Reportagem

Benfica no play-off da Liga dos Campeões

O Benfica confirmou na Luz a supremacia sobre o Nice e marcou encontro com o Fenerbahçe, de José Mourinho, no play-off de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Esta terça-feira, em Lisboa, os ‘encarnados’ repetiram o resultado obtido em França na primeira-mão e impuseram-se por 2-0, com golos dos noruegueses Fredrik Aursnes, aos 19 minutos, e Andreas Schjelderup, aos 27.


No primeiro jogo oficial da temporada na Luz, Bruno Lage apresentou exatamente o mesmo ‘onze’ da primeira mão, enquanto, na equipa gaulesa, o treinador Franck Haise promoveu três alterações, com as entradas de Louchet, Coulibaly e Peprah para os lugares de Sanson, Dante e Boudaoui.

O Nice tentou visar a baliza do Benfica desde cedo, procurando reduzir a desvantagem trazida da primeira mão.

Nos instantes iniciais Trubin foi obrigado a afastar a punhos um remate perigoso de Bard e, depois, Moffi também tentou surpreender o guarda-redes ucraniano, mas o disparo do avançado saiu por cima da barra.

Aos nove minutos, pediu-se penálti na Luz após queda do avançado Ivanovic na grande área do Nice, mas o árbitro italiano Marco Guida mandou seguir o jogo.

No entanto, o Benfica manteve-se pressionante e, aos 19 minutos, abriu o ativo, através de uma jogada entre noruegueses, com Aursnes a finalizar, num remate de pé direito na grande área, assistido por Schjelderup.

Aos 27 minutos, inverteram-se os papéis no lance do 2-0, com Aursnes a assistir Schjelderup e o jovem extremo a rematar rasteiro de primeira em zona frontal, fazendo um golo de belo efeito.

O Nice tentou reagir, mas o melhor que conseguiu até ao intervalo foi um remate de Clauss que levou a bola a embater no poste direito da baliza da Trubin.

No segundo tempo, e com a eliminatória, praticamente, resolvida, Bruno Lage refrescou a equipa com as entradas de Florentino, Leandro Barreiro e Prestianni, para os lugares de Enzo Barrenechea, Schjelderup e Ivanovic.

Ainda antes de sair, o extremo Schjelderup enviou uma bola ao poste, ficando perto de ‘bisar’.

O argentino Prestianni também entrou com vontade de mostrar serviço e podia ter ampliado a contagem para o Benfica, aos 68 minutos, num remate que saiu muito pouco por cima do alvo.

Com o jogo a encaminhar-se para o final, Henrique Araújo (Pavlidis) e Aktürkoglu (Aursnes) ainda entraram para o ataque, mas o Benfica foi preservando a posse de bola e a vantagem que lhe garantiu o apuramento para o play-off da Liga dos Campeões.

Para o play-off seguem igualmente Qarabag, Copenhaga, Pafos, Rangers, Club Brugge, Ferencváros, Estrela Vermelha e Kairat Almaty, sendo que a formação húngara deixou pelo caminho os búlgaros do Ludogorets, relegando o conjunto treinado por Rui Mota para o play-off da Liga Europa, com uma vitória por 3-0, após o 0-0 da primeira mão.

Os derradeiros sete apurados para a fase de liga ficarão definidos através dos seguintes embates: Fenerbahçe-Benfica, Rangers-Club Brugge, Estrela Vermelha-Pafos, Bodo/Glimt-Sturm Graz, Celtic-Kairat Almaty, Basileia-Copenhaga e Ferencváros-Qarabag.

As seis formações eliminadas na terceira pré-eliminatória do ‘caminho dos campeões’ vão disputar os play-offs da Liga Europa, enquanto os quatro emblemas afastados no ‘caminho das ligas’ também são relegados para a segunda competição de clubes da UEFA, embora com entrada direta na fase de liga.

(Com Lusa)

Estatísticas