Bodyboard: Os melhores do Mundo competem em Sintra

| Outras Modalidades

Hugo Pinheiro a "voar"
|

Os melhores "bodyboarders" do Mundo vão estar na Praia Grande, para competirem no Sintra Portugal Pro, prova que integra o Circuito Mundial e que decorre entre 23 e 28 de setembro.

O evento, hoje apresentado em conferência de imprensa, vai reunir 150 atletas, entre os quais os franceses Pierre Louis Costes e Amaury Lavernhe, o brasileiro Uri Valadão e o sul-africano Jared Houston, as principais figuras do bodyboard internacional e que, numa luta "acesa" pelo título mundial, vão querer conquistar o troféu na prova de Sintra.

No entanto, os portugueses não se excluem da ambição de ganhar o título na Praia Grande, beneficiando da vantagem de "jogar em casa".

"Conheço bem este mar, estas ondas e o apoio do público vai ser muito importante. Vou competir com os melhores, mas entro sempre para dar o meu melhor e claro que a minha ambição é ganhar", disse à Lusa João Barciela, campeão nacional de bodyboard em 2013.

Hugo Pinheiro, atual número um do 'ranking' português, reconheceu também que ter o apoio do público e a presença da família será motivador, mas também coloca mais pressão.

"Fico um bocado nervoso, com a ansiedade de querer um bom resultado. O melhor resultado que consegui aqui foi um quinto lugar. Espero este ano melhorar a minha classificação e, pelo menos, chegar à final", acrescentou.

As previsões de ondas para a próxima semana são boas e, ao todo, serão realizadas quatro provas: Drop knee, open masculino, open feminino e a estreia da classe júnior.

Este ano, os bodyboarders com menos de 18 anos terão oportunidade de competir junto dos atletas seniores, com o objetivo de, segundo a organização, dar um "impulso extra à talentosa nova geração nacional e internacional".

O 'prize money' total é de 62 mil dólares (cerca de 47 mil euros) e
para a divisão júnior é de 2.000 dólares (cerca de 1.500 euros).

O Sintra Portugal Pro decorre pela primeira vez fora da época balnear, uma decisão que agrada à Câmara de Sintra, uma vez que assim se prolonga a atratividade ao concelho.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia voltou a ser a principal porta de entrada de candidatos ao estatuto de refugiados, como constatou a enviada especial da RTP a Lesbos, Rosário Salgueiro.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.