Nomeado procurador extraordinário para avaliar alegada corrupção de Infantino

por Lusa

Um procurador extraordinário foi hoje designado para avaliar supostos atos de corrupção por parte do presidente da FIFA, Gianni Infantino, e do procurador-geral da Suíça, Michael Lauber.

Stefan Keller, presidente do Supremo Tribunal e presidente do Tribunal Administrativo do Cantão de Obwalden, é o responsável por "avaliar as denúncias criminais transmitidas” à Autoridade de Vigilância do Ministério Público da Confederação Suíça, contra Michael Lauber, Gianni Infantino "e outros", segundo revelou, em comunicado, a autoridade que supervisiona a acusação.

Caso o procurador extraordinário considere que “existem indícios”, será aberto um processo criminal juntos das comissões competentes.

Por sua vez, também através de um comunicado, a FIFA "acolheu" a decisão de nomear um procurador extraordinário, reforçando que "continuará cooperar de forma transparente com as autoridades suíças, pois é do seu interesse que as queixas anónimas sejam tratadas o mais rápido possível".

Atualmente, estão abertos processos penais contra três ex-dirigentes do organismo que rege o futebol mundial, incluindo o antecessor de Infantino, o suíço Sepp Blatter, e o atual presidente do Paris Saint-Germain, Nasser al-Khelaifi, sendo que todos eles negaram quaisquer irregularidades.

O FIFAgate, o maior escândalo de corrupção da história do futebol mundial, começou com a detenção de sete dirigentes, porém não tardou e já estavam indiciados 18 réus, incluindo nove funcionários da FIFA e cinco empresários, bem como a devolução de vários milhões de euros.
pub