Sp. Braga e Marítimo procuram "play-off" da Liga Europa

por Mário Aleixo - RTP
Ricardo valente será um dos trunfos da equipa do marítimo apra tentar eliminar os búlgaros do Botev Epa-Vassil Donev

Sporting de Braga e Marítimo procuram confirmar na quinta-feira os bons resultados alcançados nos estádios dos suecos do AIK e dos búlgaros do Botev Plovdiv e qualificar-se para o "play-off" de acesso à Liga Europa de futebol.

Os minhotos estão em ligeira vantagem, graças ao golo marcado em Estocolmo pelo defesa brasileiro Raúl Silva, que fez prevalecer a igualdade 1-1 frente ao AIK, na primeira mão da terceira pré-eliminatória, enquanto o Marítimo ficou-se por um nulo em Plovdiv.

Contra as equipas portuguesas joga o facto de os dois adversários estarem em plena atividade nos respetivos campeonatos, em especial o AIK, terceiro classificado na liga sueca, após a realização de 17 jornadas, apesar de ter perdido por 1-0 no domingo, em casa, como o aflito Kalmar.

O Braga, em contrapartida, está em plena fase de construção de uma equipa renovada e tenta recompor-se de uma época invulgarmente atribulada, durante a qual conheceu três treinadores: José Peseiro, Jorge Simão e Abel Ferreira, atual técnico.

Enquanto os "arsenalistas", que na época passada se ficaram pela fase de grupos, entram na prova logo na terceira pré-eliminatória, os suecos já passaram por duas rondas preliminares, nas quais afastaram o Klaksvík, das Ilhas Faroé (0-0 e 5-0), e os bósnios do Zeljeznicar (0-0 e 2-0).

O Botev Plovdiv, vencedor da última edição da Taça da Bulgária, também faz o seu caminho sem grandes sobressaltos na fase de qualificação da segunda prova continental de clubes, eliminando os albaneses do Partizani Tirana (3-1 e 1-0) e os israelitas do Beitar Jerusalém (1-1 e 4-0).

Tal como o AIK, o Botev adversário do Marítimo perdeu em casa no domingo, na terceira jornada da liga búlgara, mas por rotundo 6-2, frente ao CSKA Sófia (o médio português Tiago Rodrigues marcou um dos golos da equipa da capital), ocupando um modesto 11º lugar na classificação.

O futebolista dos insulares Rodrigo Pinho na abordagem ao jogo só admitiu uma hipótese: ganhar ou ganhar.



AC Milan e PSV defendem prestígio


Os italianos do AC Milan, reforçados com o avançado internacional português André Silva, e os holandeses do PSV Eindhoven, duas equipas mais habituadas aos voos da Liga dos Campeões, também procuram seguir em frente na competição.

O PSV enfrenta uma tarefa mais complicada, pois terá de recuperar da derrota por 1-0 sofrida na receção aos croatas do Osijek, ao passo que o Milan deverá gerir sem dificuldade o triunfo obtido no estádio dos romenos do Universitatea Craiova.

Os 29 vencedores da terceira ronda preliminar juntam-se às 15 equipas afastadas na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões nos "play-off" de acesso à fase de grupos da Liga Europa, cujo sorteio está marcado para sexta-feira, em Nyon (Suíça), sede da UEFA.


pub