José da Paz brilha na Estónia

por José Carlos Lopes

O técnico português está no Harju FK. É responsável pelas equipas de sub-14 e Sub-15 e ainda pela metodologia da academia do clube.

Perto de 200 treinadores portugueses trabalham no estrangeiro, um pouco por todo o mundo. Portugal é mesmo o país com mais treinadores na segunda fase das competições europeias de clubes, sete no total.

Muitos brilham nos principais campeonatos, como Leonardo Jardim em França ou José Mourinho em Inglaterra, outros estão mais longe, André Vilas Boas na China ou Paulo Duarte que levou há dias o Burkina Faso ao 3º lugar da Taça das Nações Africanas.

Pouco falados, e são a maioria, trabalham na formação. É o caso de José Da Paz, esteve na China e agora está na Estónia.

Trabalha no Harju FK. É responsável pelas equipas de sub-15 e sub-14 e ainda pela metodologia da Academia do clube.

O Harju FK é um clube recente, foi fundado em 2009, a equipa sénior milita na terceira divisão e o objetivo é chegar ao escalão maior com jogadores formados na academia.

José DaPaz começou a praticar futebol na terra natal, em Sagres, fez toda a formação no futebol de onze no Esperança de Lagos. Estudou na Universidade de Évora, aos 18 anos foi treinador no Lusitano, aos 25 partiu para a China integrado na Academia de Luís Figo.

Uma experiência para recordar. Na China, o governo aposta na formação, faltam infraestruturas devido à falta de espaço para as construir, devido à densidade populacional nas grandes cidades, e também competições para os mais jovens.

Na Estónia também há dificuldades, nem todos os clubes podem trabalhar futebol de onze indoor e partir dos cinco graus negativos é impossível treinar no exterior.

José Da Paz aceitou o desafio estoniano para trabalhar no futebol de onze. Um dia espera treinar uma equipa sénior profissional, um sonho que vai continuar a perseguir.
pub