Os vencedores da Gala da FIFA

por Inês Geraldo, RTP
Ronaldo venceu a terceira Bola de Ouro Ennio Leanza - REUTERS

Numa cerimónia celebrada em Zurique, a FIFA revelou quais os vencedores do ano de 2014. Desde o prémio Puskas até ao prémio Presidencial, muitos foram os que foram agraciados pelo reconhecimento.

Os primeiros prémios a serem conhecidos foram os do onze do ano da FIFA. Na baliza, Manuel Neuer foi o escolhido para ser o melhor do mundo em 2014.

O quarteto defensivo foi composto por Sérgio Ramos, Philipp Lahm (campeão do mundo), e a dupla de centrais da seleção brasileira, David Luiz e Thiago Silva.

O meio-campo foi composto por Andrés Iniesta, Toni Kroos e Di María, que agora milita no Manchester United.

A frente de ataque ficou completa com os inevitáveis Cristiano Ronaldo e Lionel Messi e foi completa pelo holandês Arjen Robben.

O melhor treinador do ano foi Joachim Low. O técnico alemão levou a Mannschaft a vencer o campeonato do mundo do Brasil e foi distinguido pela FIFA. Na vertente feminina, Ralf Kellerman levou o galardão para casa.

Lembre-se que o treinador alemão levou o Wolfsburgo a vencer a Bundesliga e a Liga dos Campeões (com final disputada no Restelo).

O prémio Presidencial foi atribuído a Hiroshi Kagawa, jornalista japonês de 90 anos que se tornou no mais velho a cobrir o Campeonato FIFA 2014, no Brasil.

Os voluntários da competição disputada entre os meses de junho e julho também não foram esquecidos, tendo sido todos homenageados pelo trabalho que realizaram no Brasil. A os 14 mil que se inscreveram para fazer parte do certame foi atribuído o prémio FIFA Fair Play.

O vencedor do prémio Puskas foi James Rodríguez. O atual jogador do Real Madrid foi distinguido pelo tento que marcou frente ao Uruguai nos oitavos de final do Mundial do Brasil.

Um remate de primeira à meia-volta que ainda embateu na trave da baliza de Fernando Muslera foi considerado pelos especialistas o melhor golo do ano.

A vencedora do prémio para Melhor Jogadora do Mundo foi para a avançada Nadine Kessler. A alemã, do Wolfsburgo, venceu a Bundesliga e foi peça preponderante na conquista da Liga dos Campeões feminina, que as alemãs venceram por 4-3, contra a equipa de Marta.


pub