"Com efeitos imediatos". Rui Costa assume a presidência do Benfica

por Carlos Santos Neves - RTP
Na primeira declaração pública depois de ter assumido a presidência do Benfica, sobre o relvado da Luz, Rui Costa prometeu dar tudo "para que o clube seja cada vez maior" Miguel A. Lopes - Lusa

O Sport Lisboa e Benfica confirmou ao final da tarde desta sexta-feira que a presidência do clube cabe agora a Rui Costa. A nomeação contou com "o apoio unânime dos membros da direção". O antigo internacional português assume também a presidência da administração da SAD.

A decisão foi tomada em reunião da direção do clube encarnado, depois de Luís Filipe Vieira, detido para interrogatório no âmbito da operação "Cartão Vermelho", ter anunciado a suspensão de funções.

"O Sport Lisboa e Benfica informa que, nos termos que se encontram estatutariamente previstos e em virtude da comunicação realizada hoje pelo Presidente da Direção, Luís Filipe Vieira, o Vice-Presidente Rui Manuel César Costa, assume, com efeitos imediatos, a Presidência do Sport Lisboa e Benfica, nos termos da alínea a do número 3 do artigo 61 dos estatutos do Clube", lê-se num comunicado do Benfica.

"Esta nomeação tem o apoio unânime dos membros da Direção do Sport Lisboa e Benfica", conclui a mesma nota.
Presidência da administração da SAD
Rui Costa assume também a presidência da administração da SAD, segundo um comunicado entretanto remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

"Durante esse período de suspensão [de funções por parte de Luís Filipe Vieira] desempenhará as funções de presidente do Conselho de Administração Rui Manuel César Costa, até agora vogal do Conselho de Administração, mantendo o Conselho de Administração todas as suas atribuições e competências nos termos previstos na lei e nos estatutos", adianta a SAD encarnada.

A sociedade revela que o Conselho Fiscal suspendeu Vieira "na sequência de um pedido que lhe foi dirigido pelo mesmo, tendo em consideração que se encontra em curso um inquérito no âmbito de uma investigação criminal que o envolve e no contexto da qual foi detido".

"Em conformidade, com efeitos imediatos e por prazo indeterminado, nos termos previstos na lei, encontram-se suspensos todos os poderes, direitos e deveres do presidente do Conselho de Administração, Luís Filipe Vieira, exceto os deveres que não pressuponham o exercício efetivo de funções".

A SAD refere ainda que vai pedir a aprovação da CMVM para a realização de uma adenda ao prospeto relativo à subscrição de obrigações, aprovado a 1 de julho de 2021, no âmbito do empréstimo obrigacionista "Benfica SAD 2021-2024".

"Nos termos já previstos nesse prospeto, conforme vier a ser alterado pela mencionada adenda, os investidores que já tenham transmitido as suas ordens de subscrição poderão revogá-las ou modificá-las até 16 de julho de 2021 ou até três dias após a data de aprovação da adenda, caso esta venha a ser aprovada após 13 de julho de 2021".
"Tempos desafiantes"
Na primeira declaração pública depois de ter assumido a presidência do Benfica, sobre o relvado da Luz, Rui Costa prometeu dar tudo "para que o clube seja cada vez maior", para admitir que os "tempos são desafiantes, mas não são tempos de visões", antes de união.

"Assumo esta liderança com o mesmo orgulho, a mesma paixão e compromisso com que vesti pela primeira vez a camisola do nosso Benfica", vincou o antigo internacional português.
"Sei a responsabilidade que hoje assumo, sei o que os benfiquistas esperam de mim. Sei o que os benfiquistas esperam de quem está nesta posição e tudo farei, tudo darei de mim para que o clube seja cada vez maior", prosseguiu.

Apelando à união dos adeptos e associados em torno do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa disse que manterá um foco: "Ganhar".

Como presidente da SAD, Rui Costa quis falar aos obrigacionistas, garantindo que a cúpula encarnada continuará a honrar compromissos.

"Viva o Benfica", concluiu.
"Cartão Vermelho"
Luís Filipe Vieira é um das quatro detidos na operação "Cartão Vermelho". É suspeito de envolvimento em "negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades".

Em causa estão "factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente" e suscetíveis de configurar "crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento".

Foram cumpridos, no quadro desta investigação, mais de 40 mandados de busca a sociedades, residências, escritórios de advogados e uma instituição bancária em Lisboa, Torres Vedras e Braga.

No mesmo processo foram igualmente detidos Tiago Vieira, filho do presidente do Benfica, o agente de futebol Bruno Macedo e o empresário José António dos Santos, conhecido como "o rei dos frangos".

c/ Lusa
pub