Sp. Braga apura-se, Sporting quase e Belenenses está difícil

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do Sp. Braga está apurada para para os 16 avos de final da Liga Europa Hugo Delgado-Epa

O Sp. Braga apurou-se para os 16 avos de final da Liga Europa.

O Sporting venceu pela primeira vez na Rússia e reentrou na luta pela qualificação enquanto para o Belenenses está muito difícil o apuramento.

Em Braga, Efremov ainda deu vantagem aos checos aos 35 minutos, mas Ricardo Ferreira empatou aos 42 e Crislan deu o triunfo aos 90+2.

Com este triunfo, o Sp. Braga passou a ter 12 pontos, mais três do que o Marselha, que venceu o Groningen (2-1), e cinco do que o Slovan Liberec, que decidem o segundo lugar de apuramento na última ronda.

A uma jornada do final da fase de grupos da Liga Europa o treiandor do Sp. Braga, Paulo Fonseca, viu o apuramento como um objetivo cumprido.



Sporting depende de si

Depois da derrota surpreendente em casa do Skenderbeu (3-0), o Sporting voltou a colocar-se em posição de apuramento no Grupo H, ao conseguir a primeira vitória da sua história na Rússia, sobre o Lokomotiv de Moscovo, por 4-2.

O conjunto russo ainda se adiantou aos cinco minutos, pelo brasileiro Maicon, mas os "leões" deram a volta ao resultado com golos do colombiano Montero (20), do costarriquenho Bryan Ruiz (38), do português Gelson Martins (43) e do brasileiro Matheus Pereira (60), antes do russo Miranchuk (86) reduzir.

O primeiro triunfo fora desde 2011 nas competições europeias deixou o Sporting a depender de si próprio para seguir em frente, precisando de vencer em casa o Besiktas, na última ronda, para não necessitar de esperar pelo resultado do Lokomotiv com o já eliminado Skenderbeu.

A vitória do Sporting e o possível apuramento foi analisado pelo técnico Jorge Jesus como um problema devido à carga adicional de jogos (dia 10 de dezembro, quinta-feira, com o Besiktas para a Liga Europa, dia 13 dezembro, domingo, com o Moreirense para o campeonato, e na quarta-feira, dia 16, com o Sp. Braga para a Taça de Portugal).



No outro encontro do grupo, o Besiktas derrotou o Skenderbeu, por 2-0, com Ricardo Quaresma a fazer, 10 minutos depois de entrar, a assistência para o segundo golo dos turcos.

Belenenses à espera do milagre

No Grupo I, o Belenenses empatou a zero na receção ao Lech Poznan, mantendo uma réstia de esperança de seguir em frente, mas para isso teriam de vencer em casa da Fiorentina, de Paulo Sousa, e esperar que os polacos não vençam em casa o Basileia, já apurado.

O resultado no Restelo até poderia ser diferente, mas Tiago Silva desperdiçou uma grande penalidade aos 36 minutos.

O treinador do Belenenses, Sá Pinto, apesar do resultado não ter sido o desejado disse que ainda acrddita no apuramento.



Em Basileia, a equipa da casa esteve a perder por 2-0, mas conseguiu chegar ao empate, numa partida em que jogou com mais um jogador desde os 26 minutos.

Dnipro desilude e Mónaco desacelera


A ronda ficou também marcada pela eliminação dos ucranianos do Dnipro, finalistas vencidos da última edição, após perderem com a Lazio, por 3-1, com o golo dos ucranianos a ser apontado pelo português Bruno Gama.

Em maus lençóis ficou também o Mónaco, de Leonardo Jardim, com quatro portugueses no "onze" -- Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, Bernardo Silva e João Moutinho --, que perdeu em casa com o Anderlecht, por 2-0, e caiu para terceiro do Grupo J, a quatro pontos do já apurado Tottenham e a um dos belgas.

O Fenerbahçe, de Vítor Pereira, colocou-se em boa posição para se apurar, ao vencer o já apurado Molde, por 2-0, tendo mais dois pontos do que o Ajax.

Liverpool, Krasnodar, Lazio, Saint-Étienne, Schalke 04, Sparta Praga e Athletic Bilbau também garantiram o apuramento.

pub