Postes cruéis castigam exibição pobre de Portugal

por Inês Geraldo - RTP
Ronaldo e a vergonha de um penálti falhado Reuters

A seleção portuguesa voltou a desiludir este sábado e empatou a zero com a congénere austríaca. Portugal voltou a ser uma equipa rematadora mas Almer e os postes da baliza da Áustria não permitiram um golo. Cristiano Ronaldo falhou uma grande penalidade que poderia dar três pontos importantes à equipa das quinas. O apuramento para os oitavos de final do Euro depende de uma vitória sobre a Hungria, na quarta feira.

Numa partida amplamente dominada por Portugal, a equipa liderada por Fernando Santos não voltou, mais uma vez, a conseguir materializar o domínio em golos. Logo no primeiro minuto, Almer teve de desviar um cruzamento de Ricardo Quaresma que levava selo de golo.

E eis que surge a primeira de duas oportunidades para a Áustria. Harnik foi bem servido dentro da pequena área portuguesa, mas falhou o cabeceamento à frente de Rui Patrício.


Foto: Reuters

No que restou da primeira parte, só deu Portugal e aos 12 minutos de jogo, Nani fugiu bem da marcação da defesa da Áustria e cara-a-cara com Almer, rematou rasteiro e à figura do guardião adversário. No seguimento da jogada, Vieirinha testou a meia-distância mas falhou o alvo.

Por volta dos 22 minutos, uma grande jogada em combinação entre Nani e Raphael Guerreiro permitiu ao lateral servir Cristiano Ronaldo, que no meio da grande área, falhou a baliza de forma clamorosa. Sete minutos depois, Nani tem azar. Um cabeceamento certeiro ao poste continou a adiar a festa portuguesa. Moutinho ainda rematou de ressaca, mas sem pontaria.


Foto: Reuters

Até ao fim da primeira metade, Cristiano Ronaldo ainda teve uma oportunidade de marcar mas rematou fraco para defesa de Almer.

Logo no início da segunda parte, Harnik voltou a dar um ar da sua graça com um grande remate fora da área que foi defendido, com dificuldade, por Rui Patrício.

A partir daí só deu Ronaldo mas os falhanços sucederam-se atrás uns dos outros.

Aos 55 minutos, o jogador do Real Madrid conseguiu fazer o primeiro remate enquadrado à baliza neste Europeu e viu Almer a realizar uma grande defesa. No canto que sucedeu, CR7 cabeceou com perigo, mas Almer voltou a mostrar credenciais.

Depois de Alaba sair, aos 65 minutos da partida, Cristiano Ronaldo voltou a tentar de livre direto mas também voltou a falhar a baliza da Áustria. Por pouco. Muito pouco.

E eis que surge o momento da partida. Grande penalidade marcada por Nicola Rizolli a favor de Portugal, com CR7 a ser agarrado dentro da grande área.


Foto: Reuters

Momento crucial para o jogo. Portugal com oportunidade de se colocar na frente do marcador. Cristiano Ronaldo preparado para marcar o castigo máximo e eis que... o esférico embateu estrondosamente no poste. Uma situação de ouro falhada pelo capitão da seleção portuguesa.

Até ao fim da partida, os portugueses bem tentaram chegar ao golo de triunfo e os adeptos lusos ainda puderam gritar. Mas para nada. Ronaldo cabeceou para o fundo das redes de Almer, mas havia partido em fora-de-jogo no livre direto marcado anteriormente.


Foto: Reuters

Sem mais tempo para jogar, Portugal voltou a desiludir. Com uma Áustria que ainda incomodou menos que a Islândia, a equipa das quinas voltou a rematar infinitamente, mas o esférico teima em não entrar e deixar Portugal festejar os golos da Seleção.
pub