Volvo Ocean Race: os barcos ganham vida em Portugal

A Volvo Ocean Race é uma das maiores regatas do mundo. Os melhores barcos e velejadores viajam pelo globo numa competição que dura perto de nove meses. Lisboa é conhecida por fazer parte de uma das etapas que recebe a prova. No entanto, poucos são os que sabem que é na capital portuguesa que nascem os barcos que vão para a água. A Doca de Pedrouços acolhe no The Boatyard centenas de trabalhadores de todo o mundo que constroem, melhoram e colocam na água os barcos da Volvo Ocean Race.

É na Doca de Pedrouços que os barcos que vão para a Volvo Ocean Race nascem
Amalia Infante
| Desporto

É um processo moroso que exige a maior concentração em todos os detalhes. The Boatyard, liderada por Nick Bice, está em Lisboa, na Doca de Pedrouços, pronta para receber os oito barcos que vão a competição na Volvo Ocean Race. É sabido que Lisboa recebe uma das etapas da mítica prova de regatas mas poucos são os que sabem que é aqui, em Portugal, que os barcos nascem para toda a competição.


Ao lado dos pescadores que por ali labutam todos os dias, o estaleiro onde se encontra a The Boatyard está dividido por fases, para receber os barcos que precisam de ser completamente remodelados antes de seguirem para a água na prova de regata mais dura do mundo.

Rodrigo Moreira Rato é um dos organizadores da prova e explica todo o processo por detrás das grandes máquinas que vão estar na Volvo Ocean Race. 

Dividido em cinco fases, os barcos que chegam a Lisboa são despidos de todo o equipamento presente na infraestrutura, são lixados para retirar toda a tinta dos barcos e de seguida todos os circuitos que permitem a optimização do barco na água são colocados por trabalhadores qualificados.

Foto: Amalia Infante

Depois de novamente pintados, os veleiros são colocados no 'berço', onde esperam ir para a água de forma a serem usados nos treinos e testes de toda a maquinaria presente nos barcos. 

A prova tem início a 22 de Outubro, em Alicante, e, num total de 1300 quilómetros, a primeira etapa terminará em Lisboa.

A edição da Volvo Ocean Race mais longa de sempre vai ter os melhores velejadores do mundo a navegar por mais de 80 mil quilómetros por todo o globo. A 5 de novembro a prova partirá de Lisboa rumo à África do Sul.

A informação mais vista

+ Em Foco

Veja ou reveja aqui os debates na RTP com os candidatos às presidências das câmaras municipais das 18 capitais de distrito de Portugal Continental. A série é transmitida até 14 de setembro.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A Antena 1 fixa o país em duas dezenas de retratos no caminho para as eleições autárquicas.

      Sem possibilidade de receber os ordenados em euros ou de pagar as contas em Portugal, muitos recorrem ao mercado negro para trocar dinheiro.

      É portuguesa a única equipa do mundo que faz o despiste genético de cancro do estômago. Os investigadores viram agora renovado o financiamento.