Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h25 - Brasil regista 25.019 casos e 527 mortes em 24 horas

O Brasil registou 527 mortes e 25.019 novas notificações de infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde na noite desta segunda-feira.

O país registou 187.291 vítimas mortais e 7.263.619 infeções por covid-19 desde fevereiro, quando o primeiro caso da doença foi confirmado no Brasil.

O Governo brasileiro também destacou que 6.286.980 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto que 789.248 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.

23h20 - México escondeu números reais de contágios e mortes na capital para evitar confinamento

O Governo mexicano adulterou as informações dos boletins epidemiológicos no princípio de dezembro sobre a evolução da pandemia no país para manter a atividade económica na Cidade do México, capital do país, avançou o New York Times.

O artigo intitulado "O México induziu em erro os cidadãos sobre a severidade do [novo] coronavírus na Capital" dá conta de que o executivo federal escondeu dados que, de acordo com os critérios fixados pelas autoridades sanitárias do país, fariam a capital voltar a um confinamento.

Contudo, as autoridades mantiveram os serviços e comércio abertos durante as primeiras duas semanas de dezembro, quando os dados indicavam que, devido à progressão do SARS-CoV-2 na cidade, a capital deveria ter entrado em confinamento no início do mês.

23h16 - Antártida deixa de ser o único continente sem casos após detetado surto

Um surto de covid-19 foi detetado numa base militar na Antártida, o único continente que até agora não tinha sido afetado pela pandemia, divulgou hoje o exército do Chile.

"Testaram positivo para o novo coronavírus 36 homens, 26 dos quais soldados e dez civis de uma empresa de serviços que realizava trabalhos de manutenção programada" na base Bernardo O'Higgins Riquelme, na Antártida, revelou o exército chileno em comunicado.

O contágio terá acontecido após a recente visita àquela base do navio na Marinha chilena ‘Sargento Aldea’, que realizou manobras de apoio logístico entre 27 de novembro e 10 de dezembro, noticia a agência AFP. Depois de completar a sua missão e chegar ao porto de Talcahuano, no sul do Chile, em 16 de dezembro, foram detetados naquele navio três casos positivos de covid-19 num total de 208 tripulantes.

Até então, a Antártida era uma das poucas regiões do mundo onde nenhum caso do novo coronavírus tinha sido registado, após as restrições adotadas e o cancelamento de viagens turísticas.

23h13 - Madeira regista mais uma morte, elevando para dez os óbitos

A Madeira registou hoje uma morte por covid-19, elevando para dez os óbitos e 26 novos casos, sendo nove importados e 17 de transmissão local, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).

23h10 - Presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden vacinado em direto

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu hoje a primeira dose da vacina contra a covid-19, num momento transmitido em direto pelas estações televisivas.

O democrata Joe Biden, de 78 anos, recebeu a primeira dose da vacina Pfizer, a primeira das duas vacinas já autorizadas nos Estados Unidos.

23h05 - França regista 5.797 novos casos e 351 óbitos

A França registou 5.797 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, e mais 351 óbitos em meio hospitalar no mesmo período, segundo dados divulgados hoje pelas autoridades sanitárias.

No domingo, a França registou 12.799 casos e 131 óbitos.

Com os números hoje divulgados, a França totaliza 2,47 milhões de contágios desde o início da pandemia, enquanto os óbitos situam-se nos 60.900, acrescentou a agência de Saúde Pública.

22h50 - Pandemia foi o acontecimento nacional de 2020

A redação da RTP elegeu como acontecimento nacional a pandemia de covid-19. O vírus parou o país na primeira vaga, e provocou um embate profundo na economia. A história deste ano, escreve-se com números demolidores: Mais de 300 mil pessoas foram infetadas, morreram 6 mil.


22h42 - Vacinas não são desculpa para relaxar e colocar outras pessoas em risco

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para o perigo do aligeirar das medidas preventivas da covid-19 face à chegada das vacinas, notando o recorde de infeções diárias que tem vindo a surgir.

"A eficácia das vacinas dá-nos esperança, mas isso não é desculpa para relaxar e colocar-nos e aos nossos entes queridos em risco", alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus em conferência de imprensa.

Tedros Adhanom Ghebreyesus pediu "o reforço das medidas sanitárias básicas que vêm sendo alcançadas em muitos países para controlar o vírus".

"Há quem defenda a ideia de que o vírus só atinge os idosos e que com as vacinas já no horizonte podemos relaxar, mas a Covid-19 também atinge crianças ou adultos, podendo atacar qualquer sistema do corpo, é por isso que há muitas pessoas que sofrem consequências de longo prazo", alertou.

O diretor-geral da OMS acrescentou que "as vacinas vão ajudar a acabar com a pandemia, mas os efeitos da Covid-19 far-se-ão sentir nos próximos anos", considerando que a crise na saúde "agravou as vulnerabilidades e desigualdades do planeta".

22h34 - Primeiras 9.750 vacinas chegam à Madeira no início de janeiro

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que estão "garantidas todas as condições" para a chegada das primeiras 9.750 vacinas contra a covid-19 à região na primeira semana de janeiro.

"Está prevista a chegada das primeiras vacinas à região, 9.750 vacinas, na primeira semana de janeiro, segundo uma previsão adiantada pela comissão nacional", indicou Miguel Albuquerque numa videoconferência.

O governante insular realçou que "a comissão coordenadora regional tem mantido o contacto com a equipa nacional e, neste momento, estão já garantidas todas as condições necessárias para o armazenamento, logística e administração das vacinas no contexto regional, nas ilhas da Madeira e Porto Santo". O responsável adiantou que os frigoríficos para guardar estas vacinas, que foram adquiridos pela região, "já desembarcaram e estão devidamente acondicionados".

22h28 - Angola com 42 novas infeções, três mortes e 103 recuperados

As autoridades sanitárias de Angola anunciaram hoje o registo de 42 novas infeções pelo novo coronavírus, três óbitos e a recuperação de 103 pessoas, somando o país 16.686 casos, 390 mortes e 9.695 recuperados.

22h20 - Lares ilegais nas prioridades de vacinação, 105 encerrados em 2020, diz ministra do Trabalho

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu que todos os idosos em lares ilegais estão abrangidos nas prioridades do plano de vacinação contra a covid-19, adiantando que 105 já foram encerrados este ano.
"Todas as pessoas estão abrangidas, porque a nossa preocupação é a priorização de todas as situações de pessoas que têm mais risco, que são as pessoas mais velhas, que estão em instituições onde há mais risco de propagação. Estão todos abrangidos", disse a ministra Ana Mendes Godinho, que está hoje a ser ouvida a pedido do CDS-PP pela comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia.

A deputada Clara Marques Mendes, do PSD, lembrou que em março o Governo se comprometeu com um levantamento de quantos lares ilegais existem no país.

"Importa perceber se o Governo fez esse trabalho e sabe realmente onde estão todos os idosos, porque não há idosos de 1.ª e idosos de 2.ª. Consegue saber de quantas pessoas estamos a falar e onde é que essas pessoas estão", questionou a deputada social-democrata.

Na resposta, a ministra referiu que em 2020 o Instituto de Segurança Social (ISS) realizou 1.064 ações de inspeção e fiscalização a lares, o que representa um aumento de 50% em ações de fiscalizações a instituições legais e ilegais.

"Isto traduziu-se na identificação de 788 situações irregulares de lares ilegais e já foram encerrados até ao momento, este ano, 105 lares ilegais", adiantou a governante.

22h10 - Casos ativos nas prisões reduzidos para quatro reclusos e 31 trabalhadores

Quatro reclusos e 31 trabalhadores do quadro da Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGRSP) registam casos ativos de covid-19 entre as 20.000 pessoas que integram o universo da DGRSP, informou hoje a instituição.

Segundo dados da DGRSP, há quatro casos ativos entre 11.279 reclusos, sendo de 501 o número de casos clinicamente recuperados, enquanto se mantêm nulo o número de jovens (internados em Centros Educativos) com covid-19, havendo a assinalar, já há algum tempo, quatro casos clinicamente recuperados.

21h57 - Vírus do Sars-Cov-2 já teve 17 mutações

As mudanças podem provocar efeitos diferentes na detecção nos testes, ou por exemplo na resposta imunológica de pessoas que já tiveram covid-19. Para já, não há nenhuma indicação de que a vacina possa estar comprometida.


21h52 - EUA. Campanha de vacinação já começou em alguns Estados

A vacina da Moderna contra a Covid-19, a segunda a ser aprovada nos Estados Unidos, já está a ser usada no Estado de Connecticut, uma semana depois da concorrente desenvolvida pela Pfizer/BioNTech.

A vacina da Moderna, que tem de ser tomada em duas doses com um intervalo de algumas semanas entre si e é menos exigente em termos de conservação e transporte.

Os primeiros a serem vacinados com o novo produto da Moderna foram enfermeiros e médicos do hospital de Hartford, em Connecticut.

21h41 - Cabo Verde reporta mais 21 casos positivos nas últimas 24 horas

Cabo Verde registou mais 21 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e elevou para 11.600 os casos acumulados desde 19 de março, informou hoje fonte oficial do Ministério da Saúde.

21h35 - Quanto mais se transmite um vírus mais mutações pode sofrer, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) esclareceu que a nova variante do coronavírus identificada no Reino Unido não é a mesma que foi descoberta na África do Sul.
A confusão surgiu do facto de as duas estirpes terem sido identificadas quase em simultâneo.

"Os vírus sofrem mutação, é natural e temos que esperar por isso", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa.

"Quanto mais se transmite um vírus mais mutações pode sofrer. Isto realça a importância de parar a transmissão do vírus o quanto antes”, acrescentou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

21h15 - Idosos de asilo em Braga passam Natal na instituição para minimizar contágio

Para minimizar o riscos e contágio, muitos idosos vão ficar afastados da família durante o Natal.
No asilo de São José, em Braga, perto de uma centena de utentes vão passar a quadra natalícia no lar na companhia de alguma funcionárias.

20h38 - Vai começar a vacinação contra a Covid-19 em Portugal

A partir deste domingo começam a ser chamados profissionais de saúde de cinco centros hospitalares de Porto, Lisboa e Coimbra. A vacina da Pfizer foi autorizada para toda a Europa, neste dia marcado pelas reacções à nova estirpe detectada no Reino Unido. A ministra Marta Temido diz que não é mais letal mas é mais contagiosa.


20h30 - Europa dá luz verde à vacina mas adverte contra expectativas exageradas

A Agência Europeia do Medicamento considera segura a vacina do consórcio Pfizer e BioNTech. A Comissão Europeia deu luz verde à vacinação e tem garantida a compra de 300 milhões de doses.

O regulador europeu diz ainda que não está provado que a vacina não seja eficaz nas novas variantes do vírus e avisa que, embora seja muito importante, este é apenas o primeiro passo no regresso à normalidade - um cenário que ainda vai demorar algum tempo

20h24 - Nova variante descoberta no Reino Unido "não está fora de controlo", diz OMS

A nova variante do coronavírus descoberta no Reino Unido, "não está fora de controlo", disse hoje o responsável da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela área das emergências sanitárias.

"Tivemos um R0 (taxa de reprodução do vírus) muito superior a 1,5 em momentos diferentes durante esta pandemia e controlámos isso. Esta situação não está, portanto, fora de controlo", disse Michael Ryan em conferência de imprensa.

O especialista da OMS reforçou que não existem indícios científicos de que a nova estirpe do coronavírus identificada no Reino Unido cause uma infeção mais grave ou afete a eficácia dos testes de diagnóstico e das vacinas.
As autoridades britânicas informaram a Organização Mundial de Saúde (OMS) "que não acreditam que isso terá qualquer impacto sobre a vacina", disse Maria Von Kerkhove, chefe da equipa técnica anti-covid da organização, na conferência de imprensa, em Genebra.

A especialista confirmou que a nova estirpe é mais contagiosa, o que explica que no Reino Unido a taxa de transmissibilidade do vírus (quantas pessoas são contaminadas por cada infetado) passou de 1,1 para 1,5, coincidindo com a propagação desta variante.



20h07 - Surto com 21 utentes e 11 funcionários infetados em lar de Mértola

Um surto com 21 utentes e 11 funcionários infetados pelo vírus da doença covid-19 foi detetado no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no distrito de Beja, disse hoje à Lusa o provedor.

O primeiro caso de infeção confirmado foi de um utente do lar, que começou a ter febre e foi ao hospital de Beja, onde fez um teste de despiste do vírus que deu resultado positivo, explicou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM), José Alberto Rosa.

19h56 - Estado mais populoso do Brasil alerta que pandemia continua "com força total"

As autoridades do estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil, com 46 milhões de habitantes, alertaram hoje que a pandemia de covid-19 continua "com força total" e renovaram os apelos sobre as regras de isolamento social.

"O vírus ainda está muito perto de todos nós e devemos respeitar as restrições, pois embora estejamos exaustos, a pandemia continua com força total", disse o secretário de Saúde do governo regional de São Paulo, Jean Gorinchteyn.

O estado de São Paulo é o mais afetado pela pandemia no Brasil, com 45.136 mortos e mais de 1,3 milhões de infetados.

19h48 - Bruxelas já aprovou colocação no mercado de vacina aprovada pela EMA

A Comissão Europeia autorizou hoje a colocação no mercado da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, horas após a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado o seu parecer científico favorável, anunciou a presidente do executivo comunitário.

"Hoje acrescentámos um importante capítulo ao nosso combate contra a covid-19. Tomámos a decisão de disponibilizar aos cidadãos europeus a primeira vacina contra a covid-19. Concedemos autorização comercial condicional à vacina produzida pelo BioNTech e Pfizer", anunciou Ursula von der Leyen, numa declaração à imprensa desde a sede da Comissão Europeia, em Bruxelas.

Sublinhando que a autorização da Comissão Europeia ocorre depois de a EMA ter concluído que esta vacina é segura e efetiva contra a covid-19, ao cabo de um processo "minucioso", Von der Leyen adiantou que o laboratório da Pfizer na Bélgica começará a enviar as primeiras remessas de vacinas "nos próximos dias", e, tal como previsto pelo executivo comunitário, a vacinação pode assim arrancar entre 27 e 29 de dezembro em todos os países da União.

"Esta é uma bela forma de terminar este ano difícil e finalmente começar a virar a página da covid-19. Esta é a nossa primeira vacina, outras serão aprovadas em breve se se revelarem seguras e eficazes", declarou Von der Leyen, apontando que "a EMA vai emitir a sua opinião sobre a segunda vacina, a da Moderna, já dia 06 de janeiro".

19h40 - Nova variante do Reino Unido é diferente da descoberta na África do Sul

A Organização Mundial da Saúde (OMS) esclareceu, esta segunda-feira, que a nova variante do coronavírus identificada no Reino Unido não é a mesma que foi descoberta na África do Sul.

A confusão surgiu do facto de as duas estirpes terem sido identificadas quase em simultâneo.

"Os vírus sofrem mutação, é natural e temos que esperar por isso", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa.

19h34 - Antigo Hospital Militar de Belém cria mais 30 camas para acolher até 90 doentes

O antigo Hospital Militar de Belém, que tem funcionado desde junho como Centro de Acolhimento covid-19, aumentou a capacidade em mais 30 camas, podendo acolher até 90 doentes, após a recente recuperação do terceiro piso.

"É uma unidade reconstruída e reabilitada, entre em março e abril, com grande esforço e celeridade. Alivia camas dos outros hospitais, com outras valências e especialidades, e há aqui um funcionamento em rede. Serve de complemento e verifica-se um trabalho extraordinário do Exército", quer nas obras nas instalações, quer em termos de meios humanos envolvidos (médicos, enfermeiros, etc), disse Gomes Cravinho, ministro da Defesa Nacional.

19h22 - António Costa: Vacina "é segura e facultativa" além de "fundamental para vencer o vírus"

Após a reunião de trabalho, por videoconferência, com os representantes da "task force" para abordar o Plano de Vacinação de combate à Covid-19, o primeiro-ministro anunciou que "Portugal está preparado" para começar a vacinar a população.

Numa mensagem através do Twitter, António Costa afirmou que "a vacina é segura e facultativa", não deixando de frisar que é um "meio fundamental para vencer o vírus".


O primeiro-ministro confirmou ainda que a vacinação contra a Covid-19 "terá início no domingo, dia 27".

"Tal como previsto, as primeiras vacinas serão administradas a profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes com covid", escreveu António Costa.

19h03 - Nova variante é mais transmissível o que a torna mais preocupante

A nova variante do SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido não tem mais riscos de complicações hospitalares, nem de letalidade, mas é mais transmissível, o que a torna "mais preocupante", afirmou hoje a ministra da Saúde.

Até ao momento a nova variante ainda não foi observada em Portugal, afirmou aos jornalistas Marta Temido, no final de uma reunião de trabalho sobre o Plano de Vacinação de combate à covid-19, em Lisboa, na qual estiverem presentes vários ministros, representantes da ‘task force’ e o primeiro-ministro, que participou por videoconferência por estar em isolamento profilático.

"O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge tem trabalhado na sequenciação do genoma do vírus desde abril e os últimos estudos que realizou e que se reportam ao mês de novembro, já durante a segunda vaga da doença, não indicavam a presença desta mutação no nosso país", disse, explicando essas análises se reportam a um universo razoável de 16 distritos e 113 concelhos.

Marta Temido salientou que o mais importante é a população manter as medidas de precaução que "são essenciais para esta mutação [do vírus] como para outras".

18h55 - Câmara do Porto disponível para ceder espaços de vacinação

O presidente da Câmara do Porto revelou hoje ter disponibilizado apoio logístico para a vacinação contra a Covid-19 à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), admitindo a cedência de dois locais para instalar centros de vacinação.

"Para a vacina da covid, a Câmara do Porto está disponível. Da mesma maneira que disponibilizamos dois locais para o rastreio da covid, no Parque da Cidade e em São Roque, admitimos, por exemplo que possa ser montada uma grande tenda num sítio qualquer ou em dois sítios da cidade", afirmou Rui Moreira, durante a reunião do executivo.

O independente não tem dúvidas de que, quando as vacinas chegarem em grandes quantidades, os centros de saúde "não vão ter capacidade" para proceder à vacinação de todas as pessoas que o desejarem, podendo estas estruturas representar uma alternativa.

Rui Moreira adiantou que a disponibilidade logística do município para auxiliar na vacinação contra a Covid-19 foi já comunicada ao presidente da ARS-N na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil que decorreu na quarta-feira.

18h50 - Espanha regista mais de 22.000 novos casos desde sexta-feira e 334 mortes

A Espanha registou desde sexta-feira 22.013 novos casos de covid-19, elevando para 1.819.249 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 334 mortes durante o fim de semana atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 49.260.

18h36 - Moçambique regista mais uma morte e 127 novos infetados

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, a morte de mais um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o número de óbitos para 149, havendo ainda 127 novos casos.

18h22 - Reino Unido ultrapassou dois milhões de infeções

O Reino Unido registou 33.364 novos de covid-19 casos nas últimas 24 horas, um dos mais altos de sempre, ultrapassando os dois milhões desde o início da pandemia, e 215 mortes, divulgou o Ministério da Saúde britânico.

O número elevado de casos é atribuído à nova variante do SARS-Cov-2, considerada até 70 por cento mais contagiosa, e que ditou a introdução de um confinamento na região de Londres e sudeste de Inglaterra desde domingo.

No domingo tinham sido notificadas 35.928 novos casos, um novo recorde desde o início da pandemia, e 326 mortes.

18h07 - Viana do Castelo é o único distrito a Norte com aumento de novos casos

O distrito de Viana do Castelo foi o único a Norte que, entre a segunda e terceira semana do mês, registou um aumento de novos casos de infeção por SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde.

O relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica entre a segunda e terceira semana de dezembro. Dos seis distritos abrangidos pela ARS-N, Viana do Castelo foi o único com um aumento de novos casos de infeção, sendo que a subida foi de 43 por cento.

17h51 - Suécia fecha fronteira com Dinamarca para evitar nova estirpe

O Governo sueco anunciou hoje que fechou a sua fronteira com a Dinamarca, alegando motivos de saúde, já que foram detetados casos da nova estirpe do coronavírus cuja expansão é considerada descontrolada no Reino Unido.

O principal objetivo do encerramento da fronteira entre os dois países vizinhos é impedir que os dinamarqueses façam compras na Suécia, já que as lojas estão fechadas no lado dinamarquês, explicou o ministro do Interior sueco, Mikael Damberg, em conferência de imprensa. A Dinamarca é um dos países onde foi identificada uma mutação do coronavírus SARS-CoV-2, inicialmente identificada no Reino Unido e apresentada como mais contagiosa.

17h40 - Itália regista 415 mortes no dia em que inicia limitação de mobilidade

A Itália registou 415 mortes e 10.872 novas infeções com a doença covid-19 nas últimas 24 horas, no dia em que começa a proibição de mobilidade entre as regiões, por causa das festas de Natal.

O Ministério da Saúde italiano anunciou que o número de mortes com a covid-19 no país, desde o início da pandemia, é agora 69.214. Com mais 10.872 novas infeções nas últimas 24 horas, o número total de casos passa para 87.889.

17h33 - Mais cinco concelhos com risco extremo de casos acumulados de infeção

Há mais cinco concelhos, num total de 30, cuja taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus foi superior a 960 casos por 100 mil habitantes, entre 04 e 17 de dezembro.

Os últimos dados hoje divulgados no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a taxa de incidência de casos acumulados entre 04 e 17 de dezembro por concelhos indicam que subiu de 25 para 30 o número de concelhos em risco extremo, nos quais foram registados mais de 960 casos de infeção por 100 mil habitantes. Entre os concelhos mais fustigados pelo número de infeções pelo novo coronavírus está o Vimioso, com 2.908 casos por 100 mil habitantes, seguido de Marvão com 2.862/100 mil habitantes e Castelo de Vide com 2.364 infeções/100 mil habitantes.

17h27 - Países da UE decidem manter abertas fronteiras do espaço Schengen

Os países da União Europeia decidiram manter abertas as fronteiras internas do espaço Schengen depois de alguns Estados-membros, como Portugal, Alemanha, França, Itália ou Bélgica terem suspendido as ligações ao Reino Unido devido à nova estirpe do coronavírus.

"Dada a experiência tida no início da pandemia, os Estados-membros (...) sublinharam a importância de manter as fronteiras abertas dentro do espaço Schengen", avançaram fontes europeias.

Os responsáveis técnicos dos 27 países da União Europeia realizaram, hoje de manhã, uma reunião de urgência do mecanismo de crise do IPCR (Resposta Política Integrada à Crise, na sigla em inglês) que durou três horas. Embora não tenham chegado a acordo sobre medidas relativas à reabertura das fronteiras com o Reino Unido, mas, de acordo com as mesmas fontes, ouvidas pela agência espanhola de notícias Efe, uma questão importante para os Estados-membros foi "o repatriamento de cidadãos [britânicos] e residentes legais que [estão noutros países, mas] pretendam regressar do Reino Unido".

Nas últimas 24 horas, países como Portugal, Bélgica, Itália, Alemanha, França, Holanda ou Áustria decidiram proibir voos e ligações ferroviárias com o Reino Unido, enquanto a Irlanda impôs restrições e a Grécia exigiu uma quarentena de sete dias a todas as pessoas provenientes daquele país.

17h21 - Reino Unido corre risco de escassez de produtos frescos no Natal

O Reino Unido pode enfrentar uma escassez de produtos frescos, como frutas e legumes, nas festas de fim de ano, devido ao encerramento de fronteiras após a descoberta no território de uma nova variante do novo coronavírus.

17h00 - Nova estirpe do novo coronavírus já identificada em vários países

A nova estirpe do SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido, apresentada como mais contagiosa e que está a inquietar o mundo, já está a circular em vários países e territórios, dentro e fora da Europa, segundo as últimas informações.

Bélgica, Gibraltar (território britânico situado no extremo sul de Espanha e reivindicado por Madrid), Dinamarca e Austrália são os mais recentes países e territórios onde a nova variante do coronavírus responsável pela doença Covid-19 foi identificada, cuja presença já tinha sido confirmada anteriormente nos Países Baixos, Itália ou na África do Sul.

A Bélgica anunciou esta segunda-feira ter detetado no país a nova variante do SARS-CoV-2, precisando que esta circula há pelo menos um mês no território belga.

"Esta variante não se limita ao Reino Unido, já foi detetada em outros lugares do mundo, entre os quais nos Países Baixos e na Bélgica", declarou o porta-voz da equipa técnica belga responsável pelo combate contra a covid-19, o virologista Yves Van Laethem.

O especialista precisou que até à data "existem quatro casos conhecidos na Bélgica" e que a deteção "foi feita há um mês".

"É possível que existam mais casos a circular no nosso país e em outros países da Europa continental", acrescentou Van Laethem.

O virologista lembrou que esta variante do SARS-CoV-2 é conhecida "desde o mês de setembro" e que atualmente representa "60 por cento das novas infeções no Reino Unido".

"Existem outras estirpes que circulam no nosso país e em outros países (...). É totalmente normal que as variantes apareçam" e que "acabem por se tornar dominantes", prosseguiu o especialista, realçando que, até ao momento, não está totalmente comprovado se esta estirpe se transmite com mais facilidade.

16h35 - Médicos quenianos em greve por condições e proteção contra pandemia

Médicos quenianos e outro pessoal de saúde crucial nos hospitais públicos iniciaram hoje uma greve nacional contra a falta de equipamento de proteção pessoal e seguro para os trabalhadores da linha da frente que lutam contra a covid-19.

O Sindicato dos Médicos, Farmacêuticos e Dentistas do Quénia anunciou que os seus 7.200 membros foram convidados a deixar de trabalhar até o governo satisfazer as suas exigências, o que significa que a maioria do pessoal médico queniano nos hospitais públicos está a fazer piquetes no meio de uma pandemia crescente.

O Quénia comunicou 94.500 casos de covid-19 desde que o primeiro positivo foi detetado, em meados de março, e 1.639 mortes.

Mais de 36.000 clínicos e enfermeiros iniciaram uma greve há 15 dias e as conversações para os fazer regressar ao trabalho entraram hoje em colapso, disse o secretário-geral adjunto da União dos Oficiais Clínicos do Quénia, Austine Oduor Otieno.

16h21 - Aprovação da vacina é "passo decisivo no combate" à pandemia, diz Infarmed

O Infarmed saudou hoje a aprovação da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19, classificando a decisão da Agência Europeia do Medicamento (EMA) como um "passo decisivo no combate" à pandemia.

"A etapa hoje concluída com a avaliação favorável desta primeira vacina para prevenir a covid-19 constitui um passo decisivo no combate a esta pandemia que nos afeta a todos", sublinhou o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Citado em comunicado, Rui Santos Ivo deixou elogios à agência europeia, considerando que a decisão hoje anunciada é mais um exemplo ilustrativo de como o sistema europeu de avaliação de medicamentos é uma mais valia. A EMA aprovou hoje a utilização da vacina da Pfizer-BionNTech contra a covid-19, que poderá assim começar a ser administrada na União Europeia ainda este ano.

A vacina desenvolvida conjuntamente pelos laboratórios Pfizer e BioNTech (Alemanha) é a primeira a ser aprovada para utilização na UE. Esta mesma vacina já começou a ser administrada em vários países ocidentais, como por exemplo no Reino Unido e nos Estados Unidos.

16h07 - Total de infetados em surto em aldeia de Elvas sobe para 92

O surto de covid-19 na freguesia rural de Terrugem, no concelho de Elvas, distrito de Portalegre, já infetou 92 pessoas da comunidade, mais 60 do que o anterior balanço, disse hoje o presidente do município.

15h50 - Câmara de Vidigueira, no Alentejo, fecha equipamentos devido a aumento de infeções.

A Câmara de Vidigueira, no Alentejo, fechou equipamentos municipais e suspendeu o atendimento público presencial, devido ao "aumento substancial" de casos de infeção pelo vírus que provoca a doença Covid-19 no concelho.

Em comunicado, a autarquia, do distrito de Beja, explica que adotou aquelas medidas "tendo em conta a evolução dos níveis de propagação da doença e a necessidade de garantir condições de segurança e saúde adequadas à prevenção de riscos de contágio" no concelho.

O município refere que Vidigueira registou um "aumento substancial" de casos na última semana, mas "mantém-se na situação de risco moderado" na atualização da lista dos concelhos de risco anunciada na quinta-feira pelo Governo, porque a avaliação foi feita tendo "em conta um intervalo de datas que não contemplou ainda a atual realidade do concelho e que terá efeitos apenas na próxima avaliação".

15h41 - Portugal com 2099 novos casos e 57 óbitos nas últimas 24 horas

Registaram-se mais 2099 novos casos de infeção por Covid-19 em Portugal no último dia, elevando para 376220 o total de casos desde o início da pandemia no país.

Ocorreram ainda mais 57 mortes em território nacional devido ao novo coronavírus, para um total de 6191.

Do total de novas infeções nas últimas 24 horas, 858 registaram-se a Norte do país, 352 no Centro, 711 em Lisboa e Vale do Tejo, 105 no Alentejo, 34 no Algarve, 23 nos Açores e 16 na Madeira.

Segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde, há também mais 2370 pessoas dadas como recuperadas da Covid-19. O total de recuperados passa, assim, para 299603 desde o início da pandemia no país.

O número de internamentos subiu no último dia, havendo hoje mais 131 pacientes nesta situação, para um total de 3158. O mesmo acontece em Unidades de Cuidados Intensivos, onde estão agora 502 doentes (mais 19 do que na véspera).

15h33 – PSD quer apoio do Estado português na vacinação de emigrantes em crise

O PSD defendeu hoje um apoio do Estado português aos emigrantes a passar por situações de maior dificuldade no estrangeiro para que estes possam ter acesso às vacinas contra a Covid-19.

"Torna-se fundamental que os portugueses que possam estar a passar por situações de maior dificuldade no estrangeiro possam também ter acesso às vacinas de forma a estarem mais protegidos perante este surto viral", lê-se na missiva.

15h23 – Pandemia traduziu-se em “menor pressão” sobre o ambiente em 2020

O ano de 2020 exerceu “menor pressão” no ambiente, com a pandemia de Covid-19 a reduzir o uso de combustíveis fósseis e o consumo de energia, levando à melhoria da qualidade do ar, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

As emissões derivadas da queima de combustíveis fósseis desceram 21,9%, o consumo de eletricidade e de gás natural caiu 3,8% e 9,4%, respetivamente, foram também gerados menos resíduos setoriais (3,9% entre janeiro e junho) e o INE salienta ainda alterações de padrões de consumo das famílias entre janeiro e setembro, face ao período homólogo de 2019, com a descida do consumo de bens correntes não alimentares.

“A crise pandémica acabou por funcionar como um travão ao consumo, aliviando a pressão sobre o ambiente”, refere o relatório do INE, que não deixa de mencionar também um efeito conexo ao nível da reciclagem, uma vez que “as famílias tiveram uma preocupação acrescida com a separação do lixo”. Apesar do aumento de 4,7% dos resíduos urbanos, registou-se um crescimento de 12,9% na recolha seletiva por ecoponto.

A quebra acentuada na utilização dos transportes, resultante do confinamento e das restrições associadas ao combate à pandemia, foi também destacada, sobretudo no transporte aéreo, com uma quebra de 67,7% nos passageiros e de 55,9% no número de aviões em operação, bem como de 56,6% das emissões de dióxido de carbono (CO2).

15h20 – Maioria dos portugueses gostava de manter teletrabalho, segundo estudo

Mais de 60% dos inquiridos gostaria de manter o teletrabalho, num futuro próximo, pelo menos em parte, com 51% a preferir um modelo misto, segundo um estudo do grupo Ageas e da Eurogroup Consulting Portugal.

“Cerca de 62% dos inquiridos admite que gostaria de trabalhar a partir de casa, optando a maioria (cerca de 51%) por um modelo misto: 29% entre 50 a 99% do tempo em teletrabalho, e 22% com menos de 50% em teletrabalho”, lê-se num comunicado divulgado hoje pelas duas organizações.

De acordo com a mesma nota, “os restantes inquiridos (38%) referem que não gostariam de trabalhar a partir de casa no futuro, notando-se uma ligeira resistência nas idades mais avançadas”.

O estudo, realizado entre 9 e 23 de setembro de 2020, junto de uma amostra de 1.744 pessoas, com idade superior a 18 anos, residente em Portugal, descobriu ainda que “77% dos portugueses revelam-se satisfeitos com a forma como a sua empresa se ajustou ao teletrabalho.

15h11 – Nova variante do vírus acelera propagação da doença na África do Sul

As autoridades de Saúde sul-africanas anunciaram que uma nova variante do novo coronavírus está a impulsionar o ressurgimento de novos casos de Covid-19 no país, que regista cerca de um milhão de infeções.

De acordo com as autoridades da saúde e uma equipa de cientistas sul-africanos da Universidade do KwaZulu-natal, no litoral do país, que lideram a estratégia de contenção do vírus, a nova variante, conhecida como 501.V2, é dominante entre as novas infeções confirmadas na atual vaga de Covid-19 na África do Sul.

A nova variante, semelhante à britânica, parece ser mais infecciosa que o vírus original, estando os cientistas sul-africanos a estudar a eficácia das vacinas da Covid-19 nestes casos, segundo o Governo.

15h00 – Junta do Areeiro em Lisboa cria centro de testes para moradores

A Junta de Freguesia do Areeiro, em Lisboa, criou um centro de testagem ao novo coronavírus, com "preços mais reduzidos" e um número próprio para marcações, para garantir vagas no menor espaço de tempo possível, foi hoje anunciado.

"É um projeto inovador que pretende descansar todos os que querem passar a época festiva sem sobressaltos", lê-se numa nota da Junta de Freguesia.

O centro de testagem, destinado aos moradores da freguesia do Areeiro e que está localizado na Alameda Dom Afonso Henriques, junto à Fonte Luminosa, começou a funcionar hoje e prevê-se que esteja aberto durante três meses.

14h40 – Espanha suspende voos provenientes do Reino Unido de forma concertada com Portugal

O governo espanhol anunciou hoje que decidiu, de forma coordenada com Portugal, suspender os voos vindos do Reino Unido a partir de terça-feira, exceto para os cidadãos espanhóis ou residentes neste país.

"O Governo espanhol decidiu, de forma concertada com Portugal, a suspensão dos voos procedentes do Reino Unido a partir de amanhã [terça-feira], exceto para os cidadãos espanhóis ou residentes" em Espanha, de acordo com um comunicado de imprensa.

Segundo a mesma nota, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, acaba de ter uma conversa "sobre estas decisões comuns" com o seu homólogo, o primeiro-ministro português, António Costa.

14h30 – Ursula von der Leyen: “Vamos agir rápido”

A presidente da Comissão Europeia já reagiu à aprovação da vacina da Pfizer por parte da Agência Europeia do Medicamento.

"Este é um momento decisivo nos nossos esforços para fornecer vacinas seguras e eficazes aos europeus!", escreveu no Twitter.

"Agora vamos agir rápido", acrescentou. "Espero uma decisão da Comissão Europeia até ao final da tarde".


14h12 – Agência Europeia do Medicamento aprova vacina da Pfizer

A Agência Europeia de Medicamentos aprovou, esta segunda-feira, a vacina da Pfizer/BioNTech contra o novo coronavírus.

A EMA diz que os benefícios da vacina são maiores do que os riscos e garante que a segurança foi a "prioridade número um".

A agência diz ainda que não há qualquer evidência que possa sugerir que "a vacina não funcione contra a nova variante do coronavírus".

"A nossa escrupulosa avaliação significa que podemos assegurar com confiança aos cidadãos da União Europeia sobre a segurança e eficácia desta vacina e que ela dá resposta aos standards de qualidade necessários", disse Emer Cooke, diretora executiva da EMA.

"No entanto, o nosso trabalho não termina aqui. Vamos continuar a recolher e analisar dados sobre a segurança e eficácia desta vacina para proteger as pessoas que tomem a vacina na UE”, acrescentou.

14h02 – Macau aumenta período de quarentena obrigatória de 14 para 21 dias

14h01 – “Queríamos começar a proteger quem mais nos protege a nós”

Vários profissionais de saúde já foram contactados para serem vacinados e em várias instituições o número de respostas “nos primeiros minutos foi muito elevado”.

“O que nos faz encarar com uma grande expetativa aquilo que seja a adesão dos profissionais de saúde à vacinação”, disse a ministra portuguesa da Saúde.

13h57 – Governo angolano aprova Plano de Vacinação que prioriza pessoas acima dos 40 anos

13h55 – A nova variante descoberta no Reino Unido

A ministra da Saúde revelou que tinha conhecimento que nas últimas semanas tinha havido no Reino Unido um crescimento de novos casos e que estudos identificaram uma variante do vírus SARS-CoV-2.

“Será uma variante que não tem mais riscos de complicações hospitalares do que as restantes. Que não terá maior risco de letalidade do que as anteriores. Mas que terá uma capacidade de se introduzir e de se multiplicar de uma forma mais acentuada”, acrescentou.

Marta Temido recordou ainda que “o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge tem trabalhado na sequenciação do genoma do vírus desde abril e os últimos estudos que realizou, que se reportam ao mês de novembro (…) não indicavam a presença desta mutação no nosso país”.

13h54 – 75 mil vacinas por dia

Quando questionada com as declarações do coordenador da task force que afirmou que iriam ser administradas 75 mil vacinas por dia.

Marta Temido disse que “em janeiro esse número, com alguma dose de probabilidade, estará já a ser garantido”.

13h52 – O calendário

Para a primeira semana de janeiro, dependendo da entrega de mais doses de vacinas, Marta Temido anunciou que haverá um “alargamento da vacinação a outros estabelecimentos hospitalares e outras unidades do SNS e prioritariamente a funcionários de instituições residências para pessoas institucionalizadas”.

A ministra da Saúde salientou que o calendário ainda está a ser aperfeiçoado. “Há um conjunto de operações que passam pela definição das instituições”.

Marta Temido convida ainda os funcionários de saúde a serem vacinados.

13h51 – Portugueses que cheguem do Reino Unido sem teste negativo serão testados no aeroporto

Os cidadãos portugueses que venham do Reino Unido e não possuam um teste negativo à Covid-19 serão encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para realização de um teste no interior do aeroporto.

A informação foi avançada em comunicado pelo Governo, que teve em consideração “o curto espaço de tempo que foi dado às companhias aéreas para o cumprimento” do diploma que estabelece “medidas de reforço do controlo da circulação de passageiros provenientes do Reino Unido a fim de evitar a propagação da nova variante do vírus SARS-CoV-2”.

13h49 – Primeiras vacinas da Pfizer chegam dia 26 de dezembro a Portugal

A equipa que compõe o plano de vacinação contra a Covid-19 esteve reunida. No final a ministra da Saúde revelou que a Pfizer entrega a vacina em Portugal “ainda no dia 26 de dezembro das primeiras doses”.

A vacinação começa dia 27 como estava previsto.

“Todos os meios técnicos e setores têm estado a trabalhar em articulação”.

No primeiro momento de vacinação foram selecionados “os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes Covid-19” de cinco centros hospitalares do SNS.

O Centro Hospital Universitário de São João, o Centro Hospitalar Universitário do Porto, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, instituições designadas de fim de linha.

13h32 - TAP reduz capacidade em 71% e número de voos em 72% em novembro

A TAP reduziu a capacidade em 71% e o número de voos em 72% em novembro, face a igual período de 2019, afirmou o presidente executivo da companhia, Ramiro Sequeira, numa mensagem enviada aos trabalhadores.

Relativamente aos primeiros nove meses do ano, os principais indicadores - número de passageiros e voos, capacidade, ‘load factor’ (relação entre uma carga específica e o peso total da aeronave), ‘block hours’ (unidade de medida usada na aviação) e receita por passageiro - registaram quedas entre 63% e 70%, face ao mesmo período do ano anterior.

13h12 - Câmara de Arraiolos suspende atendimento após infeção de dois funcionários

12h57 - Açores com 29 novos casos

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 29 novos casos positivos de covid-19, sendo 26 em São Miguel e três na Terceira, e 20 doentes recuperaram, foi hoje anunciado.

12h55 - Arábia Saudita fecha fronteiras até ao início do ano

12h54 - Apenas 40 por cento dos espanhóis mostra-se disponível para ser vacinado, de acordo com um sondagem realizada no país

12h53 - Kuwait suspende todos os voos comerciais e fecha todas as fronteiras até ao dia 1 de janeiro

12h52 - Redução da atividade económica agrava-se em novembro e variação de preços mantém-se negativa - INE

O Instituto Nacional de Estatística (INE) sinalizou hoje uma interrupção da recuperação parcial da atividade económica observada desde maio, com um ritmo mais lento em setembro e outubro.

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura do INE, o indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia, diminuiu em outubro, (dos -1,0 pontos de setembro para os -2,1 pontos em outubro) "suspendendo o perfil de recuperação observado entre abril e setembro, após ter registado o mínimo da série em abril".

12h49 - Restrições a passageiros do Reino Unido com "grande" impacto na Madeira

As restrições à entrada de passageiros provenientes do Reino Unido vão ter um "grande" impacto no turismo da Madeira, tendo em conta os milhares de visitantes previstos no Natal e Fim do Ano, disse hoje o secretário regional do turismo. Leia aqui.

12h47- Bruxelas vai fornecer 20 milhões de testes rápidos aos Estados-membros

A Comissão Europeia vai fornecer 20 milhões de testes rápidos de deteção da covid-19 aos Estados-membros, anunciou hoje a instituição, sublinhando que a testagem continuará a ser "fundamental", mesmo com o arranque da campanha de vacinação. 

12h28 - Papa Francisco promete aos trabalhadores do Vaticano que ninguém vai perder o trabalho por causa da pandemia

"Vocês são o mais importante aqui. Ninguém fica de fora, ninguém vai perder o trabalho", disse.

A pandemia atambém atingiu de forma severa as finanças do Vaticano.

12h23 - Uruguai envia militares para as fronteiras

O Uruguai vai fechar-se por completo nos próximos 20 dias e enviar tropas para as fronteiras com Brasil e Argentina para controlar a situação de Covi-19 no país.

12h22 - PSD quer saber como se definiram grupos de riscos e ordem de prioridade de vacinação

12h05 - Macron continua a apresentar alguns sintomas da Covid-19 mas a sua condição geral é estável, diz porta-voz do Governo

FRENCH PRESIDENT MACRON IS STILL DISPLAYING SOME SYMPTOMS OF COVID-19 BUT HIS OVERALL CONDITION IS STABLE - FRENCH GOVT SPOKESMAN

11h55 - Nova Estirpe. Mutações do vírus Sars-Cov-2 podem ter implicação nos testes PCR ou na resposta imunológica
 11h37 - Rússia suspende voos de e para o Reino Unido durante uma semana

11h33 - Suíça exige quarentena a todas as pessoas que entraram no país do Reino Unido e África do Sul desde o dia 14 de dezembro

11h12 - Omã decidiu encerrar todas as fronteiras durante uma semana por causa da nova estirpe do vírus

10h56 - França diz que está a trabalhar num plano para assegurar o movimento de mercadorias do Reino Unido para a Europa e vice-versa

10h40 - Índia suspende voos do Reino Unido para o país

10h31 - Corrida de São Silvestre da Amadora cancelada

A corrida de São Silvestre da Amadora foi hoje cancelada devido à pandemia de covid-19, com a organização a referir que não existem condições de saúde pública para realizar a prova em "absoluta segurança".

10h17 - SARS-CoV-2. O que se sabe sobre a nova estirpe?

Saiba mais aqui sobre a nova estirpe do vírus SARS-CoV-2 que foi detetada Reino Unido.

10h14 - África com mais 337 mortes e 18.418 infetados em 24 horas

09h55 - Milhares de camiões estão a ser barrados à saída do Reino Unido
 09h54 - Voos do Reino Unido: Procedimento "em permanente avaliação", sublinha Eduardo Cabrita
 09h38 - Bielorrússia aprovou a vacina russa Sputnik V

09h32 - Cadeia britância de supermercados Sainsbury avisa que vão começar a faltar produtos se as ligações não forem rapidamente reabertas com os países europeus

09h25 - União Europeia vai pagar 15.5 euros por dose da vacina da Pfizer-Biontech, de acordo com documentos a que a Reuters teve acesso

09h23 - AstraZeneca e o Instituto russo Gamaleya, que desenvolveu a vacina Sputnik, vão assinar um memorando de entendimentos, diz o Kremlin

Putin alega que a combinação das duas vacinas pode aumentar a eficácia.

09h00 - Profissionais de saúde já estão a ser contactados para receber vacina contra a Covid-19
 08h59 - Noruega também suspende voos do Reino Unido

08h38 - Argentina, Colômbia, Chile e Peru suspendem voos com o Reino Unido

08h24 - Ministro francês da Saúde diz que o país vai começar a vacinar pessoas no domingo
Oliver Veran afirmou ainda que o programa de vacinação vai começar com os elementos da população mais vulneráveis.

08h09 - Alemanha com mais 16643 casos registou ainda mais 226 vítimas mortais nas últimas 24 horas

08h08 Austrália identifica uma nova estirpe do vírus no país que terá origem nos EUA

08h06 - Polónia suspende voos para o Reino Unido

08h04 - Proibidos ajuntamentos com mais de 4 pessoas na capital da Coreia do Sul. Casos de infeção estão a aumentar

08h02 - Dinamarca também suspende voos do Reino Unido para o país

08h00 - Ministro francês da Saúde confiante que as vacinas funcionam contra a nova estirpe do vírus que está a circular

07h58 - Rússia com novo recorde de infeções - 29350 - e de vítimas mortais - 493 em 24 horas

07h55 - Brasil com mais 408 vítimas mortais e 25.445 infeções

07h50 - Congtresso dos EUA acordo apoios à economia de 900 mil milhões de dólares
Vacina da Pfizer analisada hoje pela Agência Europeia do Medicamento
A Agência Europeia do Medicamento deverá aprovar esta segunda-feira o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 na União Europeia. A reunião foi antecipada depois de estar inicialmente agendada para 29 de dezembro.

A entidade que regula a aprovação de medicamentos na União Europeia justificou esta antecipação da reunião por ter recebido dos laboratórios farmacêuticos informação adicional sobre a vacina.

No entanto, surge também depois de o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, ter pressionado o regulador europeu a acelerar a aprovação do fármaco, que já tinha sido autorizada em países como o Reino Unido, os Estados Unidos ou o Canadá, mas ainda estava à espera de aprovação da Agência Europeia do Medicamento, não podendo, por isso, ser usada na Alemanha ou em qualquer um dos 27 países da UE.
Reino Unido. Entrada em Portugal só de nacionais e residentes com teste negativo
A Administração Interna confirma que até agora a nova estirpe do virus não circula ainda em Portugal, em comunicado enviado às redações.

Portugal só vai permitir a entrada de portugueses e residentes nos voos que chegam do Reino Unido. O ministro da Administração Interna anunciou que mesmo esses passageiros têm de apresentar teste negativo.

Segundo comunicados divulgados pelo MAI e pelo Ministério da Saúde, em caso de não serem portadores do comprovativo do teste negativo, os cidadãos serão "encaminhados pelas autoridades competentes" para "a realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito", ficando em isolamento.

Novas variantes já foram observadas desde que o novo coronavírus SARS-CoV-2 foi detetado pela primeira vez em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, mas a estirpe mais recente levou vários países europeus a suspenderem voos e transportes marítimos oriundos do Reino Unido.

Os Estados-membros da União Europeia (UE) vão reunir-se de emergência esta segunda-feira para discutir a nova variante do SARS-Cov-2
, visando coordenar as respostas comunitárias, anunciou o porta-voz da presidência alemã da UE, Sebastian Fischer.

O ministro da saúde do Reino Unido afirma que esta nova estirpe está fora de controlo no território biritânico.

Os especialistas, para já, confiam na eficácia da vacina apesar da nova estirpe que surgiu no Reino Unido.
A Organização Mundial de Saúde revelou que são poucos os casos reportados fora do território britânico.

Os cientistas acreditam que a nova variante não é mais severa e que as vacinas já existentes vão ser igualmente eficazes.

Em Portugal não foi identificada até ao momento a nova estirpe.

A nível nacional, o último boletim epidemiológico aponta para mais 71 mortes relacionadas com a covid-19 e 3.334 novos casos de infeção com o novo coronavírus.

A DGS revela que estão internadas 3.027 pessoas, mais 54 do que no sábado, das quais 483 em cuidados intensivos, menos dois.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.134 mortes e 374.121 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 70.754, mais 844 em relação a sábado.

As autoridades de saúde têm em vigilância 82.591 contactos, mais 3.088 relativamente a sábado.

Desde o início da epidemia em Portugal, em março, já recuperaram 297.233 pessoas, 2.419 nas últimas 24 horas.