Mercado de transferências: as contratações na I Liga

por Inês Geraldo - RTP
Mercado de transferências em Portugal tem movimentado vários milhões de euros Reuters

Depois de terminada mais uma época, os clubes portugueses preparam os plantéis para atacar uma nova temporada. Este ano não tem sido exceção, com o mercado de transferências a mostrar vários clubes ativos na procura pelos melhores jogadores e os melhores negócios. Até agora, dos três maiores clubes portugueses, Benfica e Sporting têm sido os mais ativos na chegada de novas caras, com o FC Porto a apresentar, até este momento, apenas duas contratações, principalmente a de Sérgio Conceição para o comando técnico dos Dragões e a permanência de Iker Casillas na cidade invicta.

Sporting Clube de Portugal
A equipa de Alvalade tem sido uma das que mais tem procurado melhorar o plantel para a temporada que se avizinha. Depois do terceiro lugar na última edição do campeonato, Jorge Jesus já tem à disposição várias caras com carimbo de qualidade.

A transferência que levou os Leões a despenderem mais dinheiro foi a do capitão da equipa portuguesa de sub-21, Bruno Fernandes, que chegou da Sampdoria, por uma quantia a rondar os nove milhões de euros.


Mas o internacional sub-21 português não é a única novidade. Uma das primeiras caras a serem apresentadas foi a de Cristiano Piccini, lateral direito italiano que terminou contrato com o Bétis de Sevilha e veio para ocupar a posição de Ezequiel Schelotto e Ricardo Esgaio.

Seguiu-se o filho de Bebeto. Eternizado pelo pai no Mundial de 1994, Mattheus Oliveira mostrou-se em grande forma no Estoril-Praia na última época, sendo contratado para o plantel liderado por Jorge Jesus. Ainda não se sabe qual vai ser a posição e a utilidade do jogador brasileiro na equipa do técnico português, algo que só a pré-época poderá mostrar ao treinador do Sporting CP.



A juntar estes nomes, os Leões confirmaram as chegadas de André Pinto e Rodrigo Battaglia, vindos do Sporting de Braga, e de Seydou Doumbia e Fábio Coentrão.

Estes dois últimos vêm representar o Sporting durante uma época, com um contrato de empréstimo. O costa marfinense chega a Alvalade vindo da AS Roma, garantindo que vão vem passar férias a Portugal e que quer lutar por títulos com a equipa de Alvalade.



Já Fábio Coentrão tenta relançar a carreira do outro lado da Segunda Circular depois de vários anos a vestir a camisola do Benfica. As constantes lesões e a excelente forma demonstrada por Marcelo no Real Madrid levaram o internacional português a não jogar pelos Merengues e ser, inclusivamente, emprestado ao AS Monaco.

Sem conseguir mostrar a forma de outras temporadas, o jogador de 29 anos tenta reencontrar as boas exibições em Alvalade, juntando-se ao técnico que melhor potenciou as suas qualidades: Jorge Jesus.



A situação de Jérémy Mathieu já se encontra resolvida. O jogador esteve no FC Barcelona nas últimas três épocas e treinou à experiência em Alcochete nos últimos dias. Nesta última sexta-feira, o Sporting anunciou a contratação do jogador francês para as próximas duas temporadas.



Jéremy Mathieu vai ficar com uma cláusula de rescisão cifrada nos 60 milhões de euros.

Em termos de saídas, o Sporting já confirmou as de Ricardo Esgaio e Jefferson, que saíram em definitivo para o Sporting de Braga, incluídos no negócio da transferência de Rodrigo Battaglia para o clube de Alvalade.



O defesa Rúben Semedo foi vendido por 14 milhões de euros ao Villarreal, da Liga Espanhola, e Teo Gutiérrez saiu em definitivo da equipa verde e branca, mudando-se para o Junior Barranquilla, da Colômbia, por uma verba perto dos dois milhões de euros.

Lukas Spalvis também continua a não ter lugar nas escolhas de Jorge Jesus e já foi oficializado o seu empréstimo ao Kaiserslautern, da segunda divisão alemã.
Sport Lisboa e Benfica
O Benfica começou por abordar este mercado de transferências com duas grandes perdas na equipa principal que se sagrou tetracampeã: Victor Lindelof e Ederson Moraes. Os dois grandes clubes de Manchester abriram os cordões à bolsa e deixaram nos cofres encarnados uma cifra a rondar os 70 milhões.



Lindelof vai jogar na defesa do Manchester United, treinado por José Mourinho, enquanto o guarda-redes brasileiro vai defender as redes dos Citizens, de Pep Guardiola.

Com a perda do guarda-redes titular da equipa principal, o Benfica colocou-se no mercado à procura do sucessor de Ederson. E os encarnados já compraram dois guarda-redes: André Moreira, do Atlético de Madrid, e a recompra do passe de Bruno Varela, que tinha sido vendido ao Vitória de Setúbal.

No entanto, as primeiras caras a serem oficializadas foram as de Haris Seferovic e Filip Krovinovic. O avançado, internacional pela Suíça chegou a custo zero vindo do Eintracht de Frakfurt, sendo a nova opção para Rui Vitória no ataque do Benfica. O jogador já disse querer ser titular, apesar da forte concorrência de Jonas, Kostas Mitroglou e Raúl Jiménez.



Filip Krovinovic chegou à Luz vindo do Rio Ave, onde mostrou ser uma das maiores revelações do último campeonato. Internacional sub-21 pela Croácia, o jogador de 21 anos vai lutar por uma posição no meio-campo com Pizzi, titularíssimo no xadrez montado por Rui Vitória.

O técnico do Benfica também pode contar no seu plantel com as chegadas de Christian Arango, do Millonários FC, da Colômbia e Alex Pinto, do Vitória de Guimarães. No entanto, os jogadores não deverão fazer parte da equipa principal encarnada para a nova temporada.


Nas últimas semanas, Luís Filipe Vieira apresentou duas novas caras ao plantel benfiquista e, por ventura, de dois jogadores muito jovens. Martin Chrien, internacional sub-21 pela Eslováquia, e Chris Willock, vindo do Arsenal, já vestem a camisola dos encarnados e treinam às ordens de Rui Vitória, esperando conseguir lutar por um lugar na equipa principal do Benfica para a época que se aproxima.

De destacar ainda as saídas de Nuno Santos (Rio Ave), Marçal (Olympique Lyon), Kevin Friesenbichler (Áustria de Viena) e Candeias (Rangers) de forma definitiva. Ivan Saponjic (Zulte Waregem), Yuri Ribeiro (Rio Ave), Dálcio (Rangers), Luka Jovic (Eintracht Frankfurt), Salvador Agra e Patrick Vieira (Vitória de Setúbal) estão fora das escolhas encarnadas e acabaram emprestados.
Futebol Clube do Porto
No FC Porto o mercado de transferências não tem sido tão mexido como nos clubes de Lisboa. Os Dragões foram, até agora, ao mercado para contratar de forma definitiva Galeno, avançado brasileiro, que vai ficar ao serviço do FC Porto B, tal como acontece com Júnior Maleck, ex-Santos Laguna.

Uma das grandes notícias para o plantel azul e branco é a manutenção de Iker Casillas no FC Porto por mais um ano. O guarda-redes espanhol já havia mostrado vontade de permanecer na cidade invicta e agora vai jogar pela terceira época consecutiva com as cores do Dragão.



No entanto, a maior contratação do FC Porto para a nova época vem diretamente para se sentar no banco. Depois da saída de Nuno Espírito Santo, o FC Porto chegou a acordo com o Nantes para a transferência de Sérgio Conceição.

Com um passado de sucesso no FC Porto enquanto jogador, Sérgio Conceição chegou ao Estádio do Dragão com a promessa de uma equipa determinada a voltar aos títulos que fogem há quatro anos do reino do Dragão.



Em termos de saídas, o FC Porto já vendeu alguns dos jogadores da equipa principal de forma a equilibrar as regras do fair-play financeiro imposto pela UEFA. André Silva e Laurent Depoitre foram os primeiros a sair e Rúben Neves pode estar na calha para o reencontro com Nuno Espírito Santo, no Wolverhampton.

André Silva, internacional português, saiu do FC Porto para Milão para ingressar no AC Milan por um valor a rondar os 38 milhões de euros que poderão, posteriormente, chegar aos 40 milhões. Depoitre vai começar uma nova etapa da carreira na Premier League, no recém-promovido Huddersfield Town, por um valor a rondar os cinco milhões de euros.



Sami (Desportivo das Aves), Tiago Rodrigues (CSKA Sófia) e Igor Lichnovsky (Necaxa) são outros dos nomes que também já não fazem parte do plantel liderado por Sérgio Conceição, saindo de forma definitiva do clube azul e branco.
As compras nos restantes clubes da I Liga
Para além da atividade dos três grandes no mercado de transferências, os restantes clubes que disputam a I Liga procuram alinhavar os melhores negócios para atingirem os objetivos a que se propuseram no início da época.

No Vitória de Guimarães, depois de uma época cheia de sucesso, com o quarto lugar na I Liga Portuguesa e a vaga de finalista da Taça de Portugal, os vimaranenses já apresentaram a contratação de Francisco Ramos, ao FC Porto. No sentido inverso, Bruno Gaspar vai representar a Fiorentina, na Serie A.


O Sporting de Braga tem trabalhado com algumas caras novas às ordens do técnico Abel Ferreira. Das entradas, destacam-se as chegadas de Fransérgio, Raúl Silva e Dyego Sousa, que representaram na época anterior o Marítimo. António Salvador apresentou também aos seus sócios as contratações de Sequeira (ex-Nacional da Madeira), Jefferson e Ricardo Esgaio, que saíram de forma definitiva do Sporting.

Nos Arcos, o Rio Ave deu as boas-vindas a Nuno Santos, Pelé e Yuri Ribeiro, todos vindos do Benfica. Em sentido contrário, foi Krovinovic a deixar o clube rioavista para se juntar aos encarnados.

O Tondela, que na última temporada fugiu à despromoção na última jornada do campeonato, anunciou a renovação do vínculo do guarda-redes Cláudio Ramos, um dos jogadores mais experientes do clube e anunciou a chegada de Ricardo Costa, experiente defesa português de 36 anos, antigo internacional pela seleção portuguesa.



No estádio do Bessa, o Boavista garantiu a chegada de Mateus (ex-Arouca) e Vítor Bruno (ex-Feirense) e conseguiu chegar a acordo com o Mouscron, da Bélgica, para ceder o guarda-redes brasileiro Vagner por mais um ano de empréstimo.

O Paços de Ferreira deu as boas-vindas ao regresso do goleador Bruno Moreira, que havia estado na Tailândia, e na Amoreira, o Estoril-Praia garantiu a compra de Mattheus Índio, um dos melhores jogadores canarinhos da última época. O Vitória de Setúbal confirmou a chegada de Tomás Podstawski (ex-FC Porto) a título definitivo, com o médio João Teixeira, do Benfica, a chegar por empréstimo.



O Desportivo das Aves, recém-promovido à I Liga também tem reforçado as suas hostes para tentar alcançar a permanência no primeiro escalão do futebol português. Para isso, garantiu as contratações de Sami (ex-FC Porto), Vítor Gomes (ex-Belenenses) e Nélson Lenho, antigo capitão do Desportivo de Chaves, que rescindiu com os transmontanos para reforçar a equipa da Vila das Aves.
Tópicos
pub