Pelé internado mas "estável" após infeção respiratória

por RTP
Paul Childs - Reuters

O ex-jogador brasileiro Pelé está internado num hospital de São Paulo depois de lhe ter sido diagnosticada uma infeção respiratória, mas os médicos avançaram à RTP que se encontra estável. O "rei" deixou de responder aos tratamentos de quimioterapia devido a um cancro no cólon, identificado em 2021.

“Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein na última terça-feira (29) para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón, identificado em setembro de 2021”, avançou este sábado o hospital, num boletim clínico.

“Ele segue em tratamento e o estado de saúde continua estável. Tem tido boa resposta também aos cuidados na infeção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h”.

Um dia antes, a equipa médica avançou que estava a reavaliar “a terapia quimioterápica do tumor de colón identificado em setembro de 2021”, tendo diagnosticado “uma infeção respiratória, que vem sendo tratada com antibióticos”.

“O ex-jogador continuará internado nos próximos dias para continuidade do tratamento”, acrescentava o boletim.

Na sexta-feira, a estrela do futebol brasileiro escreveu no Instagram: “Amigos, eu estou no hospital fazendo minha visita mensal. É sempre bom receber mensagens positivas como essa. Obrigado (…) a todos que me enviam boas energias!”.

Segundo a Folha de São Paulo, Pelé chegou ao hospital na terça-feira com um quadro de inchaço generalizado, edema e insuficiência cardíaca descompensada.

Além do cancro, o antigo jogador lida com as sequelas de três cirurgias realizadas em anos recentes: uma para a colocação de uma prótese no quadril e outras duas para a corrigir.

Nascido a 23 de outubro de 1940 em Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento ficou conhecido em todo o mundo como Pelé. Foi o único jogador a conquistar três Copas do Mundo: Suécia, em 1958; Chile, em 1962; e México, em 1970.
pub