Saca nos "super tubos"

por Carlos J Barros - RTP
Tiago Pires de novo com os «maiores» mc

Tiago Pires vai disputar pela sexta vez a etapa de Peniche do circuito mundial de surf, graças a um convite atribuído pela organização, anunciou o próprio nas redes sociais.

"Obrigado World Surf League pelo convite e reconhecimento. Vamos todos para Peniche mais um ano", escreveu nas suas páginas oficiais na Internet do surfista da Ericeira, que se junta ao estreante Vasco Ribeiro, campeão do mundo de juniores, também ela a beneficiar de 'wild-card' no Moche Rip Curl Pro Portugal, que vai ser disputado entre 20 e 31 de outubro

Enquanto Vasco Ribeiro, de 20 anos e 38.º do 'ranking' de qualificação, vai cumprir a estreia no circuito, Tiago Pires, de 35 e 89.º da mesma hierarquia, regressa a Peniche, depois de ter sido despromovido da elite em 2014.

'Saca' esteve sete anos no circuito e apenas falhou por lesão a etapa lusa em 2013, contando cinco presenças, nas quais foi eliminado por quatro vezes na segunda ronda e uma na primeira, em 2009.

O melhor resultado luso nas etapas de Peniche do circuito mundial foi alcançado por Frederico Morais, em 2013, quando chegou à terceira eliminatória, depois de ter afastado o norte-americano Kelly Slater na repescagem.

Em 2009, no Rip Curl Search, o luso-alemão Marlon Lipke ainda superou a primeira ronda, mas foi eliminado na segunda, tal como viria a ocorrer em 2010, na sua última presença em Peniche.

Depois, além do 'brilharete' de Frederico Morais, Francisco Alves disputou a etapa portuguesa em 2011 e 2013, tendo sido afastado na repescagem em ambas, tal como ocorreu no ano passado com Nic von Rupp.

O período de espera do Moche Rip Curl Pro Portugal, da 10.º e penúltima etapa do circuito, vai decorrer entre 20 e 31 de outubro.


pub