Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Benfica tricampeão pôs o país a dormir à pressa

por Mário Aleixo - RTP
A festa celebrou o 35.º campeonato ganho pelo Benfica e o terceiro consecutivo Tiago Petinga - EPA

A equipa do Benfica conquistou o tricampeonato de futebol e os adeptos em Portugal continental e além-fronteiras festejaram o título ao longo da noite e primeiras horas da madrugada. A praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, foi o epicentro dos festejos, com milhares de apoiantes provenientes dos quatro cantos do mundo a comemorarem o 35º título, e a receberem a equipa ao som de "We are the Champions", dos Queen.

A tarde de domingo foi de emoções intensas com milhões de ouvidos coladinhos ao rádio para seguir a cada instante as peripécias do que acontecia em Braga, onde jogava o Sporting, e em Lisboa, onde atuava o Benfica. "Águias" e "leões" lutavam pelo título de campeão.

O Sporting vencia em Braga por 4-0 e o Benfica derrotava o Nacional por 4-1. Os benfiquistas mantinham os dois pontos de vantagem que tinham à partida para a última jornada do campeonato.

Quando o jogo do estádio da Luz terminou a festa começou no Marquês e em simultâneo por muitos locais do país e do mundo.

Aveiro, Braga, Caldas da Rainha, Cartaxo, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Elvas, Faro, Funchal, Porto, Santa Maria da Feira, Setúbal, Viseu foram alguns dos locais em festa e ainda nos países lusófonos a festa foi rija e juntou o povo anónimo.

O futebol voltou a unir as famílias como de união foi o triunfo do Benfica. O treinador dos encarnados Rui Vitória falava numa vitória de todos.

Pela mesma ideia alinhou o presidente do clube Luís Filipe Vieira que reconhecia a força da união ao dizer que "juntos somos mais fortes".

A festa promete continuar pela semana fora.

A equipa do Benfica é recebida ao final da tarde desta segunda-feira na Câmara Municipal de Lisboa e na próxima sexta-feira joga a final da Taça da Liga frente ao Marítimo, no Estádio Cidade de Coimbra.
pub