"Bundesliga" termina com Wolfsburgo em zona de descida e Friburgo fora da Europa

| Futebol Internacional

O Wolfsburgo, do português Vieirinha, foi hoje 'atirado' para o 'play-off' com o terceiro classificado da II Liga alemã de futebol, de luta pela manutenção, ao perder na visita ao Hamburgo (2-1).

À partida para a 34.ª e última jornada era o Hamburgo que estava em zona de descida, no 16.º lugar, com Darmstadt e Ingolstadt matematicamente despromovidos, e só um triunfo mudaria esse cenário.

O Hamburgo travou uma luta direta com o Wolfsburgo, a quem bastava o empate, mas a equipa da casa, que esteve a perder (1-0), conseguiu dar a volta ao resultado e salvar-se, com o golo do triunfo a surgir aos 88 minutos, por Waldschmidt.

A equipa de Vieirinha, que entrou na segunda parte, foi assim relegada para uma situação difícil, tendo que disputar, a duas mãos, uma eliminatória com o terceiro da segunda divisão, posição ocupada a uma jornada do fim pelo Braunschweig.

A última jornada do campeonato alemão, com o campeão Bayern Munique já consagrado, e a segunda posição entregue ao surpreendente Leipzig, provocou também mudanças no apuramento para a Europa.

O Borussia Dortmund, que venceu em casa o Werder Bremen (4-3), num jogo em que esteve a perder por duas vezes (1-0 e 3-2), segurou o terceiro lugar de acesso direto à 'Champions', enquanto o Hoffenheim, que hoje não foi além de um nulo na receção ao Augsburgo, terminou em quarto.

A única e grande consequências nos lugares europeus foi a queda do Friburgo -- que foi goleado na visita ao campeão Bayern Munique (4-1) - para o sétimo lugar, perdendo uma vaga na Liga Europa.

Um resultado que abriu caminho a uma subida do Colónia, que se despediu com um triunfo frente ao Mainz (2-0), ao quinto lugar, de acesso direto à fase de grupos da Liga Europa, e queda do Hertha Berlim para a sexta posição.

A formação de Berlim foi goleada em casa pelo Bayer Leverkusen (6-2) e, embora se mantenha em zona europeia, necessitará de entrar nos jogos de qualificação para a segunda competição da UEFA.

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Um dos mais conceituados politólogos sul-coreanos revelou à RTP o modo de pensar e agir de Pyongyang.

    Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.