Madeira acolhe etapa de um dos maiores eventos de vela do mundo

por Lusa
Extreme Sailling Series ESS

A Região Autónoma da Madeira vai acolher entre 22 e 25 de setembro uma etapa da Extreme Sailling Series, um dos três maiores eventos de vela do mundo, informou esta terça-feira o secretário da Economia, Turismo e Cultura.

Eduardo Jesus disse, em conferência de imprensa, no Funchal, que esta é mais uma aposta na economia do mar e na prática desportiva, realçando que a iniciativa "marcará definitivamente o panorama na Madeira relativamente aos eventos de mar".

A 6.ª etapa da Extreme Sailling Series estava prevista para Istambul (Turquia), mas foi desviada para a Madeira devido à instabilidade no Médio Oriente, uma oportunidade que o Governo Regional pretende usar para estabelecer uma "parceria de futuro" com a organização do evento.

"Há muito que mantínhamos este desejo de trazer à região uma prova com esta dimensão e características", salientou Eduardo Jesus, considerando que a mesma vai conferir "mais notoriedade" ao destino e contribuir para uma "promoção mais qualificada".

A Extreme Sailling Series vai na 10.ª edição e, este ano, tem a duração de 10 meses, num total de oito etapas, três das quais já se realizaram, passando por cidades de três continentes (Ásia, Europa e Oceânia).

Na Madeira, vão estar oito embarcações, a bordo das quais se encontram algumas das melhores equipas profissionais de vela, incluindo uma portuguesa.

O secretário da Economia, Turismo e Cultura lembrou, entretanto, que a prova deste ano já registou mais de 1.100 horas de cobertura televisiva em 50 canais de todo o mundo e conta com muitos seguidores nas redes sociais.
pub