Óbito/Jorge Costa: FC Porto pede à Liga adiamento do jogo com Vitória de Guimarães

O FC Porto solicitou hoje à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPPF) o adiamento da receção ao Vitória de Guimarães, agendada para sábado, na estreia na I Liga, após a morte do ex-defesa central e dirigente Jorge Costa.

Lusa /
EPA

Fonte ligada ao processo confirmou à agência Lusa a pretensão do clube para que seja remarcada para data posterior um dos encontros da jornada inaugural do campeonato, que está previsto para sábado, a partir das 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto, e vai assinalar a estreia oficial do italiano Francesco Farioli no comando técnico ‘azul e branco’.

A Comissão Permanente de Calendários da LPFP reúne-se hoje, num dia marcado pela morte de Jorge Costa, antigo defesa central internacional português do FC Porto e até agora diretor para o futebol profissional do clube, aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.

As cerimónias fúnebres vão começar na quarta-feira, com homenagens no Estádio do Dragão entre as 15:00 e as 22:00, estando a missa de corpo presente agendada para quinta-feira, na Igreja de São João Baptista da Foz do Douro, antes da romagem ao Cemitério de Agramonte.

Jorge Costa representou os ‘dragões’ em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e foi capitão durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.

O ex-defesa somou 50 internacionalizações e dois golos pela seleção principal de Portugal, que representou nas fases finais do Euro2000 e do Mundial2002, já depois de ter conquistado o Mundial de sub-20 de 1991, em Lisboa.
PUB