Flemming Ostergaard condenado por manipulação no mercado de ações

por Lusa
Foto: Andrew Boyers - Reuters

O antigo proprietário e presidente do FC Copenhaga, Flemming Ostergaard, conhecido por 'Don O', foi detido esta quinta-feira, por atividades ilegais no mercado de ações.

Ostergaard foi condenado a 18 meses de prisão e a uma multa de nove milhões de coroas dinamarquesas (1,2 milhões de euros), por manipulação no preço de mercado acionista da Parken Sport and Entertainment, a empresa proprietária do FC Copenhaga e do Estádio do clube.

"O tribunal de apelo considera que ficou provada que a empresa tentou, através de atividades levadas a cabo no mercado de ações, colocou o preço a um nível anormal e artificial, comparado com o seu valor de mercado", refere o comunicado do tribunal de Copenhaga.

A multa imposta a Ostergaard, de 73 anos, de 1,3 milhões de euros, foi estimada com base no lucro que o empresário terá tido nestas atividades ilegais, em 2007 e 2008.

O FC Copenhaga contou com Ostergaard como presidente entre 1997 e 2010, período no qual conquistou seis títulos de campeão e chegou à fase de grupos da Liga dos Campeões.
pub