Benfica 1 - 0 Sp.Braga
Num belo jogo de futebol, o Benfica venceu o Sporting de Braga por 1-0, com golo de Luisão, e descolou na corrida para o título nacional. A equipa de Jorge Jesus tem agora seis pontos de vantagem sobre os bracarenses.
Final da partida.
Quatro minutos de compensação.
88' - Cartão amarelo para Ruben Amorim, por falta sobre Alan.
87' - Substituição no Benfica. Saviola é rendido por Alan Kardec.
85' - Alan, pela esquerda do ataque, desenvencilha-se de uma série de adversários e consegue rematar. A bola, no entanto, sai fraca, para a defesa fácil de Quim.
81' - Cartão amarelo para Maxi Pereira, por entrada sobre Alan. O árbitro esqueceu-se de aplicar a lei da vantagem, uma vez que o Braga estava na posse da bola.
80' - Cardozo chega muito tarde a um cruzamento de Di Maria
O jogo está muito mais aberto e rápido.
75' - Substituição no Benfica. Sai Ramires, entra Ruben Amorim.74' - O Braga chega com quatro homens à área benfiquista e cria muito perigo. Paulo César acaba por rematar contra Luisão. Canto para os nortenhos.
73' - Na pequena área, Cardozo falha a recepção com o peito e desperdiça uma boa oportunidade.
68' - Moisés, ao segundo poste, responde ao cruzamento de Luis Aguiar, aproveitando o posicionamento deficiente de David Luiz. A bola sai a rasar o poste direito de Quim. Que grande oportunidade de golo para o Braga!
65' - Substituição no Benfica. Aimar entra para o lugar de Carlos Martins.
O Sporting de Braga está muito mais subido no terreno. Jorge Jesus leu o jogo e vai dar ordem de entrada a Pablo Aimar.
61' - Bom entendimento entre Matheus e Paulo César pela faixa esquerda. É Carlos Martins que recua e abafa a jogada, que poderia ser muito perigosa.
59' - Passe de 30 metros de Luis Aguiar deixa Matheus isolado, mas o brasileiro do Braga atrapalha-se com a bola e perde uma ocasião soberana para criar perigo.
57' - Dupla substituição no Sp.Braga. Renteria cede o lugar a Matheus e Hugo Viana sai para a entrada de Rafael Bastos. Domingos esgota as substituições.
54' - Novo cruzamento venenoso de Maxi, desta salvo por Eduardo com uma palmada, que ressalta em Saviola e sai pela linha de fundo.
54' - Grande cruzamento de Maxi, mas Cardozo chega atrasado por milímetros...
53' - Ramires cruza pela direita e Di Maria enche o pé, mas a bola é cortada pela defensiva bracarense.
52' - Cartão amarelo a Paulo César, por falta sobre Javi García.
51' - Substituição no Sp. Braga. Luis Aguiar entra para o lugar do lesionado Mossoró.
Mossoró está caido, agarrado à perna direita, após uma dividida com Carlos Martins. Jogo interrompido. Mossoró parece sem condições para continuar.
A polícia está a carregar sobre os adeptos do Sporting de Braga nas bancadas. Está muito complicada, a situação...
45' - Di Maria atira-se para a piscina, na tentativa de cavar uma grande penalidade. O árbitro nada assinala.
21h22 - Reinício da partida, sem alterações em ambas as equipas.
Intervalo
O jogo vai para intervalo com os ânimos exaltadíssimos. Jogadores e outros elementos do banco do Sp. Braga ficam de cabeça perdida após o golo do Benfica. Jorge Jesus recolhe aos balneários escoltado pela polícia, que o protege.
45'+1' - Golo do Benfica. Javia Garcia, no meio da pequena área cabeceia para a baliza após centro de Carlos Martins. A bola bate em Luisão e fica a saltitar à frente do capitão do Benfica, que só tem de empurrar para a baliza aberta., Muita felicidade para o Benfica neste golo que, no entanto, se justifica, devido à produção evidenciada durante o primeiro tempo.
Um minuto de compensação.
40' - Renteria e Andrés Madrid trabalham bem, com a bola a sobrar para Alan, que remata de pé esquerdo para a defesa fácil de Quim. Foi a primeira parada do guardião do Benfica.
37' - No coração da área bracarense, o pequeno Saviola cabeceia com muito perigo rente ao poste direito da baliza de Eduardo. A defesa nortenha preocupou-se exclusivamente com as torres do Benfica e ia sendo surpreendida pelo conejo.
O jogo está intenso, bem jogado, um jogo digno de campeões. Aos poucos, o Braga vai aparecendo mais perto da baliza do Benfica, mas Quim ainda não foi chamado a intervir, ao contrário de Eduardo, que já teve de "sujar os calções"...
32' - Maxi faz falta sobre Alan, depois do brasileiro lhe ter trocado os olhos com um lance artístico. O livre apontado por Hugo Viana causa alguma confusão na área do Benfica, até que um corte pela linha lateral resolve a situação.
28' - Cardozo falha por muito pouco o golo, após cruzamento da esquerda por Di Maria. Agora Eduardo ia comprometendo, pois atrasou-se na abordagem ao lance e quando chegou já a bola tinha sido cabeceada pelo matador do Benfica.
26' - O árbitro entende que Carlos Martins fez falta por detrás sobre Alan a cerca de dez metros da área benfiquista, descaido sobre o lado esquerdo do meio campo atacante. Hugo Viana bate o livre directo. A bola sai por cima da baliza de Quim.
23' - Filipe Oliveira dá um autêntico brinde a Saviola, isolando o argentino quando tentava atrasar a bola para Eduardo, mas o guarda-redes de Braga sai, felino, aos pés do argentino e faz uma defesa espectacular. O titular da Selecção Nacional esteve em grande neste lance!
20' - Após bom entendimento com Saviola, Ramires entra pela faixa direita e cruza para a área do Braga, mas a bola sobrevoa a zona frontal da baliza de Eduardo sem que apareça alguém. Ramires poderia ter tentado resolver sozinho, mas preferiu o centro...
Atingiu-se o primeiro quarto de hora de um jogo que está electrizante, com o Benfica a atacar e o Braga a defender, ambos com muita competência.
13' - Cartão amarelo para Javi Garcia, que corta enm falta uma arrancada muito perigisa de Mossoró. Livre a cerca de 40 metros da baliza de Quim. É Hugo Viana que marca, mas a bola morre na barreira, com o Benfica a partir de imediato para o contra-ataque.
O Benfica está a sufocar o Sporting de Braga. O jogo decorre quase exclusivamente no meio-campo dos nortenhos.
9' - Maxi trabalha muito bem pela direita e passa para Saviola. O argentino, já dentro da grande-área do adversário, faz um compasso de espera para a entrada de Di Maria, que remata forte, mas a tabelar na defensiva bracarense. Canto para o Benfica.
8' - Cartão amarelo para Evaldo, por entrada muito feia sobre Di Maria no meio-campo. O jogo está a ficar bem durinho...
7' - Eduardo afasta com uma palmada uma bola muito perigosa lançada por intermédio de um pontapé de canto marcado do lado direito do ataque do Benfica.
6' - Jogada muito perigosa do Benfica travada pelo árbitro por fora de jogo de Cardozo, o que é desmentido pelas imagens televisivas. Raça de Coentrão, tabela entre Saviola e Cardozo, com o avançado argentino
3' - Há falta de Filipe Oliveira sobre Di Maria. O argentino faz muito teatro, na expectativa de provocar a amostragem de algum cartão, mas Pedro Proença não vai na conversa do argentino.
2' - O Braga conquista o primeiro canto da partida, sem consequências assinaláveis.
1' - Di Maria inaugura os slaloms por entre pernas bracarenses mas, já sobre a linha de fundo, deixa escapara a bola. Pontapé de baliza para o Braga.
20h18 - Início da partida.
Observa-se um minuto de silêncio em memória de Julinho, antiga glória do Benfica, vencedor da Taça Latina em 1950.
Os jogadores do Benfica envergam o equipamento tradicional, o Sp.Braga aparece hoje de negro.
Estadio da Luz cheio, como seria de supor, dada a importância deste jogo. Mais de sessenta mil espectadores preenchem por completo as bancadas. Adeptos do Sporting de Braga são cerca de três mil.
Estão desfeitas as dúvidas: Saviola joga e vai mesmo ser titular neste encontro.
Equipas:
Benfica
Quim; Maxi Pereira, Luisão(C), David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García; Ramires, Carlos Martins, Di María; Saviola, Cardozo
Suplentes
Júlio César,Júlio César, Sidnei, César Peixoto, Airton, Ruben Amorim, Aimar, Nuno Gomes, Éder Luís, Alan Kardec,
Sporting de Braga
Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés(C), Rodríguez, Evaldo, Andrés Madrid, Hugo Viana, Mossoró; Alan Paulo César, Rentería
Suplentes
Kieszek, Paulão, Miguel Garcia, Luis Aguiar, Olberdam, Rafael Bastos, Matheus, Meyong
Árbitro: Pedro Proença, auxiliado por Tiago Trigo e Ricardo Santos
Os dois primeiros classificados da Liga, e únicos aspirantes ao título nacional, defrontam-se hoje em casa do líder Benfica, que dispõe de três pontos de vantagem sobre o Sp.Braga, sensação deste campeonato.
Uma vitória dos encarnados significa a criação de uma vantagem importantíssima nesta recta final da competição, enquanto que o triunfo dos bracarenses resulta na troca de posições entre as duas equipas, uma vez que os comandados de Domingos Paciência são favorecidos no confronto directo, mercê da vitória sobre as águias na primeira volta por duas bolas a zero.
Estes são "ingredientes" que conferem ao encontro de hoje na Luz a designação de jogo do ano, desafio que pode acompanhar aqui mesmo, com a descrição instantânea das principais incidências da partida, e seguir em directo na Antena1, com relato de Alexandre Afonso e comentários de Joaquim Rita.