinta-feira à tarde, a partir das 17h00, no Mónaco.

Nesta altura Benfica, FC Porto e Sporting já conhecem os potenciais adversários na "Champions".

Os tricampeões nacionais, porque Portugal é uma das sete melhores ligas no "ranking" da UEFA, livram-se de Real Madrid e Barcelona (Espanha), do estreante Leicester (Inglaterra), do Bayern de Munique (Alemanha), da Juventus (Itália), do Paris Saint-Germain (França) e do CSKA Moscovo (Rússia), parceiros no pote principal do sorteio.

Qualquer uma dessas equipas, à exceção dos encarnados, pode calhar ao FC Porto, no pote 2, que será acompanhado por outros emblemas de expressão internacional: Atlético de Madrid e Sevilha (Espanha), Borússia de Dortmund e Bayer Leverkusen (Alemanha), Nápoles (Itália), Arsenal e Manchester City (Inglaterra).

Pelo mesmo critério, ao Sporting podem calhar dois dos clubes acima mencionados, à exceção dos compatriotas, evitando os seus parceiros no pote 3: Basileia (Suíça), Tottenham (Inglaterra), Dínamo de Kiev (Ucrânia), Lyon (França), PSV Eindhoven (Holanda), Club Brugge (Bélgica) e Borússia Moenchengladbach (Alemanha).

Por fim, no pote 4, os restantes possíveis adversários dos portugueses: Mónaco (França), Besiktas (Turquia), Légia de Varsóvia (Polónia), Ludogorets (Bulgária), Celtic de Glasgow (Escócia), Copenhaga (Dinamarca), Dínamo de Zagreb (Croácia) e Rostov (Rússia).

A fase de grupos realiza-se entre 13 de setembro e 7 de dezembro.

A final agendada para 3 de junho de 2017 realiza-se  no Estádio nacional do país de Gales, Cardiff.

Os prémios desta competição ascendem no total a 54,5 milhões de euros.

A cerimónia do sorteio inclui ainda a eleição e apresentação do Prémio do Melhor Jogador da Europa, versão masculina e feminina. Entre os homens Cristiano Ronaldo luta pela conquista do prémio diante de Gareth Bale e Antoine Griezmann.

Fernando Gomes "trava" a "liga dos ricos"

À margem deste sorteio uma referência para o facto de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ter chegado a um princípio de acordo com a Associação Europeia de Clubes (ECA) para adiar o projeto da "Superliga" e manter o atual formato da Liga dos Campeões (32 clubes) no próximo triénio (2018-20121).

O dirigente português tinha sido mandatado pela UEFA para negociar este acordo, na qualidade de presidente do Comité de Competições de Clubes da UEFA.

O acordo  classificado de "difícil e histórico", deverá ser anunciado e rubricado esta quinta-feira.

Recorde-se que a pretensão da ECA era organizar "uma superliga de modelo restrito e fechado, com controlo de direitos televisivos à margem da UEFA.

O Bayern foi o grande impulsionador da ideia que visava juntar nesta "liga dos ricos" os grandes clubes alemães, espanhóis, franceses e italianos.

 


pub