Liga Mundial de voleibol: Portugal ganha na Finlândia

por lusa
Bola de Volley fdf

Portugal derrotou esta sexta-feira a Finlândia, em Tampere, para a Liga Mundial de voleibol, por 3-2, no que é a segunda vitória de sempre para os lusos em jogos contra a formação nórdica.

O jogo contou para a 'poule' I2 da fase intercontinental da Liga Mundial (segunda divisão da competição) e serviu essencialmente como um excelente teste para a equipa orientada por Francisco Santos, que será anfitriã da fase final (Matosinhos, dias 09 e 10 de julho).

Também para a 'poule' agora a decorrer em Tampere, o Canadá - adversário de Portugal no sábado - ganhou a Cuba, igualmente por 3-2.

O jogo do Arena Ice de Tampere foi muito disputado e com 'sets' longos, só se decidindo na quinta e decisiva partida, favorável à equipa visitante: 25-22, 21-25, 25-19, 24-26 e 12-15 foram os parciais, em mais de duas horas de jogo.

O resultado é especialmente moralizador para os lusos, atendendo ao historial desequilibrado entre as duas seleções, com oito vitórias da Finlândia e, agora, duas de Portugal.

Alexandre Ferreira, com 21 pontos, foi o melhor marcador de Portugal, enquanto que a Finlândia teve em Ojansivu o seu elemento mais concretizador, com 28 pontos.

A Finlândia entrou mais forte no jogo, com serviços de ases e excelentes blocos, mas gradualmente a receção de Portugal foi ficando mais certa e a proporcionar ataques rápidos vitoriosos.

Sem surpresa, os nórdicos ganharam por 25-22.

O segundo 'set' foi mais disputado, mas a meio do parcial Portugal assumiu o controlo. A Finlândia esteve bem no bloco, mas menos eficaz no jogo de ataque e os portugueses ganharam de forma convincente por 25-21.

Forte reação da Finlândia no terceiro 'set', ganho por 25-19, o que não intimidou Portugal, que disputou jogada a jogada o quarto parcial, assegurando o triunfo pela margem mínima, 26-24.

No 'tiebreak', após o 4-4, a Finlândia passou para a frente do marcador, que voltaria a ficar igualado só a 11-11. Mais fortes nos últimos minutos, os portugueses fecharam com 15-12.



Jogo no Arena Ice de Tampere, na Finlândia.

Finlândia - Portugal, 2-3.

Parciais: 25-22 (25 minutos), 21-25 (27), 25-19 (25), 24-26 (27) e 12-15 (18).



Sob a arbitragem de Martin Hudik (República Checa) e Paulo Luís Beal (Brasil) as equipas alinharam:

- Finlândia: Emmi Tervaportti, Oli-Pekka Ojansivu, Niklas Seppänen, Elvis Krastins, Tommi Siirilä, Markus Kaurto, Lairi Kerminen (líbero), Ansi Hakala (líbero), Jan Heleniusm e Sauli Sinkkonen.

Selecionador: Tuomas Sammelvuo.

- Portugal: Marcel Keller Gil, Alexandre Ferreira, Fabrício Silva 'Kibinho', Miguel Rodrigues, Hugo Gaspar, André Lopes, João Fidalgo (líbero) Ivo Casas (líbero), Tiago Violas, João Oliveira, Filip Cveticanin e Marco Ferreira.

Selecionador: Francisco Santos.
pub