República Checa 0 - 1 Portugal, quartos-de-final do Euro2012

por RTP

Portugal está nas meias-finais do Campeonato da Europa 2012. Foi um jogo de emoções fortes, aquele que se disputou esta noite em Varsóvia, com Cristiano Ronaldo a fazer o único golo do encontro, aos 78 minutos, e a resolver a partida tal como tinha feito frente à Holanda.

21:36 - Final da partida! Portugal está nas meias-finais!

90' - O árbitro dá 4 minutos de compensação.

90' - Cartão amarelo para Limbersky
, por falta sobre João Pereira.

88' - Substituição em Portugal!
Sai Raúl Meireles, entra Rolando.

86' - Substituição na República Checa!
Sai Hubschman, entra Pekhart.

84' - Substituição em Portugal!
Sai Nani, entra Custódio.

83' -
Portugal muito perto do segundo! Grande assistência de Nani para João Pereira, que vai em direção à baliza e atira fortíssimo, para excelente intervenção de Cech para canto!

79' - Golo de Portugal!
Marca Ronaldo!! Grande jogada do ataque português, com Nani assistir João Moutinho na direita, Cristiano Ronaldo antecipa-se aos centrais checos e cabeceia para o fundo da baliza adversária! Está inaugurado o marcador!

Portugal está muito melhor neste segundo tempo e já merecia a vitória! A República Checa recuou as linhas, quase só defende, com algumas exceções em que sai rápida para o contra-ataque.


77' -
Boa triangulação entre João Moutinho e Nani, o remate sai rasteiro para defesa fácil de Cech.

75' -
Outra vez Portugal muito perto do golo! Grande passe de Raúl Meireles para a desmarcação de Nani, que atira forte, mas a bola desvia num defesa e sai pela linha de fundo!

72' -
Grande passe para Cristiano Ronaldo na área, já sem ângulo para o remate, atrasa para Raúl Meireles, que atira de primeira, diretamente para a bancada!

69' -
Cruzamento de Nani da direita, Ronaldo surge ao primeiro poste para o desvio, mas a direção não foi a melhor e a bola perde-se pela linha de fundo.

66' -
Jogada arriscada de Petr Cech, que recebe de um colega pressionado por Hugo Almeida, e acaba por conseguir atirar para longe.

64' -
Que perigo para a baliza checa! Moutinho recebe à entrada da área, atira fortíssimo, mas Cech consegue desviar para canto!

63' -
Remate de Milan Baros de fora da área, com a bola a sair muito por cima da baliza portuguesa, sem qualquer perigo para Rui Patrício.

61' - Substituição na República Checa!
Sai Darida, entra Rezek.

60' -
A República Checa responde com um ataque rápido conduzido pela esquerda, mas Miguel Veloso, no interior da área, consegue intercetar o cruzamento!

59' -
Gritou-se golo no banco português, mas o assistente já tinha assinalado fora de jogo! Cruzamento de Nani, Hugo Almeida consegue o cabeceamento, mas estava adiantado no momento do passe!

58' -
Grande remate de Nani de fora da área, depois de uma recuperação de bola de João Moutinho no meio-campo checo, mas Petr Chech, com uma grande defesa, consegue evitar o golo!

54' -
Outra vez Ronaldo muito perto do golo! Raúl Meireles assiste o capitão da seleção nas costas da defesa, mas o remate sai torto, um bocado por culpa de Selassie, que atrapalhou a ação de Cristiano Ronaldo!

51' -
Grande iniciativa de Ronaldo pela esquerda, Hugo Almeida está na área para o desvio, mas Sivok consegue intercetar! Portugal melhor neste início deste segundo tempo!

50' -
Bola outra vez ao poste! Livre direto cobrado por Cristiano Ronaldo, o pontapé sai fortíssimo, Petr Cech estava completamente batido, mas a bola bate no poste e sai pela linha de fundo!

46' -
Portugal começa a segunda parte da melhor maneira! Ataque conduzido por Raul Meireles pela esquerda, Hugo Almeida surge no interior da área para o desvio, mas o cabeceamento sai por cima da baliza de Cech!

20:47 - Início do segundo tempo!

20:32 - Final da primeira parte!

45'+1 -
Grande oportunidade para Portugal! Passe fabuloso para Cristiano Ronaldo na área, o capitão português consegue rodar e ganhar espaço para o remate, mas a bola acerta com estrondo no poste! Petr Cech estava muito bem colocado, o que deve ter dificultado a decisão de Ronaldo.

45' - O árbitro dá 2 minutos de compensação.

44' -
Portugal com outra boa oportunidade, com Nani a ser assistido por Raúl Meireles na área, mas a defesa checa consegue afastar o perigo!

A poucos minutos do intervalo, este parece ser o jogo menos bem conseguido da seleção nacional nesta fase final do Europeu. A equipa das quinas parece sem ideias para sair para o ataque e está a ter bastante dificuldades nas transições do setor defensivo.


40' - Substituição em Portugal!
Sai Hélder Postiga, entra Hugo Almeida.

Hélder Postiga está deitado no relvado, depois de se ter lesionado sozinho, Hugo Almeida inicia os exercícios de aquecimento!


35' -
Grande remate de Cristiano Ronaldo, na sequência de um pontapé livre, mas a bola sai ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Cech!

33' -
Pontapé-de-bicicleta de Cristiano Ronaldo, depois de uma jogada de insistência da equipa das quinas, a passar ao lado da baliza de Cech!

28' -
Contra-ataque perigosíssimo da República Checa, o cruzamento de Selassie sai da esquerda, mas Pepe, com uma grande intervenção, impede o desvio para a baliza de Rui Patrício!

27' - Cartão amarelo para Miguel Veloso
, por falta sobre Darida.

26' - Cartão amarelo para Nani
, por falta sobre Limbersky.

25' -
Outra vez Portugal a ameaçar, com um grande passe para a desmarcação de Ronaldo, que atira para excelente intervenção de Cech, mas o árbitro já tinha assinalado falta do capitão português.

24' -
Boa oportunidade para Portugal, com Ronaldo a assistir Coentrão na esquerda, que tenta o cruzamento, mas a bola desvia em Selassie e quase trai Petr Cech!

O relvado está em más condições, o que dificulta o jogo às duas equipas.


18' -
Que perigo para a baliza portuguesa! Cruzamento da direita depois de um contra-ataque rápido conduzido por Darida, Baros surge na área para o desvio, mas não chega a tempo! A República Checa muito perto do golo!

14' -
Grande arrancada de Sivok, a correr quase até à entrada da área sem que ninguém tirasse a bola, mas Pepe, à última da hora, consegue evitar o cruzamento da esquerda!

12' -
Remate de João Moutinho de fora da área, à figura de Petr Cech! O guardião checo não teve qualquer problema para parar a bola do médio português.

À passagem do minuto 10, o jogo continua algo indefinido, com Portugal a tentar pressionar com as linhas mais subidas e quebrar um pouco a iniciativa da República Checa.


7' -
Perda de bola no meio campo português, Jiracek consegue ganhar espaço para o remate, mas  a bola desvia em Miguel Veloso e perde-se pela linha de fundo.

Portugal com algumas dificuldades para manter a posse de bola nestes primeiros 5 minutos, com o jogo a ser muito disputado no meio-campo. As duas equipas parecem estar a estudar-se.


19:45 - A partida começa em Varsóvia!
Sai a República Checa a jogar!

----------------------------------------

Já se ouve A Portuguesa no outro lado da Europa!

São cerca de 5000, os portugueses que se encontram no Estádio Nacional, em Varsóvia, para apoiar a seleção nacional!

19:00 -
As duas equipas já estão no relvado para os exercícios de aquecimento.

Esta é a primeira vez que Portugal tem quatro jogos consecutivos com o mesmo "onze" numa fasi final de um Campeonato da Europa.

18:18 -
A seleção da República Checa também já se encontra no Estádio Nacional de Varsóvia.

Caso vença hoje, a seleção nacional irá disputar pela 4.ª vez as meias-finais de um campeonato da Europa.

17:58 -
A equipa das quinas acaba de chegar ao Estádio Nacional de Varsóvia.

Paulo Bento vai apostar no mesmo onze que utilizou nos três jogos da fase de grupos. Afinal, em equipa vencedora não se mexe.

17:50 -
O autocarro que transporta a seleção nacional já saiu do hotel em direção ao Estádio Nacional de Varsóvia, na Polónia.

----------------------------------------


Dois jogos oficiais, uma vitória para cada lado: em 1996, em Inglaterra, Poborsky deitou por terra as aspirações lusas de passar às meias-finais, com um golo solitário marcado aos 53 minutos de jogo. Mais recentemente, no Euro 2008, ainda na fase de grupos, a equipa das quinas venceu os checos por 3-1, garantindo assim a presença nos quartos-de-final, de onde viria a ser eliminada pela Alemanha.

Esta é a quinta presença da República Checa em fases finais de Europeus, tendo mesmo disputado a final em 1996, onde perderam com a Alemanha. Em 2004, na prova realizada em Portugal, a formação checa disputou as meias-finais com a Grécia, que acabaria por se sagrar campeã.

Hoje, quatro anos depois do último embate, são apenas três os jogadores checos que sofreram a derrota por 3-1 frente a Portugal: Petr Cech, Jaroslav Plasil e Milan Baros.


----------------------------------------

Equipas oficiais:


República Checa:
Petr Cech (GR), Gebre Selassie, M. Kadlec, Sivok, Limbersky, Plasil, Pilar, Hubschman, Jiracek, Darida, Baros

Suplentes
Lastuvka (GR), Drobny (GR), Suchy, Hubnik, Rajtoral, Rezek, Rosicky, Petrzela

Treinador: Michal Bílek


Portugal:
Rui Patrício (GR), Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão, João Pereira, Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles, Nani, Cristiano Ronaldo (C) e Hélder Postiga

Suplentes
Eduardo (GR), Beto (GR), Ricardo Costa, Rolando, Miguel Lopes, CUstódio, Quaresma, Rúben Micael

Treinador: Paulo Bento


Árbitro: Howard Webb (Reino Unido)

Estádio: Estádio Nacional de Varsóvia (Polónia)