Só o melhor Bayern Munique passará o Benfica - Pep Guardiola

por Carlos J Barros - RTP
Pep Guardiola um 'gentelman' reuters

O treinador do Bayern de Munique, Pep Guardiola, elogiou hoje a capacidade do Benfica, considerando que só ao melhor nível a sua equipa pode chegar às meias-finais da Liga dos Campeões de futebol.

"São muito bem organizados defensivamente, mas também perigosos no ataque. Uma equipa que lê muito bem o jogo, tanto quando tem de defender como de atacar. Perto da área tem muita qualidade com Mitroglou e Jonas. Ambos são muito fortes e impressionaram-me. Se não fizermos bem as coisas, vamos ser eliminados. Não vamos jogar contra uma equipa qualquer", avisou.

Na antevisão ao desafio da primeira mão dos quartos de final, que se disputa na terça-feira (19:45) em Munique, Guardiola destacou a "organização defensiva muito boa, dominante em todos os registos", pelo que encara o setor recuado do Benfica como "talvez a melhor da Europa nesta altura".

O técnico espanhol não esqueceu também o ataque 'encarnado', recordando que "Mitroglou e Jonas são muito perigosos na área e perto da área têm muita qualidade".

"Se ficarmos 90 minutos a defender, Jonas e Mitroglou vão marcar", perspetivou, revelando também apreço por Renato Sanches, a quem classifica como "um dos melhores jovens jogadores da Europa", destacando a sua "personalidade", pelo que lhe antevê "grande futuro".

Guardiola assume a "mentalidade vencedora" do seu Bayern de Munique, mas, "depois de ter visto os jogos do Benfica", escusa-se a assumir qualquer favoritismo.

"A mentalidade alemã é que somos muito bons, mas não me sinto favorito depois de ter visto os jogos do Benfica contra o Zenit, Sporting, Braga... Fiquei muito impressionado. Creio que é uma eliminatória igualada", vincou.

O técnico pede à sua equipa "inteligência" na eliminatória, avançando com uma explicação para o bicampeão português estar nos quartos de final da Liga dos Campeões: "Porque tem uma equipa brilhante."

Guardiola lembrou a "qualidade do futebol português" e exemplificou com a derrota 3-1 do Bayern de Munique na época passada no Dragão frente ao FC Porto.

O líder dos bávaros mostrou conhecer muito bem o rival, considerando o atual Benfica "diferente" do FC Porto da temporada 2015/16, de Julen Lopetegui, bem como distinto sob a orientação de Jorge Jesus ou agora Rui Vitória.

"As expectativas evidentemente são muito altas. Aqui tens de ganhar tudo, senão não fizeste bem o teu trabalho. Faz parte da profissão. No final, o que conta é termos feito tudo para ganhar", concluiu.


pub