É na Doca de Pedrouços que os barcos que vão para a Volvo Ocean Race nascem Amalia Infante

Volvo Ocean Race: os barcos ganham vida em Portugal

A Volvo Ocean Race é uma das maiores regatas do mundo. Os melhores barcos e velejadores viajam pelo globo numa competição que dura perto de nove meses. Lisboa é conhecida por fazer parte de uma das etapas que recebe a prova. No entanto, poucos são os que sabem que é na capital portuguesa que nascem os barcos que vão para a água. A Doca de Pedrouços acolhe no The Boatyard centenas de trabalhadores de todo o mundo que constroem, melhoram e colocam na água os barcos da Volvo Ocean Race.

É um processo moroso que exige a maior concentração em todos os detalhes. The Boatyard, liderada por Nick Bice, está em Lisboa, na Doca de Pedrouços, pronta para receber os oito barcos que vão a competição na Volvo Ocean Race. É sabido que Lisboa recebe uma das etapas da mítica prova de regatas mas poucos são os que sabem que é aqui, em Portugal, que os barcos nascem para toda a competição.


Ao lado dos pescadores que por ali labutam todos os dias, o estaleiro onde se encontra a The Boatyard está dividido por fases, para receber os barcos que precisam de ser completamente remodelados antes de seguirem para a água na prova de regata mais dura do mundo.

Rodrigo Moreira Rato é um dos organizadores da prova e explica todo o processo por detrás das grandes máquinas que vão estar na Volvo Ocean Race. 

Dividido em cinco fases, os barcos que chegam a Lisboa são despidos de todo o equipamento presente na infraestrutura, são lixados para retirar toda a tinta dos barcos e de seguida todos os circuitos que permitem a optimização do barco na água são colocados por trabalhadores qualificados.

Foto: Amalia Infante

Depois de novamente pintados, os veleiros são colocados no 'berço', onde esperam ir para a água de forma a serem usados nos treinos e testes de toda a maquinaria presente nos barcos. 

A prova tem início a 22 de Outubro, em Alicante, e, num total de 1300 quilómetros, a primeira etapa terminará em Lisboa.

A edição da Volvo Ocean Race mais longa de sempre vai ter os melhores velejadores do mundo a navegar por mais de 80 mil quilómetros por todo o globo. A 5 de novembro a prova partirá de Lisboa rumo à África do Sul.