O Sporting venceu o Shakhtar Donetsk, por 1-0, com golo de Issa Doumbia, em Stamford Bridge casa emprestada da equipa ucraniana, em jogo a contar para a quarta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Sporting vence Shakhtar com golo de Doumbia
Num palco emprestado na capital inglesa devido ao contexto internacional que envolve a equipa ucraniana, o Sporting apresentou várias mudanças no onze e na tática apresentada, jogando com uma linha de três centrais. A alteração obrigou a equipa portuguesa a um período inicial de natural adaptação, aproveitado pelo Shakhtar Donetsk para assumir as despesas do jogo.
Os ucranianos deixaram o primeiro aviso sério logo aos 6 minutos, obrigando Rui Silva a uma intervenção atenta a remate de fora da área de Pedro Henrique.
Pouco depois, o perigo rondou a área do Shakhtar, com Geny a desequilibrar pela direita antes de deixar em Silas Andersen que cruzou para o segundo poste onde Maxi Araújo rematou para defesa do guarda-redes ucraniano a meias com um corte de Bondar.
Perto do final da primeira parte contra-ataque perigoso do Shakhtar com Kauã Elias a passar por Rui Silva, mas a defesa compensou e evitou o remate do jogador brasileiro. Praticamente no minuto seguinte, perdida incrível de Kauã Elias. Grande cruzamento da direita e no segundo poste, completamente sozinho e na cara do golo, o brasileiro atirou para as nuvens.
O segundo tempo começou com uma grande perdida do Sporting. Excelente arrancada pela esquerda de Luis Suárez a servir Issa Doumbia, que de trivela, rematou ligeiramente ao lado da baliza ucraniana. Na resposta o Shakhtar esteve perto de marcar, valendo a defesa de Rui Silva e o alívio de Gonçalo Inácio.
Perto da hora de jogo o Sporting adiantou-se no marcador. Numa jogada desenhada pelo corredor central, o ataque leonino combinou de forma vistosa por intermédio de Fotis Ioannidis e Silas Andersen. A bola sobrou na pequena área após um ressalto e o médio Issa Doumbia foi o mais rápido a reagir, batendo o guarda-redes Dmytro Riznyk
Pouco depois, Luis Suárez teve na cabeça a hipótese de ampliar a vantagem, mas cabeceou torto e ao lado. Ao minuto 69, Luis Suárez de novo na cara do golo, mas atirou para as nuvens quando podia ter feito bem melhor.
Em desvantagem, o Shakhtar Donetsk tentou reagir e subiu as suas linhas em busca do empate. Tiago Fernandes mexeu na equipa para refrescar o setor intermediário e fechar os caminhos para a baliza à guarda de Rui Silva. Apesar da pressão final e de alguns cruzamentos venenosos para a área leonina, o Sporting segurou a vantagem até ao apito final.
Com esta vitória, a terceira em quatro jogos na fase de liga, o Sporting passa a somar nove pontos e segue provisoriamente no quinto lugar, enquanto o Shakhtar Donetsk é 18.º, com quatro.