Benfica vai com tudo para cima do Nápoles

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do Benfica promete lutar até à exaustão pela qualificação na liga milionária Epa-António Cotrim

O Benfica recebe o Nápoles na última jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. Uma vitória dos encarnados dá a passagem aos oitavos de final da competição.

O Benfica tenta esta terça feira qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo B e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

O tricampeão nacional tem vantagem no confronto direto com os turcos, devido ao maior número de golos marcados fora (3-3, contra o empate 1-1 em casa) e até pode perder com os italianos e seguir para a fase seguinte, desde que o Besiktas não ganhe no estádio do "lanterna-vermelha" Dínamo de Kiev.

O triunfo sobre o Nápoles, com o qual está em igualdade -- ambos com mais um ponto do que o Besiktas -, isola o Benfica no primeiro lugar do grupo, mas mesmo o empate ou a derrota só relegarão os lisboetas para o terceiro lugar e a consequente despromoção à Liga Europa caso os turcos se imponham na Ucrânia.

O Nápoles, que venceu em casa os encarnados por 4-2, também não tem ainda o apuramento assegurado, mas o empate no Estádio da Luz é suficiente para o confirmar e até a derrota pode manter os transalpinos na competição, desde que o Besiktas saia derrotado de Kiev.

Para o confronto desta noite a equipa da Luz não conta com Eliseu, Grimaldo, André Horta e Jonas entregues ao departamento médico, enquanto Samaris está em perigo de exclusão.

O treinador do Benfica, Rui Vitória, quer esquecer a derrota do passado fim de semana e lembrou, na antevisão da partida, que a sua equipa depende apenas de si e no final fazem-se as contas.



Quanto aos napolitanos tem uma ausência de vulto, Milik, que está lesionado.

Na confertência de imprensa de lançamento do desafio o treinador Maurizio Sarri pediu concentração aos seus jogadores.

O jogo terá início às 19h45 com transmissão na RTP 1, relato na Antena 1, e arbitragem do espanhol Mateu Lahoz.

Para lá do prestígio que significa seguir em frente na competição, ainda estão em jogo sete milhões de euros (5,5 pelo apuramento, mais 1,5 no caso de este ser alcançado com uma vitória).

Até ao momento o Benfica já garantiu 16 milhões de euros (12 pela presença na fase de grupos, três pelas duas vitórias alcançadas e 1 milhão pelos dois empates), para além das receitas de bilheteiras.
pub