Madrid-Lisboa em BTT arrancou hoju com número recorde de participantes

por Lusa
Legenda da Imagem

Um recorde de 778 ciclistas, entre os quais 96 portigues, repartidos por 287 partiram hoje de Laz Rozas, para cumprir a ligação entre Madrid e Lisboa em BTT sem paragens.

A Powerade Madrid-Lisboa em BTT Non-Stop, que vai na sua quarta edição, desafia os atletas a percorrer dia e noite os 770 quilómetros que separam as duas capitais ibéricas.

Nesta prova, os participantes podem optar por correr em grupos de quatro, três e dois ciclistas ou até mesmo sozinhos, opções que foi escolhida por apenas 67 corredores.

Dos 96 portugueses destaca-se um equipa mista composta por três homens e uma mulher e sete atletas que vão fazer prova individualmente.

O objetivo é pedalar de dia e noite sem descanso, desde o município de Las Rozas, em Madrid, até ao Parque das Nações, em Lisboa, prevendo-se que os primeiros terminem no sábado e que a chegada de todos os concorrentes se prolongue até domingo.

Em 2015, a equipa vencedora, cumpriu a prova em pouco mais de 30 horas, enquanto os mais atrasados ficaram perto das 55 horas.

Ao longo do percurso, os participantes podem recuperar energia e descansar por alguns minutos nos nove postos de controlo localizadas em Robledo de Chavela, Burgohondo, Navalpeal de Tormes, Navaconcejo, Cañaveral, Alcántara e Cedillo, em território espanhol, e Ponte de Sor e Coruche, já depois d e atravessada a fronteira.

Embora a maioria dos participantes sejam espanhóis e portugueses, a competição está a tornar-se cada vez mais internacional e este ano conta com corredores de Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália, Dinamarca, Suíça, Bélgica, Equador, México, Paraguai e Colômbia, entre outros.

A entrega dos prémios será no Parque das Nações, em Lisboa, pelas 11:30 de domingo.
pub