Adeus Luisão e... até já!

por Mário Aleixo - RTP
Luisão deixa o futebol com uma carreira carregada de títulos Epa

O defesa benfiquista, Luisão, diz adeus aos relvados e será homenageado esta terça-feira às 19h00, no relvado do Estádio da Luz. Quim e António Simões enaltecem o homem e o jogador.

O histórico futebolista, que renovou contrato por um ano na pré-época, diz adeus aos relvados e deverá passar a integrar a estrutura do clube.

O defesa central termina a carreira numa ligação ao clube que começou em 2003/04.

O jogador, de 37 anos, tinha à sua frente no plantel benfiquista Jardel, Rúben Dias, Conti e Lema.

A decisão surge após uma reunião com o presidente Luís Filipe Vieira há uma semana.

O atleta continuará a viver em Portugal e deverá no futuro integrar a estrutura das "águias", devendo assumir as funções de relações internacionais.

Anderson Luís da Silva conhecido, no mundo do futebol, por Luisão, o futebolista quinze épocas ao serviço do Benfica, 522 jogos realizados, o jogador mais titulado da história do Benfica e o segundo jogador com mais desafios pelo clube, atrás de Nené (578).

O brasileiro tornou-se o atleta com mais títulos no Benfica (20), com seis campeonatos, três taças de Portugal, sete taças da Liga e quatro supertaças.

Luisão fez o último jogo oficial com o Moreirense, na Luz, a 13 de maio.
Os primeiros passos
Luisão, nasceu em Amparo, no Brasil, começou a carreira em 1999, no Juventus de São Paulo, passando depois pelo Cruzeiro.

Durante quatro épocas ao serviço do clube de Minas Gerais conquistou o campeonato mineiro e o Brasileirão, em 2003, a Taça do Brasil (2000), a Taça Sul-Minas (2001 e 2002) e o supercampeonato mineiro (2002).

Pela seleção brasileira, disputou 44 jogos e marcou três golos, um dos quais na final da Copa América de 2004, frente à Argentina, no encontro que lhe deu o primeiro troféu conseguido ao serviço da "canarinha", antes dos triunfos na Taça das Confederações, em 2005 e 2009.

Colega de Luisão no Benfica, o guarda-redes Quim, em declarações ao jornalista da Antena 1, Mário Rui, fala de um grande jogador, um grande capitão e uma grande pessoa.



Para o antigo futebolista António Simões, em declarações ao jornalista da Antena 1, Alexandre Afonso, Luisão protagonizou uma carreira longa e cada vez mais rara no futebol atual.


António Simões aproveitou a oportunidade para falar da liderança do campeonato por parte do Benfica para dizer que não sabe se a equipa será campeã e jogará sempre bem mas pediu ao grupo "entrega, rigor e reealismo".


pub