Paulo Gonçalves sobe para oitavo no Dakar

por Mário Aleixo - RTP
Paulo Gonçalves continua a recuperar terreno na classificação Epa-David Fernandez

O português está a uma hora do líder Sunderland, nas motos.

 Ricky Brabec, motociclista norte-americano da Honda, foi o surpreendente vencedor da sétima etapa do rali de todo-o-terreno Dakar2017, deixando o português Paulo Gonçalves em segundo lugar.

O norte-americano de 25 anos, que se estreou na edição de 2016, consegue em Uyani, na Bolívia, o seu primeiro grande triunfo, numa etapa iniciada em La Paz e que teve somente 161 quiómetros cronometrados.

A passagem do Dakar pela Bolívia não correu bem e a chuva, que já tinha anulado a sexta etapa, levou à redução do total da especial, que deveria ter mais do dobro, o que minora os efeitos da etapa maratona - para esta terça-feira, os pilotos ficam no 'bivouac' em Uyuni, sem poder recorrer a assistência mecânica de terceiros.

Paulo Gonçalves foi o mais rápido dos principais "motards" e chegou a ser dado como vencedor da tirada, mas seria superado por 1.44 minutos por Brabec, que é apenas o 14º da geral.

Com este segundo lugar, Gonçalves subiu uma posição na geral, para oitavo, e consolida-se como o melhor dos portugueses em prova. Segue a 1h05m22s do líder, o inglês Sam Sunderland (KTM), o que inclui uma penalização de 48.20 minutos - sem esse castigo, por reabastecimento irregular, seria segundo.

Joaquim Rodrigues (Hero) terminou a etapa em 20º e na geral desceu um lugar, para 11º, a 1h23m18s. Já Hélder Rodrigues (Yamaha) concluiu como 26º e perdeu também um lugar, para 13º, Mário Patrão na geral é o 20.º.

Nos automóveis, o primeiro na tirada foi o francês Stephane Peterhansel (Peugeot), a consolidar mais um pouco a liderança na geral.

Esta terça-feira, a caravana deixa o Altiplano da Bolívia e regressa à Argentina, com muitos vaus e dunas nos 492 quilómetros do percurso cronometrado.



pub