Duelo intenso entre Sporting e Benfica termina empatado

por Inês Geraldo - RTP
Luisão luta pela bola nas alturas Lusa

As duas equipas colocaram em campo grande intensidade e acabaram empatadas. Adrien inaugurou o marcador logo no início da partida para o Sporting, através da marcação de uma grande penalidade. O Benfica chegou ao empate através de Victor Lindelof, que marcou de forma irrepreensível um livre direto.

O Sporting entrou muito forte na partida com uma toada ofensiva a ofuscar as tentativas de ataque do Benfica. Um erro de Ederson que deu origem a uma falta sobre Bas Dost, permitiu a Adrien Silva inaugurar o marcador logo nos primeiros cinco minutos de jogo. O líder via-se em apuros logo no início da partida.



Em desvantagem, o Benfica tentou partir para o ataque com o Sporting a mostrar-se bem organizado em campo. Nélson Semedo tentou dar profundidade ao ataque num cruzamento em que Mitroglou fez falta sobre Rui Patrício. Minutos depois, Salvio falhou o alvo com um remate de fora da área.

A partida continuou dividida mas com maior ascendente sportinguista no jogo. Gelson Martins foi um dos jogadores mais ativos por parte dos verdes e brancos e a colocar a defesa do Benfica em sentido. Os encarnados continuaram a tentar chegar à área de Rui Patrício mas sem perigo, com Coates e companhia a cortarem os lances da equipa adversária.

Após a meia hora de jogo, Schelotto percorreu o corredor direito do ataque leonino tentou o remate já dentro da área. Sem sucesso, com o ítalo-argentino a não acertar na baliza de Ederson. Perto dos 40 minutos, Grimaldo e o Benfica pediram penálti por toque de Schelotto no espanhol. Artur Soares mandou seguir o jogo.



Perto do intervalo, Grimaldo voltou a ser protagonista ao bater um livre direto do lado esquerdo e ao fazer Rui Patrício a voar para uma enorme defesa.
Segunda parte intensa

A segunda metade começou com o Sporting a voltar a criar perigo. Alan Ruiz encontrou Gelson Martins à direita em velocidade, o internacional português descobriu Adrien Silva que cruzou para Bas Dost cabecear por cima. O holândes voltou a estar em destaque minutos depois, quando Gelson serviu o avançado. Dost remtou frouxo com o esférico a passar perto da baliza de Ederson.


O Sporting voltou a entrar melhor na segunda metade, tal como havia acontecido na primeira parte. O Benfica tentava defender as suas redes e não sofrer um golo que comprometesse ainda mais as aspirações do tricampeão nacional.

Salvio e Schelotto tentaram a sua sorte de meia distância mas sem efeito para qualquer uma das balizas.

Aos 60 minutos, o Benfica conseguiu o seu primeiro grande lance de perigo na segunda parte, com Pizzi a servir Mitroglou à entrada da área. O grego rematou forte mas fácil para a defesa de Rui Patrício. Segunda parte melhor, com a equipas a serem mais objetivas a procurarem a baliza.

Jogo partido e dividido com o Sporting a tentar chegar à tranquilidade e o Benfica à procura da igualdade.

E aos 65 minutos o Benfica chega ao empate. Um grande golo de Lindelof. Em lides pouco habituais para o sueco, o defesa bateu de forma irrepreensível um livre direito. Rui Patrício não esboçou reação.



Os encarnados ganharam força após chegarem ao empate e tentaram forçar a entrada na área do Sporting. Os Leões, por sua vez, apostaram na velocidade e contra-ataque para atacar a valiza de Ederson. Apesar disso, as oportunidades foram parcas de parte a parte.

Sem chances de maior até ao fim do jogo, Artur Soares Dias apitou para o fim do jogo. Empate a um golo que serve mais ao Benfica, que continua líder nesta jornada, do que ao Sporting que ainda procura a qualificação direta para a Liga dos Campeões.
pub